domingo, 2 de novembro de 2014

O desrespeito de um prefeito contra seu povo [vídeo] - Movimento Nova Aliança informa os resultados da Mobilização do dia 30 de Outubro

No dia 30 de Outubro de 2014, a Comunidade de Nova Aliança, onde localiza-se a Escola de mesmo nome, construída a pouco tempo pela Empresa Eletronorte em parceria com a prefeitura, como parte do programa de compensações pelos impactos causados pela Usina Hidrelétrica de Tucuruí


Movimento Nova ALiança em Frente a Residência do Prefeito Rosiel Costa (PA)
Foto: Carmen Américo


Um movimento que emerge hoje pelas brechas das disputas de poder pura e simplesmente, movimentos cada vez mais alinhados aos interesses da população real, em embate direto com o governo municipal pelos direitos garantidos pela constituição federal - dentre eles a educação.

Movimento Nova Aliança
Foto: Carmen Américo



No dia 30 de Outubro, depois de inúmeras tentativas de diálogo, organizaram-se para cobrar das autoridades constituídas o pagamento dos funcionários, a contratação de diretor e coordenador pedagógico, o pagamento do transporte escolar e o fornecimento adequado de material para manutenção da escola.




De todas as autoridades, do executivo, do legislativo, do judiciário - cada um, na medida de suas atribuições.



A despeito da fala distorcida daqueles que estão em oposição ao povo, confirmo antes de mais nada que meu apoio é um apoio solidário, bancado pelo compromisso com nossa gente, gente que é minha gente, meus amigos de infância, amigos de meus pais, vizinhos da minha rua que voltaram para zona rural e todos aqueles, que como eu, estiveram sempre fora das prioridades do poder - e por gente como nós, só a luta ferrenha assegura direitos e a mudança de trajetória.



Oferecer apoio a luta popular, não é manobrar ninguém é tão somente olhar para o mesmo lado e ser solidário com o que é JUSTO. Além de mim, outros amigos, anônimos apoiaram e ajudaram.





Movimento Nova Aliança
A comunidade organizada em luta por seus direitos




Pois bem, o blog traz aqui, pelas mãos dos representantes do Movimento Nova Aliança, o vídeo, sem cortes, da reunião que encerrou a manifestação dos moradores de nova aliança.  







Um ato pelo simples cumprimento da Lei, para assegurar o funcionamento da Escola que, diferente do que diz o prefeito Rosiel Costa, acusado pela justiça de formar uma  quadrilha para dilapidar o patrimônio do povo de Mocajuba (PA) -  foi construída pela Empresa Eletronorte. Uma obra que é  parte do programa de compensações a população do Baixo-Tocantins pelos prejuízos causados pela construção da Hidrelétrica e que ele, cinicamente, tenta levar o mérito para si. Que contudo é uma conquista histórica do povo de Mocajuba (PA).  Contudo, há um esforço para distorcer essa conquista e atribuir para o governo municipal. Repetem  tanto isso, que muitos acreditam.






[Ele diz: "O Sonho da comunidade quem realizou fui eu!!]


Os princípios da administração pública passam longe destas práticas.


OS FATOS

A escola estava sem diretor, sem coordenador pedagógico, como salários dos funcionários temporários atrasados, com falta de material básico de funcionamento, além de atrasos no transporte escolar. E se não bastasse, com  grave problemas com as pontes de acesso.







Na reunião, que ele mostra de onde vem seu descaso, já que nem o número de alunos e alunas da escola ele não sabia, e notem que ele tem muitos assessores e um quadro significativo de funcionários. passou vergonha, não sabia a quantidade de alunos afetadas pelo descaso da administração. 





Tenta, como é de praxe, desqualificar os professores usando o IDEB e insinuando incompetência. Será que um gestor pode esquecer que professores não podem realizar bom trabalho em escolas abandonadas pelo poder público?




[Ele diz: O cara quando gosta da profissão dele, ele passa fome.]




E ainda, cita-se como exemplo de bom profissional, esquecendo dos processos que ele responde que para citar poucos: há acusação de fraude no caso do asfalto do bairro da Pranchinha, e de formação de quadrilha para roubar os cofres da cidade.







Assegurou por força da pressão social que cumprirá a lei garantirá o funcionamento da escola - sob o olhar descrente da comunidade. Contudo, desrespeitou a comunidade, atribuindo a ela a pecha de MASSA DE MANOBRA, desrespeitou um dos membros da comissão ao dizer que ele não tinha votado nele.







Em seguida faz o que lhe é mais peculiar: ameaça, constrange e tenta coagir. Ele insinua que o movimento "furtou" algo da Secretaria de Educação onde ficaram acampados na noite do movimento. E diz que fez ocorrência policial pela bagunça [só na visão distorcida dele] na casa dele. E diz que no tal processo vai ter acusação de invasão, vai ter furto qualificado e vai ter invasão de prédio público. E se ele não provar o tal "roubo qualificado" que segundo a comunidade ele inventou como forma de coação e amedrontamento?






Quando o prefeito finalmente termina de falar, o Professor Max Pereira questiona sobre a acusação de furto, o prefeito diz que é para ir verificar. Diz textualmente que "a polícia vai lá verificar". O que significa isso? Que realmente não ouve roubo, qualificado ou não? Que ele estava tentando coagir a comunidade? 


Professor Max , defende o protagonismo das comunidades e a resolução dos problemas da escola, que são concretos, reais e muito graves.
 Acampado em Frente a Semed
Foto: Carmen Américo





Ele diz que registrou ocorrência policial quanto a bagunça na frente da casa dele: a mansão que ele milagrosamente construiu depois de tornar-se prefeito de Mocajuba e controlar o cofres da cidade. Contudo,  não ouve nenhuma bagunça. Apenas o exercício de um direito constitucional que é o direito de manifestar-se e protestar contra desmandos e incompetências.






Quando o cidadão Benedito Leite tenta explicar porque a comunidade foi obrigada a ir ás ruas - o prefeito Rosiel Costa (PR) diz:






[Benedito Leite!! Você não votou em mim!!]
[Todas as interrogações]
????????????????????????????????????????????????????????????????]





Qualquer cidadão enxerga que é muito complicado e arriscado a cidadania de forma ampla, que  uma cidade sob o comando de um prefeito que não trata com diferença aquele que não votou nele. 







E, de forma extremamente acintosa usa a Lei contra a População!! A ponte está em vias de cair. E ele diz, que como ele foi afastado 



Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar