quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Abaetetuba (PA): Mal de Chagas


Abaetetuba registra novo surto do mal de Chagas
 
 

 
Alerta
Onze casos da doença são confirmados pela equipe da Sespa
município de Abaetetuba, no nordeste paraense, registrou o segundo surto da doença de Chagas desde o início do ano. Dos 35 casos diagnosticados no Pará, onze são da cidade. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a suspeita é que as ocorrências estejam relacionadas ao consumo de açaí, já que das pessoas identificadas com a doença, três são da mesma família, sendo um deles batedor de açaí.
De acordo com a coordenadora estadual do Programa de Doença de Chagas do Estado, Elenild Góes, as vigilâncias sanitária e epidemiológica do município identificou os casos e acionou o Estado. Todos as pessoas infectadas estão recebendo tratamento no Hospital Universitário João de Barros Barreto, referência no tratamento da doença. "Registramos este segundo surto em Abaetetuba. O primeiro aconteceu no início do ano com cinco pessoas diagnosticadas com a doença de Chagas", explica.
Segundo a Sespa, o Pará ainda é o Estado com o maior número de casos da doença no Brasil, com cerca de 80% dos registros do país. O Estado identificou, no ano passado, 141 casos. De janeiro a agosto de 2012, a secretaria já somou 35 casos, deste total, uma pessoa do município de São Miguel do Guamá faleceu.
Além de registrar o maior número de casos da doença, o Pará também apresenta uma peculiaridade, já que a forma de transmissão acontece por via oral, diferente de outras localidades. Por este motivo, a suspeita recai sobre o consumo de açaí, principalmente, porque os aumentos de registros coincidem com a safra do fruto.

Fonte: Portal ORM

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu sinceramente espero que a vigilância sanitária do município de Mocajuba faça um trabalho de concentização sobre manejo adequado do açai para nossos batedores. Pois a preocupação é muito grande em relação a Doença.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar