domingo, 11 de janeiro de 2015

Mocajuba: Mais um capítulo do conflito entre professores da rede pública de ensino mocajubense e a prefeitura municipal





Na sexta-feira, mas um episódio histórico da luta do Sindicato dos Trabalhadores da Educação  e a prefeitura local, hoje sob a liderança de Rosiel Costa (PR).








Como este não é um portal de notícias e sim um espaço de opinião, que por vezes noticia, esperei um pouco falar com vocês sobre o tema. Aos comentadores anônimos - não, não esqueci. Mas... vamos aos fatos. 








Na sexta-feira, em ato organizado durante a semana pelo Sindicato dos Professores juntos milhares de pessoas na Praça Matriz de Mocajuba (PA). A proposta foi a realização de um Festival: O primeiro Festival da Educação em Mocajuba, contando com a realização de um bingo com vários prêmios e música. 








Não estavam lá apenas professores e professoras, mas também apoiadores diversos, além de contar com o apoio de uma boa faixa de comerciantes.  





O evento ocorreu sem intercorrências negativas e conseguiu seu principal objetivo: manter uma movimento grevista ativo e com forte interlocução com a população - afinal: mais uma vez milhares de pessoas puderam ouvir os professores e professoras e suas razões. A meu ver: esse é o maior ganho.








Um atividade de coroamento de um longo processo diário de caminhadas nos bairros da cidade durante a semana. A pé, instrumentalizados com carro-som, panfletos, sombrinhas e muitos sorrisos eles estiveram nos bairros, explicando os motivos da greve.  Que conforme informado pelas coordenação do Sintepp, ao blog: deve-se ao atraso, anunciado do salário de novembro. Mas não só. A professora Cácia Américo, explicou que também se deve as péssimas condições de trabalho, à qualidade da merenda escolar e a não regularidade no fornecimento de material às escolas. 





Mocajuba, seus prefeitos, e o trato com a Educação!


Hoje, o embate é entre o prefeito Rosiel Costa (PR), que muito significativamente, foi afastado e re-afastado do cargo juntamente com o ex- presidente da Câmara, Edinilton Braga,  como resultado da Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa, em face, das investigações referentes ao Processo Nº 0004847-23.2013.8.14.0067, através das denúncias realizadas pela Promotoria de Justiça de Mocajuba, do MPE. 



Já faz tempo, mas como resultado das ações Rosiel Costa (PR) responde a grave processos de fraudes em licitações e contratos entre o poder público e empresas ligadas desde 2009 - seu primeiro ano de governo. 




É importante traçar esse paralelo.
Sempre.




Diante de um gestor com um perfil que inspira pouca confiança, habituado a tratar publicamente professores como vermes (giárdia) e um histórico de prefeitos que agiram também com desrespeito a classe, o sindicato comportou como um gato escaldado e antecipou-se a uma tragédia anunciada.





Pois  viu-se em um revival. Outros prefeitos de Mocajuba, já usaram do mesmo expediente - não pagar o mês de novembro e pagar apenas o décimo terceiro. Uma conquista não apenas do trabalhador (a)  da educação, mas de todos os trabalhadores no país. 





Qual é o sentido disso?

Mas não seria arriscado ?
Será que ele não pensa?
Esse homem é doido ?
Cochicham alguns ...







Ele pensa.
Não é doido.
A racionalidade dele é essa mesma.





Rosiel Costa (PR) um típico herdeiro da mentalidade do coronelismo que vigorou até 1930 no país, mas ficou marcado na herança mental dos filhos das oligarquias - anunciou que não pagaria, espalhou aos quatro ventos e tratou de encontrar um culpado, seu maior inimigo atualmente e vice-prefeito, José Antônio Castro.








Os professores já escaldados pelo comportamento de Wilde Leite Colares e Amadeu Costa, e por embates diretos com o atual prefeito,  construíram uma forte estratégia para impedir o calote. 






Pois bem.
Quais as reais razões do não pagamento?
Hábito histórico?
Planos de Gastos Outros?
Falta de capacidade de pagamento?
O prefeito alegou na mesa de negociações com o MP, que não tinha recursos porque José Antônio Castro não teria feito o dever de casa, que é provisionar os chamados 1/12  (Um doze avos). Que em termos gerais, é uma espécie de poupança feita durante o ano pelo município para pagar o décimo terceiro dos funcionários.







Até ai, parecia razoável.
Mas ao final, o prefeito não apresentou os documentos da folha de pagamento solicitados pelos professores. E portanto, perdeu a credibilidade ao tentar fornecer documentos incompletos. Parece mesmo ter tentado ludibriar a categoria.







O modo operandis


Em contrapartida, trocou a defesa pelo ataque.
Entrou com ação na Justiça acusando o sindicato de deflagrar uma guerra ilegal.
Ação que o juiz de Mocajuba declarou-se incompetente para julgar, o que deixou a questão em suspenso e deu fôlego a categoria. 






Mesmo mantendo o diálogo através de seus imediatos com nosso vereador temporário Odiekson Martins - parece ter quebrado definitivamente a confiança. Além disso, o embate está recheado de pequenas armadilhas a categoria.
Narro brevemente uma delas.






As véspera do Natal o prefeito chamou o sindicato para conversar em sua luxuosa residência no Bairro da Fazenda. E pressionados por uma guerra judicial, lá foram eles, ás pressas, visto que a falta de diálogo é um dos elementos que podem ser elencados para definição de greve ilegal.
E afinal, qual foi a proposta do prefeito: a mesma.
E e se eles não fossem?
 Em que se desdobraria?
Nunca saberemos, já que a História não é feita de "se's". 









Uma coisa ao menos ele conseguiu: causar constrangimentos internos momentâneos a categoria, que no entanto, se recompôs imediatamente e foi para as ruas.
Para o Mercado.
Para os bairros...









E os ataques, na rádio apelidada de rádio do prefeito e de onde ele costuma despachar - demonstram o revide.




Uma guerra.
De muitas batalhas.


A grande questão é que o nosso alcaide municipal tem perfil mandonista/clientelista. Além de quê, tem cabeça de criança naquela fase do desenvolvimento em que o egocentrismo domina suas ações. Ao ser contestado reage mal. E em estratégia milimetricamente pensada, reage através de jagunços modernos, escolhidos a dedo para cumprir as ordens do chefe. Umas de suas principais ferramentas é a imprensa do pior tipo: talhada para constranger, para difamar para demover de qualquer ação. 






Então vale tudo. Neste vale tudo, o prefeito foi ás vias de fato com o conselheiro Fernando do Santos em episódio que não deve em nada as brigas de meninos. Mas que contudo, esconde uma questão gravíssima na sociedade mocajubense - a completa apropriação da coisa pública, desta vez não por um grupo, mas por um agente, que mantém-se no cargo pela articulação ao políticos estaduais e nacionais e execução com primazia do clientelismo imediatista através do qual mantém um grupo pequeno mas aguerrido de apoiadores aos quais concede fatias finíssimas de poder vazio, e cargos, não raro, sem salários.









Deplorável. Pois o clientelismo clássico refere-se aos favores do Estado para assegurar apoios. Através de vantagens reais: compras, cargos etc. No caso, de Mocajuba (PA) o atrasos constantes de salários dos temporários e as dificuldades administrativas dos cargos de confiança desconstrói a própria essência da lógica viciada do clientelismo.









Se até  clientelismo é falho. O mandonismo não. 
O mandonismo é prática herdada daqueles coronéis até a década de 1930 que tinham poder de vida e morte sobre as pessoas. E se faziam respeitar pelo barulho dos sapatos e pelos murmurinhos de 'lá vem o homem" ( Já gostou dessa parte, não é Rosica?). 







Em Mocajuba (PA) nosso charmoso prefeito, soma um carisma já desgastado, a um perfil vingativo, e agressivo aos seus opositores. Contudo, também agressivo em relação aos seus comandados, distante de qualquer possibilidade de crítica mantém como imediatos exatamente aqueles a quem ele pode comandar. Sem a mínima possibilidade de crítica. Seus aliados históricos da época de campanha referem-se ao governo atual dele como um governo de meninos (e algumas meninas).







Comporta-se como o potentado (Ou tenta ). 
Como se fosse um soberano. 
Como se fosse dotado de um poder absoluto. 
Sua mentalidade produz isso. 
Mas como de fato não é. 
Porque há a outro lado da moeda, o comportamento dele culmina causando  uma grande confusão que não atinge apenas os que ele mira - mas fundamentalmente, a sociedade mocajubense.
O comportamento de Rosiel Costa (PR) não é apenas produto de sua personalidade excêntrica a apegada ao dinheiro e ao poder.
É acima de tudo, produto da História. 
Que é nossa História. E uma característica do sistema político brasileiro - mas que tanto é menor quanto maior é a força dos instrumentos de cidadania.  O Sintepp é um desses instrumentos.









Vejamos que segundo os  professores José Maria e Judity Carvalho ás vésperas do Natal, umaenviado de Rosiel Costa, o nosso vereador temporário, Odiekson Martins esteve na sede do Sintepp, em clara tentativa de intimidação, para lembra-lhes que naquele momento não havia promotor, juiz ou delegado na cidade - que portanto, o prefeito seria o "Xerife" da cidade. 








Xerife, meus caros.
X-e-r-i-f-e (Ha!! Pussiva).









Bem, Rosiel Costa (PR) assim como Wilde Colares, ou Amadeu Braga - para citar apenas os últimos, são o que são porque a sociedade permite. E nesse campo é tudo muito complexo. Mas tem algo que é muito simples - diante do mandonismo e do clientelismo existe a cidadania. E quanto maior é a participação do cidadão na busca de seus direitos,  menores tornam-se estas práticas. Menores. Visto que elas são um vício do descompromisso com o povo. Quer saber se um político pode dar certo repare em quantos membros de sua família, apadrinhados e aliados diretos ele tenta ou tentou colocar no governo em troca de seu silêncio, em troca do seu apoio. Assim faziam os coronéis. Assim fazem os novos políticos orientados pelas mesmas razões: o dinheiro e o poder.








Para enfrentá-los, apenas a organização popular e legítima dá conta.
O Sintepp deu excelente demonstração do papel da cidadania.
Um exemplo de que é possível avançar nas conquistas sociais pela organização popular e solidária.
E ainda mais,
Esse é o caminho de construção de um projeto político popular para Mocajuba (PA) - distanciado dos personalismos que produzem monstrinhos do poder e mais aproximado da organização popular.
Não é tomando benção de fulando ou beltrano que Mocajuba avançará,
Muito menos com a emergência de novos Sasá Mutema, de calça ou de saia.





Foto: Rosilene Nunes


Foto: Rosilene Nunes

Foto: Rosilene Nunes




Foto: Rosilene Nunes

Foto: Rosilene Nunes


Foto: Rosilene Nunes

Foto: Rosilene Nunes
Foto: Rosilene Nunes


Foto: Rosilene Nunes


Foto: Rosilene Nunes

Foto: Rosilene Nunes


Foto: Rosilene Nunes

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar