domingo, 12 de outubro de 2014

Parabéns Malala!! Parabéns Criançada! Minha blogueira inspiração. Que as mulheres sigam lutando por si, e pelos outros.




Malala Yousafzai


É a pequena blogueira do Paquistão.
É a menina do Vale do Swat. 
Lugar onde o Talibã manda.
E proíbe que meninas frequentem a escola.



Ela os desafiou.
Levou um tiro.
Quase morreu.
E como é próprio daqueles que seguem sua luta com firmeza de propósito, os venceu. 
Ganhou o Nobel da Paz em 2014.




O prêmio Nobel, foi apenas o coroamento de uma grande luta.


Em 2009, quando tinha onze para doze anos de idade, ela escreveu um blog sob um pseudônimo para a rede  inglesa BBC.

A partir dele detalhou sua vida sob o regime do Talibã, e como seu jugo destruía as esperanças, especialmente das meninas.

Descreveu suas tentativas de tomar o controle da região, e seus pontos de vista sobre a promoção da educação para mulheres.

Sua luta foi tão verdadeira que um documentário do The New York Times foi filmado sobre a sua vida, incluindo é claro,  como os militares paquistaneses intervinham região,  tendo como ápice  na Segunda Batalha de Swat.

[...]
A menina Yousafzai  ganhou grande destaque, dando entrevistas para imprensa e televisão. Logo foi nomeada para o Prêmio internacional da Criançap elo ativista sul-africano Desmond Tutu.



Mas
[...]
Em 9 de outubro de 2012, Yousafzai foi baleada na cabeça e pescoço. Os  talibãs tentaram mata-la quando voltava para casa em um ônibus escolar.
[...]
Por dias ela permaneceu inconsciente e em estado crítico. Enviada  mas mais tarde a para o Hospital Queen Elizabeth, em Birmingham, Inglaterra, para a reabilitação intensiva recuperou-se.  
[...]
Em 12 de outubro, um grupo de 50 clérigos islâmicos no Paquistão emitiu um  afatwa contra aqueles que tentaram matá-la. Isso não os demoveu e o Talibã reiterou sua intenção de matar Malala e seu pai.




Com informações Wikipédia.


Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar