sexta-feira, 4 de março de 2011

Mocajubana pelo Mundo



Perfil
Nome: Maria José de Sousa Trindade
Idade: 35 anos

Profissão/Ocupação: Professora, Pesquisadora
Bairro onde mora em Belém : Bairro do Marco.

Bairro que a família mora em Mocajuba: Centro

Formação: Bióloga

Signo: até outro dia era libra

Pai: Francisco Sanches
Mãe: Margarida Sousa




Micro-Entrevista

Blog: Quais a suas principais atividades onde reside?
Mocajubana pelo Mundo: Faço doutorado em ciências Agrárias e estou concluindo especialização em Gestão Ambiental.
Desenvolvo pesquisas no Macroprograma de plantas medicinais da Amazônia na EMBRAPA onde sou Pesquisadora Bolsista.
Trabalho com consultoria ambiental e sou professora de Biologia na educação à distância no IFPA-EAD.


Blog: Qual é "boa pedida" em Mocajuba?
Mocajubana pelo Mundo: Eu gosto da beira do Rio Tocantins, nasci nas margens e cresci vendo essas águas...

Olhando o rio posso entender um pouco do que sou...

Blog: Quais suas atividades na cidade de Mocajuba?
Mocajubana pelo Mundo: Estou à frente do IPSAA, o qual é uma entidade sem fins lucrativos, com sede na cidade de Mocajuba/Pa, que tem a missão de: propor, incentivar e coordenar ações de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), Arranjos Produtivos Locais, proteção ambiental, preservação e conservação do meio ambiente, manejo e recuperação da floresta e das áreas de várzeas junto às comunidades amazônicas, ribeirinhas e de remanescentes de quilombos, vem por meio deste solicitar apoio em prol do desenvolvimento da região.

Em 2008 começamos um trabalho com alguns agricultores do município de Mocajuba, no ano seguinte com um grupo de profissionais fundamos o Instituto de Pesquisa Socioambiental da Amazônia - IPSAA com o firme propósito de colaborar no fortalecimento de cadeias produtivas influenciando na capacidade da agricultura familiar e comunidades para viverem com dignidade, enfrentando as adversidades do ambiente, da economia e das políticas públicas inadequadas e/ou insuficientes às reais e legítimas necessidades das populações da região.

Atualmente em parceria com a CEPLAC estamos desenvolvendo várias atividades voltadas para a cacauicultura no Baixo Tocantins para promover o aumento da produção sustentável, através da introdução de tecnologias apropriadas de cultivo e incentivando a participação dos agricultores familiares. Inclusive estamos recebendo treinamento intensivo dos técnicos da CEPLAC para entender o sistema de produção de cacau.



Blog: Por que saiu de Mocajuba ?
Mocajubana pelo Mundo: Para Estudar.
Vim da ilha de Jambuaçú pra estudar em Mocajuba e segui pra capital, não queria ser professora...olha o destino.
Divulgando pesquisas cientificas já visitei vários locais no Brasil, inclusive já atravessei o país - de Belém a Foz do Iguaçu com o objetivo de visualizar diferentes formações vegetais.


Blog: Pretende voltar para ficar? Ou a saída é temporária?
Mocajubana pelo Mundo: Sinto-me voltando pra casa, toda vez, quando avisto a entrada da cidade de Mocajuba a primeira impressão é o mais simples possível, não há loja com venda de camisetas do lugar, referência a nenhum imortal. Mas, permanece a eternidade o místico lendário, o imaginário e o cotidiano das pessoas.

Sou apaixonada por Mocajuba, adoro esse charme típico da cidade, digo que quando ficar velinha quero viver em um pomarzinho fazendo compotas, doces com frutos nativos...

Blog: Sua Frase ?
Mocajubana pelo Mundo: Vamos conservar as florestas !!!
Mocajubano pelo mundo indicado: Carmen Américo

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar