quinta-feira, 9 de setembro de 2010

MOCAJUBA: O DESFILE DE 07/09/2010

Imagens do dia do desfile: a marcha

O tema do desfile e a observação do alcaíde, Rosiel Costa (DEM).

Nos desfiles, as escolas contavam suas histórias. È um movimento assemelhado ao carnaval, mas "vale ponto". È ! Isso mesmo. Os alunos e alunas participam e computam 2,00 pontos nas provas de todas as matérias.

Os professores coordenam as atividades e todos envolvem-se. Por ocasião da greve dos professores, alguns não estavam lá. Aliás, estavam na praça, mas protestando.


Na foto à esquerda, vê-se a estudante esguia e comprenetrada chegando a frente do palco improvisado para as autoridades: o momento mais célebre do desfile. Adorei esta cena. Lembrei da minha época.

Eu era desse jeito: magriinha com um cabelããão que não acabava mais. Mas meu cabelo era um fuá cheio de poeira porque na rua de casa não tinha asfalto (risos).

Bons tempos.

Pelos alunos, alguns professores votaram contra o ínicio da greve porque os pais compram roupas, sapatos e apetrechos.

Não "desfilar" ou marcahar seria muito frustrante. Muitos estavam lá, mas indignados.

Resolvi reeditar este post porque alguns amigos e amigos reclaram do clima de festa, visto que não é esta a realidade da cidade.


A semana da pátria
A cidade movimentada pelas atividades do dia 07 de Setembro e da "Semana da Pátria". Qual o Mocajubano que não recorda desta data ? Esta rua cheia de motos reflete o movimento em tordo das atividades do 07 de Setembro. Estes eventos, pela tradição, guardam a capacidade de unir as pessoas, mobilizar, animar. Mas as estruturas institucionais catalizam o movimento para assegurar que as realidade se mantenha como está, para propagandear, metarmofosear.



Mas nem tudo é falseamento da realidade. O aluno marcha orgulhoso e a população observa também orgulhosa do pequeno patriota.

 pequeno patriota

O ar de improviso da estrutura da festa não combinava com a ostentação do aniversário do gestor anunciado em rádios, televisão e outdoors.

Vejamos a cobertura do palco das autoridades (primeira foto). A tradicional "Bandinha" tocou durante horas em um sol escaldante, sem nenhuma estrutura para proteger seus integrantes.


Nosso parabéns ao prefeito, quanto mais velho fica, mais bonito e animado!!!!!!!


As autoridades municipais: os vereadores e o prefeito
Ele comemorou aniversário no estádio municipal, com 10.000 churrasquinhos gratuitos, em festa animada por  estrelas das aparelhagens regionais (Dj Marcos, Gaiato  e um terceiro no outdoor que eu não conseguia identificar) e muita cerveja.

O gestor local parece imitar parlamentares da estirpe de "Wlad" (Wladimir Costa-PMDB)  e Helder Barbalho (PMDB). Muitas festa e fogos para garantir a popularidade entre os incautos. Pessoalmente, acho que ele gosta mesmo de festa, diverte-se. Mas não é bobo. Bobo, não !!!


EIIITA!!!!!


Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar