Em discurso nesta quinta-feira (13) na posse da nova ministra da Cultura, Marta Suplicy, a presidente Dilma Rousseff minimizou as críticas sofridas pela ex-ministra Ana de Holanda. Para a presidente, ela "enfrentou pressões muitas vezes injustas e excessivas". Dilma ressaltou também a democratização do acesso à produção cultural como uma das prioridades do governo e acabou citando a música "Comida", do grupo Titãs.
"Nós julgamos que a democratização do acesso a cultura, em suas mais variadas formas de expressão, é uma das coisas mais importantes para se agregar à questão democrática, civilizatória. E faz lembrar a música dos Titãs: 'a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte'", afirmou a presidente.
Marta Suplicy ocupará a vaga de Ana da Hollanda, demitida pela presidente na última terça-feira (11). Dilma manifestou confiança no trabalho da nova ministra.
Dilma disse esperar que Marta “invente outras áreas” no Ministério da Cultura. “Inventar outras áreas é algo que a experiência da ministra Marta dá sustentação para sua atividade. A ex-ministra teve uma experiência desafiadora quando dirigiu a prefeitura de São Paulo. Levar [...] para milhões de cidadãos paulistanos atividade cultural está a altura da experiência também que é necessária para exercer o cargo de ministra da cultura".
Dilma falou ainda sobre os recursos que estarão à disposição da pasta em 2013. A presidente afirmou que os investimentos em cultura vêm aumentando nos últimos anos, mas disse que "ainda há muito a ser feito".
"No que se refere às condições materiais para as realizações dessa tarefa, na proposta orçamentária que enviamos ao Congresso, a ministra vai receber R$ 3 bilhões, aos quais se somam R$ 2,2 bilhões, que podem ser usados pelas leis de incentivo. Trata-se de um aumento de 65% com relação a 2012. [...] Não tenho dúvidas de que a cultura brasileira merece mais. Sabemos que muito mais temos que fazer", afirmou a presidente.
Dilma listou os princípios que norteiam a atuação do governo na área cultural. "A nossa atualção na cultura tem sido pautada por três grandes princípios: democratizar acesso da população à produção cultural, garantir financiamento contínuo pra circulação da produção cultural e ampliar o financiamento da cultura".
Para a presidente, "nenhuma nação se afirma sem que sua cultura seja celebrada".
Fonte:G1
Fonte:G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário