No dia 30 de Outubro de 2014, a Comunidade de Nova Aliança, onde localiza-se a Escola de mesmo nome, construída a pouco tempo pela Empresa Eletronorte em parceria com a prefeitura, como parte do programa de compensações pelos impactos causados pela Usina Hidrelétrica de Tucuruí
Um movimento que emerge hoje pelas brechas das disputas de poder pura e simplesmente, movimentos cada vez mais alinhados aos interesses da população real, em embate direto com o governo municipal pelos direitos garantidos pela constituição federal - dentre eles a educação.
Movimento Nova ALiança em Frente a Residência do Prefeito Rosiel Costa (PA) Foto: Carmen Américo |
Um movimento que emerge hoje pelas brechas das disputas de poder pura e simplesmente, movimentos cada vez mais alinhados aos interesses da população real, em embate direto com o governo municipal pelos direitos garantidos pela constituição federal - dentre eles a educação.
Movimento Nova Aliança Foto: Carmen Américo |
No dia 30 de Outubro, depois de inúmeras tentativas de diálogo, organizaram-se para cobrar das autoridades constituídas o pagamento dos funcionários, a contratação de diretor e coordenador pedagógico, o pagamento do transporte escolar e o fornecimento adequado de material para manutenção da escola.
De todas as autoridades, do executivo, do legislativo, do judiciário - cada um, na medida de suas atribuições.
De todas as autoridades, do executivo, do legislativo, do judiciário - cada um, na medida de suas atribuições.
A despeito da fala distorcida daqueles que estão em oposição ao povo, confirmo antes de mais nada que meu apoio é um apoio solidário, bancado pelo compromisso com nossa gente, gente que é minha gente, meus amigos de infância, amigos de meus pais, vizinhos da minha rua que voltaram para zona rural e todos aqueles, que como eu, estiveram sempre fora das prioridades do poder - e por gente como nós, só a luta ferrenha assegura direitos e a mudança de trajetória.
Oferecer apoio a luta popular, não é manobrar ninguém é tão somente olhar para o mesmo lado e ser solidário com o que é JUSTO. Além de mim, outros amigos, anônimos apoiaram e ajudaram.
Oferecer apoio a luta popular, não é manobrar ninguém é tão somente olhar para o mesmo lado e ser solidário com o que é JUSTO. Além de mim, outros amigos, anônimos apoiaram e ajudaram.
Pois bem, o blog traz aqui, pelas mãos dos representantes do Movimento Nova Aliança, o vídeo, sem cortes, da reunião que encerrou a manifestação dos moradores de nova aliança.
Um ato pelo simples cumprimento da Lei, para assegurar o funcionamento da Escola que, diferente do que diz o prefeito Rosiel Costa, acusado pela justiça de formar uma quadrilha para dilapidar o patrimônio do povo de Mocajuba (PA) - foi construída pela Empresa Eletronorte. Uma obra que é parte do programa de compensações a população do Baixo-Tocantins pelos prejuízos causados pela construção da Hidrelétrica e que ele, cinicamente, tenta levar o mérito para si. Que contudo é uma conquista histórica do povo de Mocajuba (PA). Contudo, há um esforço para distorcer essa conquista e atribuir para o governo municipal. Repetem tanto isso, que muitos acreditam.
[Ele diz: "O Sonho da comunidade quem realizou fui eu!!]
Os princípios da administração pública passam longe destas práticas.
OS FATOS
A escola estava sem diretor, sem coordenador pedagógico, como salários dos funcionários temporários atrasados, com falta de material básico de funcionamento, além de atrasos no transporte escolar. E se não bastasse, com grave problemas com as pontes de acesso.
Na reunião, que ele mostra de onde vem seu descaso, já que nem o número de alunos e alunas da escola ele não sabia, e notem que ele tem muitos assessores e um quadro significativo de funcionários. passou vergonha, não sabia a quantidade de alunos afetadas pelo descaso da administração.
Tenta, como é de praxe, desqualificar os professores usando o IDEB e insinuando incompetência. Será que um gestor pode esquecer que professores não podem realizar bom trabalho em escolas abandonadas pelo poder público?
[Ele diz: O cara quando gosta da profissão dele, ele passa fome.]
E ainda, cita-se como exemplo de bom profissional, esquecendo dos processos que ele responde que para citar poucos: há acusação de fraude no caso do asfalto do bairro da Pranchinha, e de formação de quadrilha para roubar os cofres da cidade.
Assegurou por força da pressão social que cumprirá a lei garantirá o funcionamento da escola - sob o olhar descrente da comunidade. Contudo, desrespeitou a comunidade, atribuindo a ela a pecha de MASSA DE MANOBRA, desrespeitou um dos membros da comissão ao dizer que ele não tinha votado nele.
Em seguida faz o que lhe é mais peculiar: ameaça, constrange e tenta coagir. Ele insinua que o movimento "furtou" algo da Secretaria de Educação onde ficaram acampados na noite do movimento. E diz que fez ocorrência policial pela bagunça [só na visão distorcida dele] na casa dele. E diz que no tal processo vai ter acusação de invasão, vai ter furto qualificado e vai ter invasão de prédio público. E se ele não provar o tal "roubo qualificado" que segundo a comunidade ele inventou como forma de coação e amedrontamento?
Quando o prefeito finalmente termina de falar, o Professor Max Pereira questiona sobre a acusação de furto, o prefeito diz que é para ir verificar. Diz textualmente que "a polícia vai lá verificar". O que significa isso? Que realmente não ouve roubo, qualificado ou não? Que ele estava tentando coagir a comunidade?
Professor Max , defende o protagonismo das comunidades e a resolução dos problemas da escola, que são concretos, reais e muito graves. Acampado em Frente a Semed Foto: Carmen Américo |
Ele diz que registrou ocorrência policial quanto a bagunça na frente da casa dele: a mansão que ele milagrosamente construiu depois de tornar-se prefeito de Mocajuba e controlar o cofres da cidade. Contudo, não ouve nenhuma bagunça. Apenas o exercício de um direito constitucional que é o direito de manifestar-se e protestar contra desmandos e incompetências.
Quando o cidadão Benedito Leite tenta explicar porque a comunidade foi obrigada a ir ás ruas - o prefeito Rosiel Costa (PR) diz:
[Benedito Leite!! Você não votou em mim!!]
[Todas as interrogações]
????????????????????????????????????????????????????????????????]
Qualquer cidadão enxerga que é muito complicado e arriscado a cidadania de forma ampla, que uma cidade sob o comando de um prefeito que não trata com diferença aquele que não votou nele.
E, de forma extremamente acintosa usa a Lei contra a População!! A ponte está em vias de cair. E ele diz, que como ele foi afastado
Nenhum comentário:
Postar um comentário