domingo, 10 de abril de 2016

Mocajuba: O descaso com o futuro, com o presente, resultado do parasitismo político

Estudante do Isaura Baia protestando contra a falta de merenda escolar,
que segundo o Ministério Público, conta com recursos para tanto contudo, a prefeitura comandada por Rosiel Costa, não realiza o abastecimento.
O recurso chega aos cuidados do prefeito.
Mas a merenda não chega a Escola.

Já sabemos que a educação é  elemento fundamental para a construção da sustentabilidade por inteiro. Não há sociedade sustentável sem educação, regras, valores, saberes... 
Sem instrumentalização dos jovens para o mercado de trabalho tão competitivo ou para seguirem o caminho do empreendedorismo;

***


O mundo atual onde o conhecimento é elemento de diferenciação das pessoas e dos lugares - a importância da educação multiplica-se.


***
Contudo, em Mocajuba (PA), os recursos educacionais tem sido alvo da incompetência daqueles que assumiram a prefeitura e, seguidamente a transformaram em instrumentos de manutenção de privilégios e tentativa de controle eleitoral. E lembremos: o últimos os ex-prefeitos, entraram pela porta da frente da prefeitura e saíram pela porta dos fundos do Ministério Público: Amadeu Braga, Wilde Colares, e Rosiel Costa ainda não saiu mais já está no fundo do quintal.


***


Hoje, os alunos e alunas da zona rural permanecem sem transporte escolar. Um prejuízo inestimável. Um descompromisso sem tamanho. A prefeitura municipal foi denunciada pelo Conselho Tutelar ao MP, como já dissemos aqui. E até o momento estão sem uma definição. Sem transporte, os alunos e alunas ficaram sem aula e os pais impotentes diante da situação.



***


A situação do Isaura Baia, voltada ao ensino médio, com graves problemas estruturais ainda tem que lidar com falta de merenda escolar e com o descaso da prefeitura municipal.





***
No plano geral da questão da educação. O ensino fundamental vai muito mal, com a situação das escolas rurais. 




***
E quando a cidade vão rechaçar os vassalos da velha oligarquia que busca privilégios e recusa-se a lutar pelos direito de todos e todas? 

***
E quando a nossa pseudo-elite vai deixar de apenas bater a porta do governador para buscar vantagens, cargos para seus apaniguados e apoio eleitoral?


***

Quando vamos pensar além das necessidades imediatas das pequenas vantagens e vamos pensar no futuro da cidade?


***

Quando vamos apoiar os Conselhos (Educação, Saúde e Assistência Social) para façam seu trabalho sem medo de retaliações ?




***
E quando vamos deixar de votar no vereador ou vereador do assistencialismo e da compra de votos?
Lembre-se: quem cobra voto, tem 101% de chances de estar muito mal intencionado.


***

E quando vamos enfrentar o medo e construir um pacto de superação da crise política, administrativa, ética, cultural, e econômica que vive nossa cidade?

***
O movimento pró-Isaura Baia pode ser um bom começo para que todos lembrem-se que a cidade é nossa, se nós não cuidarmos dela, os abutres vão continuar destruindo-a.

***

Bom Domingo.




Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar