quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Brasil: A posse de Marta (Mulherada dominando tudo)



Em discurso nesta quinta-feira (13) na posse da nova ministra da Cultura, Marta Suplicy, a presidente Dilma Rousseff minimizou as críticas sofridas pela ex-ministra Ana de Holanda. Para a presidente, ela "enfrentou pressões muitas vezes injustas e excessivas". Dilma ressaltou também a democratização do acesso à produção cultural como uma das prioridades do governo e acabou citando a música "Comida", do grupo Titãs.


"Nós julgamos que a democratização do acesso a cultura, em suas mais variadas formas de expressão, é uma das coisas mais importantes para se agregar à questão democrática, civilizatória. E faz lembrar a música dos Titãs: 'a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte'", afirmou a presidente.
Marta Suplicy ocupará a vaga de Ana da Hollanda, demitida pela presidente na última terça-feira (11). Dilma manifestou confiança no trabalho da nova ministra.


"A ministra Marta tem, pela sua experiência, pelo seu olhar não preconceituoso, capacidade de acolher diferentes manifestações da sociedade brasileira, tem condições plenas de levar à frente essa tarefa de transformar a cultura cada vez mais num centro de articulação de todas as grandes políticas do nosso país."
Dilma disse esperar que Marta “invente outras áreas” no Ministério da Cultura. “Inventar outras áreas é algo que a experiência da ministra Marta dá sustentação para sua atividade. A ex-ministra teve uma experiência desafiadora quando dirigiu a prefeitura de São Paulo. Levar [...] para milhões de cidadãos paulistanos atividade cultural está a altura da experiência também que é necessária para exercer o cargo de ministra da cultura".
Dilma falou ainda sobre os recursos que estarão à disposição da pasta em 2013. A presidente afirmou que os investimentos em cultura vêm aumentando nos últimos anos, mas disse que "ainda há muito a ser feito".
"No que se refere às condições materiais para as realizações dessa tarefa, na proposta orçamentária que enviamos ao Congresso, a ministra vai receber R$ 3 bilhões, aos quais se somam R$ 2,2 bilhões,  que podem ser usados pelas leis de incentivo. Trata-se de um aumento de 65% com relação a 2012. [...] Não tenho dúvidas de que a cultura brasileira merece mais. Sabemos que muito mais temos que fazer", afirmou a presidente.
Dilma listou os princípios que norteiam a atuação do governo na área cultural. "A nossa atualção na cultura tem sido pautada por três grandes princípios: democratizar acesso da população à produção cultural, garantir financiamento contínuo pra circulação da produção cultural e ampliar o financiamento da cultura".
Para a presidente, "nenhuma nação se afirma sem que sua cultura seja celebrada".

Fonte:G1

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar