segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Mocajuba-Brasil-Mundo

"Luxo está relacionado ao consumo consciente", diz Marcelo Rosenbaum




 ideia do luxo como algo para poucos é deixada de lado e ganha novos contornos na feira "Luxo Para Todos", que reunirá designers, artistas e empresas de 23 a 26 de agosto, no São Paulo Arena Convention Center, junto ao Instituto Tomie Ohtake (zona oeste de São Paulo).
Entre os convidados para debater o tema está o designer Marcelo Rosenbaum, que fará uma palestra aberta ao público, neste sábado (25), às 16h, sobre o projeto A Gente Transforma, desenvolvido por ele no Piauí. A participação é gratuita, basta chegar ao local com 20 minutos de antecedência e se inscrever.

Além da programação de palestras, haverá exposição de produtos que seguem a linha do luxo como algo acessível, ligado ao bem-estar e alinhado ao desenvolvimento da economia criativa e regional. O evento tem a curadoria da designer Marisa Ota.





Sãopaulo - "Luxo para Todos" pretende romper alguns conceitos tradicionais no design. Para você, o que é luxo?
Para mim o luxo está relacionado ao consumo consciente, ao valor cultural e a memória.
Como trazer este conceito de luxo para o cotidiano?
Entendendo que o seu consumo pode gerar desenvolvimento real, com respeito a quem produz, a quem consome e a quem usa nossos projetos.
E isso vale para cidades grandes como São Paulo também?
Sim, é preciso entender a necessidade de ter uma nova ótica, uma nova ética e uma nova estética, independente de onde você esteja situado.
Você desenvolve o projeto A Gente Transforma, no Piauí, que será apresentado no evento. Do que se trata?
Vivo em São Paulo, de onde coordeno o escritório Rosenbaum. O projeto do no Piauí foi desenvolvido aqui, no início deste ano, junto com um grupo de profissionais multidisciplinares e estudantes de arquitetura. Formamos uma equipe de 47 pessoas para 15 dias de trabalho junto com a comunidade de Várzea Queimada. Desenhamos juntos novas relações de trabalho e uma nova forma de desenvolvimento a partir do design. A comunidade passou então a produzir uma coleção de 30 peças de artesanato em palha de carnaúba e borracha de pneu de caminhão reciclado, que serão vendidas em todo Brasil.



Essa é a primeira edição?
Marcelo Rosenbaum - A primeira edição do A Gente Transforma aconteceu em 2010 na periferia de São Paulo, no Parque Santo Antônio, e transformou a comunidade com projetos de inclusão social. A ideia central é promover a cidadania através do desenvolvimento local e da valorização do bem-estar individual e coletivo, transformando em oportunidade os problemas que afetam famílias que vivem em condições precárias.


E como surgiu a ideia de levar o projeto de São Paulo para o Piauí?
Primeiro por ser um dos lugares com menor Índice de Desenvolvimento Humano do País e com grande potencial no artesanato. Com Várzea Queimada queremos mostrar que é possível gerar desenvolvimento, resgate da identidade cultural e conhecer as histórias que construíram o nosso país, a partir de um novo olhar do design.
Luxo para Todos - São Paulo Arena Convention Center - r. Coropés, 88, Pinheiros, zona oeste, São Paulo, SP. Qui (23) a dom. (26): 11h às 20h. Grátis. www.luxoparatodos.com


Veja mais da galeria aqui





























http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/1138899-luxo-esta-relacionado-ao-consumo-consciente-diz-marcelo-rosenbaum.shtml

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar