terça-feira, 16 de junho de 2009

SOS: SEMANA ESTUDANTIL MOCAJUBENSE

Replicando postagem de Zeca Paes sobre a Semana Estudantil Mocajubense

http://www.zecapaes.blogspot.com




Este post é um pedido e ao mesmo tempo um desabafo. Destina-se aos mocajubenses e aqueles que amam Mocajuba.

Nosso intuito é demonstrar o nosso carinho por esta cidade maravilhoso denominada “a perola do tocantins”, por esta cidade linda e abandonada,


É fazer com que todos lembrem como era prazeroso passar a semana estudantil em Mocajuba. Era quando se ouvia as pessoas falarem que trocariam qualquer lugar para estar participando da semana. Também é nosso desejo chamar a atenção de algo que está cada vez mais “com os dias contados” para a cultura de Mocajuba: a semana estudantil de Mocajuba.

Eu, particularmente - que desde pequeno já torcia e alguns anos participo diretamente com a FOX - perceber o quanto a semana estudantil está sem força, sem graça, desorganizada e sem prestígio entre os municípios fico muito entristecido. Perdemos a atenção de turistas, com todo o respeito, até para Cametá e Baião (que não possuem tradição na promoção de eventos similares tal qual Mocajuba), além de desestimular a ida de atletas que culminavam por influenciar positivamente os jovens para a prática de esportes, e outras tantas vantagens.

Vantagens que não são levadas a sério: i) pelo empresariado que esqueceu que turista trás dinheiro, movimenta o comércio e a economia local; ii) pela prefeitura que esqueceu que o movimento causado pelos turistas trás impostos e faz com que Mocajuba entre no cenário do turismo em geral;ii) pelos clubes que não demonstram interesse em trabalhar de forma autônoma realizando festas e outros tantos eventos que antes faziam para organizar seus clubes, preferem esperar esta “esmola” dada pela prefeitura.


A semana estudantil mocajubense nasceu e transformou-se em um evento na cidade COMO INICIATIVA AUTÔNOMA DE ESTUDANTES MOCAJUBENSES, ESPECIALMENTE OS EGRESSOS.

Queremos chamar atenção do novo prefeito e vereadores que entrem em consenso e elabore um projeto que pode encampar os seguintes itens:

- Que a semana entre de vez no orçamento municipal, mas que seja resguardada a autonomia para gestão do evento, distanciando-a da política eleitoral doméstica.


- Que impulsione a profissionalização dos clubes, como a exigência de que cada clube tenha o CNPJ para que possa assim realizar a prestação de contas de forma séria e transparente;

- Que cada clube tenha o compromisso de realizar trabalhos sociais com crianças e jovens carentes (ou não) da cidade, transformando-se em centros formação e de trabalhos comunitários, o que pode ajudar significativamente na redução da criminalidade da cidade, gerar empregos, e servir de base para a maior festa da cidade;

A semana estudantil mocajubense é um marco para a cidade e pode vir a ser um forte elemento de mobilização social para a resolução da questão da marginalidade e violência que se abateu sobre a cidade. De quebra pode estimular a economia local desenvolvendo as atividades turísticas.

É triste observar como as pessoas agora preferem ir para Cametá, Baião e outras localidades e esquecem o point que antes era o furor das férias de julho na região do baixo tocantins, que é esta maravilhosa e mágica, Mocajuba.

O novo prefeito deve cuidar de Mocajuba, pavimentar, sanear cuidar da sua população maravilhosa, modificar aquela frente da cidade, construir uma orla com quiosques, para que o turista possa ver o sol nascer e morrer na beira do rio.

Mocajuba é linda. Tenho inveja de quem mora lá. Ao mesmo tempo me decepciono com pessoas que fazem de tudo para entrar na prefeitura falando que fariam tudo pra mudar a realidade da cidade, destacando-se a promessas específicas para melhoria na segurança, na educação, saúde, infra-estrutura e dentre outras. Entretanto, quando conseguem o feito, infelizmente percebemos que compromissos, viram “promessas de campanha”.

Neste sentido, é válido lembrar a semana estudantil mocajubense pode ser elemento mobilizador para o encaminhamento de duas questões centrais na cidade atualmente:

- a violência e falta de alternativas sócio-educativas para jovens

- a economia local

Zeca Paes - 100% Mocajuba

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar