segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O caso dos supostos saques na agência do Banco do Brasil em Mocajuba (PA)... A verdade dos fatos...

O blog recebeu uma denúncia em forma de provocação automática pela rede social Facebook no dia 08/01/2014.

Acompanhem a "denúncia"...





Vale ressaltar que acompanhadas, dessa provocação, o blog recebeu  através de cometários anônimos - várias ameaças sérias e insistentes no dia 07/01/2014, que persistiram no dia seguinte - o quê nos levou a tomar providências legais cabíveis.


Pois bem...



O blog ouviu várias pessoas sobre o tema. Nenhuma delas assevera ter presenciado nenhum saque neste dia, seja pela Secretaria de Finanças, pelo Chede de Gabinete ou pela Secretaria de Educação ou ainda pelo vereador Nil Vasconcelos.



Estavam na agência do Banco do Brasil por conta de entraves no pagamento do professores e professoras do município que estava atrasado. Ocorreram alguns contratempos e todos envolveram-se na tentativa de desfazê-los.



Segue uma pequena entrevista com a professora Jutity Carvalho, membro do Sindicato dos Professores de Mocajuba e com o vereador Nil Vasconcelos - a primeira por estar presente em todo o epsódio e o segundo por ser citado na denúncia.

Professora Judity


Professora Judity Carvalho

Blog: professora Jutidy Carvalho, muito tem se falado sobre o pagamento dos professores em Mocajuba (PA). A senhora está acompanhando isso ? Tem alguma informação nova a sociedade sobre o tema ?



Em relação ao atraso do pagamento, ouvimos da Secretaria, em reunião com o SINTEPP (Na manhã do dia 07/01/2012), que foi por causa do repasse do FUNDEB (complementação), pois o que tinha em caixa não daria pra pagar todos os servidores, e porque houve má intenção de alguém não sei, ela não citou nome, querendo prejudicar o trabalho deles, pois a folhas dos consignados não foi encontrada, e outras irregularidades encontradas na folha de pagamento, das quais ela também não quis falar, disse apenas que vão tomar as medidas legais.




Blog: professora, o blog recebeu uma denúncia do senhor Ederson Branco, ex- funcionári da prefeitura de Mocajuba (PA) sobre um episódio de saques no Banco do Brasil, promovido pela Secretária de Finanças. em companhia de outras pessoas. O que a senhora tem a dizer sobre o tema. 



Bom, não sou sabedora disso, sei que ela foi lá nesse horário, mas por causa do ofício assinado pelo Prefeito José Antônio Castro, pois sem o mesmo o pagamento dos servidores da educação não aconteceria ontem, como não tinha energia no momento ela não estava conseguindo imprimir tal ofício, então sugerimos que fosse enviado direto ao Banco do Brasil, pois lá tinha energia, ela acatou a idéia sugerida pela Coordenação do SINTEPP, por isso foi ao Banco naquele horário.



Então, após a reunião que aconteceu no SINTEPP, a Coordenação foi até ao Banco verificar o que a Secretaria de Educação tinha nos repassado [...]
Quando chegamos lá fomos informado que lá não tinha nada, resolvemos ir na Prefeitura falar com a Secretária de Finanças.



Lá fomos informados que já tinham enviado [Ordem para Liberação de Pagamento],  inclusive nos foi mostrado um documento que realmente aconteceu o repasse ao banco mais ou menos às 10:00 hs da manhã,  a única coisa que estava faltando era o ofício assinado pelo Prefeito, que estava em Belém, como não tinha  energia ficava impossível ela imprimir,  o referido documento.




Foi aí que sugerimos a  ela que pedisse ao banco pra receber via fax, uma vez que lá tinha energia no momento, e assim se fez, a Secretaria de educação foi ao Banco no horário de 12:00 hs. Nós [membros do SINTEPP], os acompanhamos e graças a Deus a situação foi resolvida e à tarde o pagamento estava disponível.


Vereador  Nil Vasconcelos

Blog: Vereador, o blog recebeu uma denúncia do senhor Ederson Branco, funcionário demitido da  prefeitura de Mocajuba (PA), sobre um episódio de saques no Banco do Brasil que teria sido promovido pela Secretária de Finanças em sua companhia. O que o senhor tem a dizer sobre isso?


Vereador Nil: Estive sim no Banco do Brasil nesse dia, e na companhia da secretaria de finanças e do chefe de gabinete do Prefeito, porém estavam em nossa companhia o Professor Dioleno e a professora Judity, representante do SINTEP. Na ocasião estávamos tentando liberar o dinheiro dos professores que deveria ter saído dia 3 de Janeiro, no entanto, por problemas técnicos não foi possível.


Vereador Nil Vasconcelos
O SINTEP fez uma assembleia, onde eu participei como ouvinte, pois a secretaria de educação estaria lá fazendo alguns esclarecimentos, e eu como vereador e representante do povo gostaria de saber quais as expectativas do novo governo pra com os profissionais da educação - tão discriminados pelo governo afastado por improbidade administrativa.


Na ocasião, a secretaria de educação informou que os documentos para o pagamento já havia sido enviados pro Banco do Brasil, então os associados presentes resolveram mandar uma comissão ao Banco saber se já havia sido autorizado e que horas estaria disponível tal pagamento, no que, na qualidade de Vereador, me prontifiquei acompanha-los para também me certificar da veracidade da informação.


Ao chegarmos ao Banco fomos informados que até o momento não havia chegado nada até eles, então nos encaminhamos até a secretaria de finanças onde falamos com a secretária, a qual nos informou que já havia transmitido o processo via eletrônica e nos mostrou o comprovante, porem não podia imprimir, pois nesse momento estávamos sem energia na cidade, e que ainda faltava o oficio assinado pelo prefeito autorizando o pagamento, que já tinha sido enviado por Email, e que por falta de energia não poderia ser impresso.


Nesse momento nos encaminhamos ao Banco do Brasil para tentar resolver, já que lá tem energia própria, sem muito êxito, pois a internet do banco não permite ser acessado por pessoas estranhas  ao Banco, ai que me surgiu a ideia de acessar o email via celular e baixar o oficio, o que de pronto fizemos e encaminhamos pro email do Banco para que assim o gerente pudesse imprimir e de posse do mesmo liberar o pagamento dos professores.


Essa foi a minha participação no ocorrido, que pode ser confirmada por todas as pessoas aqui citados, infelizmente existem pessoas que não sabem o que falam e ficam tentado denegrir minha imagem perante a população, no entanto estou tranquilo, reafirmo aqui que minha postura foi por uma boa gestão pública com transparência e controle social dos gastos e sempre vai ser.


Portanto sabemos que o gestor afastado, por improbidade administrativa, junto com seus apadrinhados, tenta de todas as formas fazer o terrorismo administrativo no município, como não pode ser bom, tentam mostrar que todos somos ruins, no entanto o povo sabe que quem chora é criança que perdeu a mamadeira é o caso dessas pessoas que estavam acostumada aos privilégios do poder e agora não tem mais.


Fico triste porque quem perde é o município, imagina que diante de todas as evidencias de corrupção, ainda assim, existe pessoas, claro que eram privilegiadas com o dinheiro público, que acham que isso é normal, que todo mundo faz, então ele (o gestor afastado por Improbidade) pode fazer também, é o mesmo que legalizar o roubo.


Sei que vão tentar de todas as formas denegrir minha imagem, pois não me intimido com mentiras e boatos, logo toda verdade aparece, o medo maior deles (dos afastados) é que nesse intermédio de tempo a caixa preta (suja) da administração anterior seja aberta e digo de antimão, vai ser aberta e todos que estiverem envolvidos em falcatruas são responsabilizados civil e criminalmente, podem esperar que eu mesmo me responsabilizo por fazer todas as denúncias.


Quanto a esse rapaz (Ederson Branco), era um funcionário da prefeitura, saiu, afirmo aqui, não pedir pra tirar ninguém até porque não tenho esse poder, disse e afirmo eu estou e vou continuar vereador até o momento que Deus me permitir. Infelizmente ele deveria ganhar muito pra se expor desse jeito, só pode ter perdido muitas regalias, no entanto, quanto ao ocorrido já tomei as previdências judiciais necessárias, pois, não fico batendo boca com ninguém e se a pessoa afirma que saquei dinheiro público deve ter provas e logo vai chegar a hora de apresenta-las, se não houver tais provas isso é caso claro de Calunia e Difamação contra minha pessoa, estou tranquilo e no momento oportunos veremos quem tem razão em outras oportunidade já provei que estava certo e nessa não será diferente.
Obrigado pela oportunidade de poder esclarecer tais fatos.


***



 Se alguém tiver alguma informação divergente, por favor, contactem-nos. Estamos abertos para contribuir com o melhor debate sobre a realidade da cidade.

Um comentário:

Anderson Gomes disse...

Só pra constar sobre o comentário do cidadão chamado Ederson Branco: não e tão fácil assim obter imagens de circuito de segurança de empresas, para isso e preciso de ordem judicial, o Banco não fornece imagens assim não, tanto e, que já precisei e só obtive através de ordem judicial, e acredito que juiz nenhum assinaria uma pra esse cara somente pra satisfazer sua curiosidade.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar