sexta-feira, 19 de junho de 2009

Mocajulho

Julho se aproximando e já começa aquele alvoroço! Revoada de mocajubenses rumo ao ninho, de volta, pelo menos por alguns dias, à suas origens "papa manga". Não sei se isso acontece em outras cidades com a mesma força com que ocorre em nossa terra, mas é incrível como estar em Mocajuba nos devolve uma simplicidade no viver, que não encontramos em qualquer outro lugar. Certa vez levei amigos para conhecer Mocajuba, justamente em julho, e tal foi a surpresa dos vistantes ao se deparar com o hábito que o Mocajubense tem de se cumprimentar pelas ruas. Aqui e ali se ouvia um "alô" ou "ê parente" ou" fala mano"! Curiosos, perguntavam se eram parentes ou amigos próximos, e eu respondia que sequer lembrava o nome, mas que era comum esse tipo de cordialidade entre as pessoas da cidade. Meus amigos ficaram bem impressionados, pois isso é algo cada vez mais raro no Brasil e em qualquer lugar. Isso aconteceu em 2001, bem antes dessa onda de medo e crime que anda assolando nossa cidade e diante do julho à porta, quando todos nos animamos a reencontrar parentes e amigos, fica a torcida para que Mocajuba esteja linda, receptiva e cortez para receber de volta os seus filhos e novos admiradores. Saudades da minha terra e do meu povo.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar