domingo, 29 de outubro de 2017

Mocajuba, sua UIP e a interiorização do tabuleiro eleitoral

Hoje pela manhã Mocajuba (PA) recebeu a visita do governador e sua comitiva, dentre eles, o senador Flexa Ribeiro, o articulador do PSDB. 


O tabuleiro eleitoral para o governo do Estado se move e grupo associado ao governo ainda não decidiu quem será o sucessor do nosso governador. Mas o núcleo mais próximo dele, obviamente quer conduzir o processo. 

É nesse contexto que a nossa esperada Unidade Integrada de Polícia (UIP) é inaugurada com pompa e circunstância.  O que não diminui em nada a fundamental importância da unidade em um contexto desesperador no que se refere a violência  levando as políticas militar e civil a uma situação dramática. 


A unidade é instrumento central das questões de segurança na cidade.


inauguração UIP em Mocajuba
foto: via whtsapp


Mocajuba (PA) tem vivido uma escalada galopante de violência, crescimento do tráfico, mílicas etc. 

 A oligarquia (pequeno grupo que domina a cidade) não conseguiu oferecer possibilidades de emprego e renda, não pensou a cidade em sua totalidade apropriando-se da máquina pública para si.  Depois da desestruturação das economias das ilhas e emergência da economia da pimenta-do-reino a cidade vive em grave depressão dependente das transferências governamentais, aposentados, seguro-defeso, bolsa família e bicos. A economia agroflorestal e agricultura padecem. Os jovens chegam a idade adulta com poucas possibilidades e muitas necessidades.  São doze bairros abarrotados de gente e sem um empreendimento de geração de emprego e renda. O que faz nossa gente? Se vira!


Alguns da pior forma possível. A unidade integrada de polícia, uma vez em funcionamento - trará possibilidades a questão da segurança que não pode ser pensada de forma dissociadada da educação, do emprego e da renda. 


Isso todo mundo já entendeu!


Roubos, assaltos a mão armada , sequestros, assaltos a banco em modalidade cangaço, roubo de cargas de pimenta do reino, roubo de pimenta do reino.  Meninos de 13 a 18 anos originais de Mocajuba, filho de famílias conhecidas e sem histórico de criminalidade. Mas também temos famílias inteiras convertidas ao mundo do tráfico.


O tráfico se estabeleceu como campo estruturado de ação. Vimos nossos amigos, vizinhos e os famosos "conhecidos" figurarem na dinâmica da criminalidade e da marginalidade.  

A UPP chega com uma missão complexa e que requer outras estruturas para funcionar – inclusive funcionários. Mas muito além disso, se nossa oligarquia não for criativa e inovativas para pensar o território da cidade como um todo, todos os agentes e todos os seus projetos, abandonando seu ranço colonial e expropriador da coisa pública. UPP ... quem dera!!!




O governador foi tão tão tão laquitado, gente, que *paresque tinham passado mel nele. 

Uma das presentes relatou que parecia que estavam na famosa festa da premiação do Oscar – de tanto *fresh !






Nossa prefeita Fátima Braga estava presente também, está meio *aqueeeele”, sem aquela animação da visita do ministro Helder Barbalho, seu amigo e aliado político. 
Dá uma espiada!

Inauguração da UPP- Mocajuba fotos: via whtasapp




Mas estava, né? Alguns críticos enviaram suas impressões ao blog destacando que a prefeita foi eleita para gerir o município – independente das questões eleitorais. 
Maaaas deu mais visibilidade a um cheque de fantasia (*laquitagem) que não se sabe se terá fundo do que a uma UPP já pronta. 




Geeeente!!!
Ela é bbf do cara!
Elegeu-se com o apoio dele.
Não pode ficar *se-abubando para o lado do Jatene.





Jatene e Helder representam dois grupos disputam o controle do Estado desde a década de 1980. Elieth de Fátima é do grupo dos barbalhos a mais de dez anos como ela gosta de frisar. 




Então?

Não poderíamos esperar mesmo o envolvimento da prefeita na festa do governador com a mesma empolgação. 
Acho que ela cumpriu seu papel protocolar. 
A novidade é que em tempos de redes sociais e velocidade da informação – as pessoas conseguem perceber mais rapidamente o que está ocorrendo.  Tempos novos com práticas, digamos, antigas. Quando os grupos seus interesses  tendem a mobilizar todos os recursos para isso - não raro, públicos.






E o Simão Jatene, Carmen ?
Rhum!! Estava uma simpatia só.






Distribuiu afagos, sorrisos e promessas de amor eterno.
Estava acompanhado da filha e secretária de estado Izabela Jatene e vários deputados que aproveitaram para o proselitismo de praxe e anunciar seus feitos à cidade.
Mas foi cobrado.






No prédio ao lado da cerimônia um grupo aguardava o governador representando:

- A Associação Comercial de Mocajuba - ACM
- O Sindicato dos trabalhadores em educação pública do Pará - SINTEPP
- A Associação dos moradores do bairro novo - ABN
- O Sindicato dos produtores rurais de Mocajuba - SINPRUM
- A Loja Maçônica estreia do Tocantins - Oriente de Mocajuba
- A Associação Cultural Santanaense - ACSA
- A Sindicato dos servidores públicos do município de Mocajuba - SINDSEPM.


Entidades que tem promovido um estreitamento com o governo municipal e que aproveitaram a ocasião para elaborar uma carta com várias problemáticas  que consideraram de “de extrema necessidade” como a reabertura do Banco do Brasil, reforços no efetivo da  segurança pública, brevidade da inauguração da nova escola de ensino médio, reforma da Escola Isaura baía, entre outras.  


A carta foi entregue. 


Mas, e ai  Carmen? 
Diante disso qual será o procedimento? 



Bem... 
Eu sugeriria às entidades que proponham um “ Comitê Cívico" com representantes das entidades ligadas ás várias entidades e montem um cronograma de ação junto ao Governo do Estado. E acho que o senador Flexa Ribeiro poderia monitorar permanentemente – são muitas demandas, meus prezados. Mas se tiver uma operacionalidade técnica de política (sem delongas) as coisas podem andar.




A carta pela carta é apenas uma formalidade.
Todas essas questões estão na ordem do dia da cidade.
Mas não conseguimos pactuar alguma forma de interlocução que efetivamente resolva os problemas que arrastam-se e sufocam a cidade.
Tem que manter a interlocução e montar o "Comitê Cívico" e chamar mais entidades para participar. 










O pessoal que vive as proximidades do poder estava todo por lá para marcar presença. Inclusive aqueles que também foram a cerimônia do vice-governador que está tentando manter-se na disputa pela sucessão e realizou o evento no sábado seguindo ainda por outras localidades do baixo-tocantins.






Bem, a delegacia já não suportava as necessidades do município. É um bem público, que não esqueçamos vem do suor do cidadão e das cidadãs trabalhadoras.



reprodução facebook

*mocajubês, ruês, populês

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar