quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Mocajuba: Gerson Campelo faz um balanço do Dia Nacional da Juventude.


jovens na preparo da recepção do evento
foto: Gerson Campelo\Facebook


O Dia Nacional da Juventude que ocorreu no último final de semana em Mocajuba (PA) -  é um dos eventos mais significativos e prenhe de esperanças para o jovem da Amazônia Tocantina. São três dias em que o viço da vida caminha pelas ruas de Mocajuba (PA). Não o considero importante apenas para o jovem católico - mas para todos os jovens de todas as crenças ou não crentes - mas humanistas. 


Nossa juventude cabocla e preta, branca e aquela de toda cor -  tem um espaço de protagonismo para discutir seu presente e seu futuro. Para pensar seu território e como manter a esperança viva em tempos tão fúnebres no país para nossa gente miúda e também para nossa gente graúda comprometida com muito mais que seu próprio nariz.


Gerson Campelo pode contar melhor para vocês. 
Ele publicou um balanço que reproduzimos aqui.
Leia com atenção e deguste cada palavra - lá naquele canto de sua alma que mantém a esperança viva.



No conjunto da obra o Dia Nacional da Juventude foi muito bom. Valerá a pena passar o sufoco e transtornos que passamos, tentamos fazer tudo de acordo com o planejado e foi o que aconteceu. 

















Imprevistos aconteceram?
Sim. 
Infelizmente.
Mas isso serviu de lição pra não ficarmos esperando muito dos outros, nossa maior preocupação era proporcionar três dias de alegria que envolvesse segurança, conforto e tranquilidade para os jovens que aqui estariam. 


Nos desesperamos quando os jovens estavam chegando e os alojamentos estavam sendo despachados, nos desesperamos quando ao encerrar a programação tarde da noite não tínhamos ônibus suficiente para levar os jovens para os bairros distantes, correndo o risco de serem assaltados, nosso desespero não era pra conforto deles mais sim pela segurança, afinal todos sabem da situação que se encontra nossa Mocajuba. 

Mesmo assim fomos na cara e na coragem e com muita fé em Deus, as vezes nós mesmo íamos escoltando os jovens de moto só pra ter a garantia de que iam chegar bem. 



Valeu a pena tudo isso, Deus sabe o que faz, talvez isso tenha servido para os que não são daqui verem como estar nossa cidade pra depois não ficarem dizendo que é mi-mi-mi, do povo que reclama de tudo. 









Tínhamos mais de 800 jovens de todos as cidades vizinhas e da Trans-Amazônica, viram que a cidade não apresentou nem um pouco de hospitalidade, embora todos tenham gostado da missão, do evento em si, a impressão que levaram da cidade é a qual nós temos, é a realidade que vivemos, pura verdade. 




No sábado os jovens saíram pela cidade toda fazendo visita nas casas das famílias. O que viram? Ruas tomadas por lixos e tudo mais. A noite quando vinham das comunidades encontravam ruas em total escuridão e assim por diante. 




Essa é a realidade que nos encontramos. Em fim não é disso que quero falar, porém foi necessário.


Queremos agradecer às paróquias que abrilhantaram a noite cultural no sábado. Foi muito lindo. As apresentações, em especial. Os nossos jovens do distrito Nazaré com a ajuda do coreógrafo Paiaco. Parabéns meninos!! Pecamos na animação infelizmente isso acontece. 


Bom, só temos a agradecer a Deus por ter nos dado força, coragem e determinação pra realizarmos esse evento, principalmente às comunidades que abraçaram essa causa, sem o apoio delas sem dúvida não conseguiríamos fazer nada, a cada jovem que se dedicou, dos distritos e dos grupos de base... 
Muito obrigado! 
Foram três dias que não nos alimentamos direito. 


Não dormimos direito, nem em nossa casa fomos. 


Tudo pra proporcionar o melhor de nós para o evento. 
E foi o que fizemos. 



Não posso deixar de falar aqui do jovem Jonas, enquanto nós trabalhávamos e nos divertíamos um jovem companheiro e querido por muitos ceifava sua própria vida, um fato triste que abalou toda equipe da organização. Dias antes tinha prometido que iria estar conosco no DNJ. Mas infelizmente não foi o que aconteceu. 



Meus sentimentos a família choramos com vocês essa dor. 
Isso nos fez refletir sobre nós mesmos. Nossa juventude e suas dores interiores que na maioria das vezes não consegue expor pedindo ajuda. Na Pastoral da Juventude (PJ) nos tornamos amigos, irmãos, família, por isso sentimos tanto isso. 
A pastoral da juventude é vida.

É sonho.


É esperança.


Não podemos deixar isso tudo ser deturpado por idéias vazias que não oferece ao jovem oportunidades de vida nova e no DNJ vivenciamos tudo isso intensamente em três lindos dias. 



Obrigado a todos que realizaram esse evento tão lindo.
(Gerson Campelo)

2 comentários:

Anônimo disse...

Meus parabéns a é essa galera massa de mocajuba que deram o seu melhor para que tudo desse certo.

Antônio José cantão caldas disse...

Meu parabéns os coordenadores e os jovem que sofreram mais do que eu não pude ajudar nós momentos que vocês mais precisaram eu ajudei um pouco valei o quarto eu e o amigo Alfeu e não lebro o outro q estava com nós no dia 27 e pela falta de transporte e perigo que ta em Mocajuba minha mãe não deixa eu ta saindo para Mocajuba esse perigo não ta só em Mocajuba e em outro lugares ou alias esta em toda parte só Deus para nos proteger deasas violências sinto muito não poder ter ajudado como os coordenadores sofre mais venceram esse momento de dor e quando estava encerrando o DNJ sente aquele coração partido de que estava terminando o DNJ aqueles jovens indo embora deixando as saudades. eu amo a PJ a PJ mim representa de tida forma, e digo sinto ciúmes dos meus amigos/as pjoteiros/as tenho medo de perde vocês.sou Antônio José cantão caldas cametaense e pertenço a paróquia NSA sra da Conceição de Mocajuba. Obrigado meu Deus

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar