sexta-feira, 20 de novembro de 2015

20 de Novembro Dia da Consciência Negra II - Por que em Mocajuba (PA) não temos um feriado para refletir sobre o tema?

reprodução


Sim.

Os municípios podem decidir sobre isso e construir o espaço de debate da questão negra desenvolvendo atividades diversas através de pactos entre o poder público e a sociedade.


No Brasil, o  Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. Mas é feriado apenas nos Estados e municípios que aderem a idéia o fazem via Decreto. E assim ocorre em mais de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, AmapáMato Grosso e Rio de Janeiro 



Nos estados, como o Pará, que não aderiram a lei, a responsabilidade é do prefeito ou prefeita -  que decide se haverá o feriado no município. Temos por exemplo, o Feriado Municipal da Consciência Evangélica que foi proposto pelo ex-vereador Rosalvo Sacramento e hoje é um momento importante para os evangélicos mocajubenses. Do mesmo modo, poderíamos ter o Dia da Consciência Negra de Mocajuba (PA).  


O que falta? 


Tais feriados, não são apenas feriados. São momento importantes  de reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e nas sociedades locais. Em Mocajuba (PA) temos uma história completamente marcada pelo papel do negro visto que um dos primeiros agrupamentos que tivemos às margens do Tocantins - foi um quilombo - que hoje foi completamente absorvido pela cidade e tornou-se um bairro - O Bairro do Arraial. Mas temos ainda três grandes áreas remanescentes de quilombos: A área do segundo distrito de Mocajuba com as comunidades de Porto Grande, Mangabeira, São Benedito de Viseu, Tabatinga, Santo Antônio, e Visania; Há a Comunidade de Icatú e a Comunidade de Tambaí-Açu. 


Grandes áreas sob a gestão das associações representativas, e que constituem um ganho sem dimensões para as famílias que residem nas áreas remanescentes - detentoras do título definitivo de suas áreas guardam grandes possibilidades de desenvolvimento de política pública.


A data tem como referência o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695 - líder negro. Portanto, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549). Muitas entidades, tais como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam  espaços de reflexão, com palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade. Além de outros movimentos de cunho estético por exemplo que visam o empoderamento de mulheres e homens negros pela afirmação da identidade e valorização estética.




 Vale notar que foi  criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, Algo recente, e que Mocajuba (a) pode participar construindo novas oportunidades para nossa comunidade negra, no campo e na "cidade".

Um comentário:

Anônimo disse...

Na nossa vizinha Baião eles já tem feriado desde de 2011 se não me engano e hoje eu tava lá e vi que a programação é grande, seja nas escolas ou nas comunidades quilombolas. Mocajuba precisa disso também, mas também pudera, o prefeito de Baião é quilombola e sofreu muito preconceito e racismo (ou sofre ainda) em sua carreira. Conheço ele e sei.

Bora rosiel, bora vereadores, bora tornar feriado dia 20 também

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar