segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Mocajuba - Baião (PA) - Comunidade Remanescente de Quilombos Icatu e a origem do município de Mocajuba (PA)

Icatu


Icatu, é uma das mais antigas comunidades mocajubenses. Originou-se da construção de um quilombo pela associação de indígenas a grupos escravizados que fogem das fazendas da região de Cametá e Abaeté. 

São aproximadamente 75 famílias remanescente do agrupamento que opunha-se ao regime branco, europeu dominante, baseado no extrativismo de recursos naturais e escravização de pessoas. 


Lá, o grito da independência, da liberdade  fez-se valer. O isolamento da comunidade no interior das matas, mas com acesso ao Rio Tocantins expressa a estratégia de combate e defesa para a construção de um novo território, território de vida, abrigo...



Ao descer o Rio Icatu e comercializar com os grandes navios que subiam e desciam levando castanha, seringa, café, etc., ajudaram a dinamizar o porto do Maxi, que viria a se tornar a comunidade do Maxi - aquela famosa por ter sido a origem do município de Mocajuba (PA). 



Minha hipótese é nosso Maxi, é precedido de outros núcleos que o fizeram crescer. A grande diferença é que em nosso sistema dominante, a história negra não é mostrada, pelo menos não ainda, com a devida importância que tem. E ao fundar a sede da Freguesia do Império, obviamente, poderia ser qualquer localidade, contudo, a articulação local com o poder central se dava através dos "brancos" ou grupos dominante majoritariamente, de pele branca. Cidadãos que eram "medidos" por um certo volume de renda.


Sim, houve um tempo, que para votar e participar da política precisava ter uma certa renda. Os demais, não participavam da política. Em um país que escravizava pessoas e tratava isso como natural, normal, legal.

Legal.


Então, obviamente, comunidades que contestavam a polítia vigente, especialmente o trabalhar como escravos - estavam fora do processo de decisão sobre a estrutura administrativa do país - então Império.

Coisas da história.
Questões da nossa política mocajubana.

Um comentário:

Unknown disse...

Meu Pai nasceu nessa comunidade,o senhor Rubens de Lemos Pontes ou simplesmente Rubico

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar