segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Mocajuba: XVI/ Detalhes da Ação de Improbidade Administrativa que afasta Rosiel Costa (PR), o afasta do cargo, e tenta recuperar os milhões saqueados da prefeitura - Pólo Construções, Rosiel Costa e o Laboratório de Fraudes .....

É isso mesmo minha gente,
Um verdadeiro laboratório de fraudes foi montado para roubar a cidade, além de outros. 
Imagens da Operação Mocajuba
Fonte:MP



Ao invés de dedicar-se a promover o desenvolvimento do município,  aos projetos de geração de renda, ou ainda a questão do lixo, do saneamento.... eles montaram uma equipe especializada em pretensamente transformar roubo em operações legais. 


Não era algo simples exatamente, era algo de "profissional", tinham inclusive os mentores, especialistas no processo, como a contadora MARIA DO SOCORRO PINTO ALVES BATISTA, apontada como responsável pelas questões operacionais das fraudes. Ou das supostas fraudes como manda a etiqueta.



Nos autos consta que ela tinha mais poder que a secretária de administração no governo, coitada da "Concita", era usada pela primeira-dama para rezar na rádio, enquanto outra mandava na casa.


Enquanto isso promoviam festas e ações assistencialistas de massa, do mais baixo-nível para enganar a população. Fico a pensar os cometários sobre a população. E aquele joguinho de futebol para dar tapinhas nas costas dos cidadãos promovido pelo prefeito? 
Gente, um escárnio.




Não deu certo. 
Mas quaaaaase, dá.

Tiremos algumas lições muito importantes. 

Por exemplo: Ninguém pode mais dizer que a cidade não se

desenvolve por falta  de dinheiro, de recursos.

Já sabemos.

Pelo menos isso.




Ao invés de cuidarem da cidade, o grupo Rosiel Costa, usou toda a força e dedicação, segundo  o MP, em um verdadeiro laboratório de fraudes, visto que na sede da Pólo e Point Frio onde houve a ordem de busca e apreensão no contexto da Operação Mocajuba, " em todas as salas existiam documentos necessários para habilitação em certames licitatórios, blocos de notas, papéis timbrados, entre outras, mas essencialmente das empresas":


1)      Porto do Sal,

2)      Engecil, L.S Fundações e Construções LTDA,

3)      Potencial Comercio Construções LTDA, Exata Construções,

4)      Instituto de Profissionalização de Capacitação Profissional, Garantia Engenharia Com. e Serviços, Multinader,

5)      Porto da Palha Comércio e Gêneros Alimentícios,

6)      Aux. Brasil Export Import Comercio LTDA (empresa em nome do filho de Martinho Carmona),

7)      Secapa,

8)      H.B. Dist. De Prod. Ltda, Conterra (que tem como sócio Miguél Océlio),

9)      Comercial Santa Fé ( sócio Luis Alfredo Quaresma de Miranda,

10)   Promarketing,

11)   Liberato Comercial,

12)   Polo

13)   Armazen Santa Clara,

14)   Construbrown,

15)   SECAP,

16)   In Locu Engenharia de Contrato,

17)   Construtora Karajas,

18)   C.S Engenharia, 





Geeennte,


Havia uma organização refinada para enganar os cidadãos e aos 


órgãos de controle de gastos públicos.

Um verdadeiro laboratório mesmo. 


Excelente a analogia do MP.

Laboratório para produzir roubos com cara de transações 

comerciais e prestação de serviços públicos.

Não sei se todos já tomaram consciência do que representa esse 

"esquemão" de fraudes.






E para fortalecer a esperança de quem estava achando que nada  


ocorreria e que a impunidade iria imperar:

Imaginem o tamanho do trabalho que o Ministério Público 

teve! Além do MP ocorreram também as 

investigações do Tribunal de Contas dos Municípios. Grandes 

esquemas de fraudes, pedem grandes e trabalhosas investigações.











Vocês lembram quando foi estourada a Operação Mocajuba, em 


Abril? Pois bem. Dali em diante, imaginem analisar todo o material 

das  escutas telefônicas e as provas recolhidas deram origem a um 

vasto trabalho de análise de tudo.

Vejamos um trecho da decisão do juiz baseando no que disse o 


Ministério Público: 








"A partir desses depoimentos e de outros indícios colhidos em medida de interceptação telefônica, que instrui o procedimento criminal em curso na Procuradoria de Justiça, foi deferida medida de busca e apreensão."



Em cumprimento à ordem, o MP relata que o réu Willison foi encontrado na sede da empresa Point Frio que servia de fachada para a empresa Polo e o mesmo estava em uma sala sentado em uma mesa promovendo a montagem de vários procedimentos licitatórios do Município de Mocajuba dos anos de 2011 a 2013, exatamente os procedimentos que não haviam sido remetidos ao Ministério Público, apesar de requisitados." 

[Nota do blog: Popular "pegos com a boca na botija"].







"A documentação encaminhada ao MP no procedimento apuratório ou apreendida em cumprimento à ordem de busca e apreensão foi encaminhada ao Tribunal de Contas dos Municípios, que teria constatado inúmeras irregularidades."







O MP anexa ao pedido o relatório do TCM e dele transcreve boa parte, para demonstrar diversas das irregularidades verificadas, a indicar a ocorrência de fraudes e de que todos os procedimentos seriam montados, para conferir-lhes a aparência de legalidade.
Com base no relatório do TCM, o MP afirma que todos os procedimentos relativos aos anos de 2010 a 2012 estavam sendo mantados e nenhum deles – frise-se, nenhum deles – estava regular. Com relação aos procedimentos dos anos de 2009 e 2010,  [...]também há evidências de que teriam sido fraudados ou forjados.




Acaso confirmados os fatos articulados na inicial, uma verdadeira Organização criminosa ter-se-ia encastelado na Administração Pública do Município de Mocajuba, [...]" tendo como acusado, ROSIEL SABÁ COSTA. 






E no texto da decisão do juiz ainda lemos:


"A permanecer assim, seriam oito anos de intensa sangria, enquanto a população do município vive à míngua, carente de serviços públicos básicos de qualidade, condizentes com suas reais necessidades".


E o juiz continua,
"O rosário das supostas irregularidades é estarrecedor, indicando que os cofres do Município vêm servindo de fonte a inescrupolosos agentes, alguns travestidos de servidores públicos, ávidos de enriquecer às custas do erário, sem a menor desfaçatez".






Galera, vejam bem. Na mesma decisão tão exaustivamente citada aqui temos alguns exemplo das irregularidades constatadas no curso das investigações: 



"no mês de junho de 2010 foi empenhada de uma única vez em favor da empresa Polo a quantia de R$ 1.967.297.00,00 (hum milhão novecentos e sessenta e sete mil e duzentos e noventa e sete reais), valores estes que foram pagas (sic) de forma ilícita, pois não correspondiam a qualquer contraprestação de serviço ou venda de produtos ou mesmo que tivessem por base procedimento licitatório válido;"

[Nota do blog: Masshúúú]




"A empresa Point Frio chegou a supostamente vencer a Licitação Tipo Convite nº 001/2013, procedimento este que logicamente também foi forjado".




"Nesta mesma esteira a Engecil que também é de propriedade da família Quaresma supostamente venceu a licitação Convite nº 01/2009/2013 cujo procedimento foi fraudado o que ocorreu com a empresa Polo, entre diversos outros, nas licitações: Convite nº 001/2010; Convite nº 021/2010; Convite nº 001/2010;"




"A Concorrência Pública nº 002/2011, que estava sendo montada no momento em que Willison foi preso, e cujo valor do contrato era de Valor do Contrato: R$ 1.641.198,16 (hum milhão seiscentos e quarenta e um mil reais, cento e noventa e oito reais e dezesseis centavos) e não por coincidência a empresa vencedora seria exatamente a empresa Polo;"






[Nota do blog: Mas-shuúúuuúú!!! Era por isso que Rosiel Costa tinha aumentado a bobice  do jeito que se via. Só nessa rimpada eles jusficariam o uso de mais de um milhão e meio.]








 "A empresa Garantia Engenharia que constava nas cópias dos procedimentos licitatórios de 2009/2010 encaminhadas ao Parquet como uma das supostas concorrentes em vários certames, declarou (...) que a documentação da empresa foi utilizada sem autorização ou sequer conhecimento de seus sócios e que todas as assinaturas em relação a empresa foram falsificadas pois (...) jamais participou de qualquer licitação da Prefeitura de Mocajuba;"










[Nota do blog: Mas-olhe-lá-não!!Para justificar fraudes usavam documentação de outras empresas, pelo menos é o que elas dizem.]





"A empresa Polo jamais perdeu em qualquer uma das licitações que foram fraudadas e que tenha pseudo participado."

[Nota do blog: Mas-assim-também-não!!!]




Uma outra questão da decisão ainda é digna de nota:

"Advirta-se que no cumprimento da ordem de busca e apreensão não coincidentemente foram encontrados documentos necessários para inscrição e habilitação em licitações de todas as empresas que supostamente haviam participado nos procedimentos licitatórios fraudados de 2009 a 2012, deixando claro que de fato ocorreu a montagem dos procedimentos. Inclusive vários blocos de notas fiscais em nome de diversas empresas direcionadas a Prefeitura de Mocajuba foram localizados".






Nota do blog: O cinismo era tamanho que, mesmo  depois das 

solicitações do Ministério Público de esclarecimentos, informações 

etc..., ao  invés de parar, frear e se amedrontar... 

Eles tentaram enganar o MP remetendo documentos fraudados 

ou tentando forjá-los  nas coxas para justificar o uso dos recursos do 

povo de Mocajuba.



Estás pensando que acabou?

Tu não sabes da missa a metade!!!

Vás acompanhando ai....

A gente gosta.

5 comentários:

Anônimo disse...

O prefeito afastado está afirmando pelos quatro cantos da cidade que em 10 dias está de volta e ameaçando supostamente os traidores. Quero só ver o circo pegar fogo. Eu chorooo!!!

Anônimo disse...

Eu quero ver e ouvir na TV cidade ele cantar agora a música do Roberto Carlos "Esse cara sou eu"!. Acho mais conveniente ele cantar a música interpretada pelo Paulo Diniz " E agora José?, kkkkkkkkk

Anônimo disse...

aCHO QUE SÓ CABE MESMO A DO WANDLERLEY ANDRADE

Anônimo disse...

ele já chegou até a prefeitura depois de 10 anos, foi reeleito. O povo gosta dele e ele vai voltar e expulsar o irmaozinho da cidade.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar