sexta-feira, 20 de julho de 2012

Feliz dia do Amigo a Todos e Todas



****************************************************************************************************************************geente, nestes anos de blog, nossa amizade consolidou-se e eu sigo cuidando do espaço para manter essa "amizade" do século XXI com vocês. 
Muito Obrigada. 
****************************************************************************************************************************
Um dia para celebrar a união, a cumplicidade, a parceria. Esta sexta-feira (20) é popularmente conhecida como o Dia Internacional do Amigo ou da Amizade, em mais de 100 países. Esta data, além das comemorações e dos presentes, serve para a reflexão sobre o que é, de fato, a amizade nos dias de hoje. A professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Niamey Granhen Brandão da Costa, comenta a respeito de como essas relações são construídas na contemporaneidade.
Na opinião da professora, mestre em Psicologia Clínica e Social, com uma abordagem psicanalítica, as amizades atuais tendem a se formar de maneira mais efêmera, porém com menos preconceitos: “Hoje as relações são mais líquidas, ou seja, o que se torna mais relevante é o ter e não o ser, influenciando a duração das relações afetivas e, consequentemente, nas amizades menos duradouras. Por outro lado, antigamente existiam mais preconceitos com relação às amizades entre homens e mulheres, pois as pessoas podiam achar que existia algo mais, assim como também existia uma hierarquia de classes sociais.”
Muito além de Bolinhas e Luluzinhas – “Quem disse que homens e mulheres não podem ser amigos? Relação entre pessoas de sexos opostos não implica, necessariamente, um namoro ou algo mais”, é o que afirma Leandro Oliveira. O estudante, que mantém uma amizade de seis anos com a também estudante Camila Santos, conta que ainda ouve piadinhas de quem duvida da relação. Camila diz que essa mentalidade é herança de um passado machista, “que ainda existe em uma sociedade como a de hoje, em transformação. Isso está mudando, e cada vez está se tornando mais natural.”
Niamey concorda e diz que os jovens não seguem o pensamento machista. “podemos verificar muitas amizades entre adolescentes, independente do sexo, já não é mais regra os clubes de  ‘Bolinhas e Luluzinhas’”, afirma, destacando o fato de as mulheres participarem mais ativamente da sociedade. “As mulheres estão inseridas em diversas atividades que antes eram exclusivas de homens, e deste modo, com a convivência, as relações de amizade vão se estabelecendo.”
Mão dupla – MSN, TwitterGoogle+Facebook... Não são poucos os sites de relacionamento disponíveis na internet, ferramenta ambígua, que pode unir pessoas de maneira vaga, ou ser o berço de amizades duradouras. É o caso da advogada Andreza Filizzola, que conheceu um grande amigo a partir do Twitter, e desde então só fortaleceu a relação. Andreza acredita que, havendo amor, as ferramentas virtuais podem ser benéficas, mesmo com a distância entre eles:. “Espero que meus filhos sejam amigos dos filhos dele, e que saibam que distância não é somente obstáculo, mas caminho para que tudo que se sonha distante torne-se realidade.”
A professora da UFPA, no entanto, alerta para as duas faces das mídias sociais, que podem aproximar e afastar pessoas com a mesma rapidez, e também fala sobre a exposição na rede, que pode impedir que os vínculos gerados virtualmente sejam sólidos.
“Porém, se o uso desses veículos for feito de forma mais amadurecida, é mais provável que seja favorável às amizades, pois facilita o contato. O que antes era feito por cartas, telegramas e demorava bastante, hoje é muito diferente, facilitando os contatos sociais”, afirma a também psicóloga, que finaliza reforçando o que deve ser prioridade em relações como as que são celebradas, nesta sexta-feira. “O importante é estabelecer amizades sinceras, desinteressadas, que respeitem a singularidade das pessoas, e que, assim, tendem a ser mais sólidas e duradouras.”
Texto: Gustavo Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Ilustração Coletânea da Internet (Link)

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar