sexta-feira, 15 de junho de 2012

Mocajuba: PRAZO TERMINANDO E A OPOSIÇÃO AJUSTA SEUS ÚLTIMOS DETALHES DOS ACORDOS PARA ENFRENTAR O ATUAL GOVERNO MUNICIPAL NAS URNAS E FORA DELA, NO DEBATE COM A SOCIEDADE CIVIL

Veja o que diz o "PlantãoMocajubense" sobre os últimos movimentos.  Um dos candidatos passou por grave crise no grupo. 








Mas como Zeca Guimarães (PSDB) informou ao blog  tudo já foi resolvido. 
Os dissidentes do PPS, do PT e de outros partidos que fecharam acordos com atual prefeito Rosiel Costa em troca de apoios, cargos e vantagens para atuarem até as eleições - estão tentando reerguer a idéia de uma candidatura do PSDB. 
Zeca Guimarães (PSDB), conhecido como  ZecadoBi, não possui o que chamam de grupo orgânico. Aquele grupo organizado que atua junto e em bloco por longo tempo.






Então, como muita gente ficou de fora dos acordos com a situação. 
[Não dá para dar  tudo que todos dos grupos da base do governo querem né? ]
E mais os dissidentes por convicção e impossibilidade de aturem junto com o atual prefeito também ajudam a engrossar esse caldo daqueles que já estavam com ele antes [Ver. Estélio, ex. ver. Piquiá, Dyego Braga]
Na verdade, ZecadoBi, sozinho torna-se uma referência para aqueles que estão ainda sem posição definida no jogo lideranças periféricas e que vêem na figura de ZecadoBi uma forma de entrar no jogo.








Jose Antônio Guimarães (PV), o mocajubense pródigo e determinado a tornar prefeito, a exemplo de Seu Tio Nário Guimarães que governava Mocajuba em uma era anterior a emergência de Wilde Colares - que por sua vez apareceu como grande renovador de uma época de revezamento do poder na cidade entre uns poucos grupos, dentre eles João Costa, "Pequenino Sabá" (pai do Boibojú) e  outros. 







Pois bem, é um projeto de longo prazo ainda. Ele ele continua firme em seu propósito - ele e sua equipe formada por ex-wildistas e novos nomes da política eleitoral local com prof. Marcos. Até agora não há definição de seu vice e ele busca apoio de Fátima Braga e Amadeu Braga no seu empreendimento. Fátima Braga disse ao blog que o PMDB não fechou com o prefeito Rosiel Costa. E vai para Mocajuba conversar com todos os pré-candidatos e pré-candidatas. 









A nosso ver, a grande questão da oposição hoje é que ZecadoBi (PSDB) assuma o comando do seu grupo.
Afinal, é preciso ouvir as bases, mas líder tem que assumir postura de líder. Assim, talvez ele consiga negociar boa composição junto a Alda Ferreira que segue firme na agregação de aliados a sua candidatura. Dizemos isto porque, ele não tem falado "de homem-para-mulher" com Alda Ferreira, possui intermediadores demais e assim não vai conseguir, INCLUSIVE REPRESENTAR AQUELES QUE ACHAM QUE ELE FOI UM BOM SECRETARIO DE EDUCAÇÃO E QUE VOTARIAM NELE NOVAMENTE. Um grupo pequeno, mas firme na simpatia à ele.







Ele não é popular o suficiente para arrebatar multidões. Não tem muita intimidade nem com a feira de sua cidade. Mas é bem formado, capacitado, poderia muito bem com a experiência que tem e mais agregação de novas lições da transparência pública ser a o comandante do setor de educação. 









Vamos dar a César o que é de César. 
Ele é bom. 
E a situação está morrendo de medo desse cenário Alda Ferreira e ZecadoBi.
Se ZecadoBi for sozinho, perde. E ele que nunca foi "político" talvez tenha nessa oportunidade, quando um grupo ainda lembra de seus supostos bons feitos na educação a possibilidade de firmar-se como liderança na cidade. 


Antes disso, precisa se afirmar dentro de seu grupo.
Capitão é capitão.
Base é base.
É preciso ser democrático, mas grupo sem liderança ou com liderança demais não segue rumo nenhum.





Dizemos isso, porque pelo menos ao blog Alda Ferreira já disse que ela não abre mão de comandar a oposição. E passou os últimos 16 anos se preparando para ser prefeita de Mocajuba.
ZecadoBi, essencialmente, não é "político". Passou os últimos tempos fazendo o que de melhor sabe fazer: advogar em Belém do Pará.











Alda Ferreira  enfrenta dois graves problemas o preconceito contra mulher e contra governante de origem popular. Preconceito este que não vêm do povo, vem daqueles que sempre estiveram em boa posição política-econômica e social na cidade. Vejam que o poder em Mocajuba, desde os tempos imemoriais está nãos mãos de algumas famílias. Quando as lideranças populares são chamadas para compor o governo é apenas para assegurar a inserção junto ao povo. Assim foi com Edno Rocha (PT) e Alda Ferreira (DEM). Quando a eleição era definida pelas ruas do centro da cidade isso estava valendo.






 Mas hoje quem decide a eleição em Mocajuba é o povão do Bairro Novo, da Campina, da Pranchinha e do Monte Alegre.
Se Alda Ferreira fosse sozinha e perdesse - nestas frentes ela continuaria a avançar. 
Porque ela, já é "política". Tem nome no governo do Estado. 
Já define posições e cargos e etc tal.
Pode até ter problemas, mas se o povo de Mocajuba participar, não tem problema porque quem manda é povo através da fiscalização e do controle social.
Esse sim é o grande problema estrutural da cidade hoje.










Outro grave problema que todos os pré-candidatos enfrentam, inclusive e especialmente o atual prefeito, mas não só, posto que hoje todos os demais não conseguiram apresentar um PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PARA CIDADE, ESPECIALMENTE, COM TRANSPARÊNCIA NO USO DOS RECURSOS E PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NA DEFINIÇÃO DOS USOS DO DINHEIRO DOS MOCAJUBENSES QUE DEPOIS QUE ENTRA NA CONTA DA PREFEITURA TORNA PRISIONEIRO DE UMA ENORME CAIXA PRETA.










Mas ainda é tempo.
E você que está lendo o blog e pensando "Esse bando de bandido, ladrões, não me enganam mais e etc tal.
Comungo com você !!!
Não nestes termos, é claro. 
Mas na descrença.
A descrença é algo que assola toda a sociedade brasileira e destacadamente Mocajuba.






Mas se você não participar talvez a coisa mude de figura.
Aproxime-se.
Proponha.
Provoque.




Nesse momento, eles vão lhe ouvir.
Assume-se com cidadão e cidadã de sua cidade.











Ou ...

Depois...

Não adianta mais reclamar.










Eu tento analisar a situação com cabeça de cientista e estudiosa da cidade.
E torço que Alda Ferreira (DEM) e Zeca Guimarães (PSDB) encontrem a melhor composição e consigam construir uma boa proposta para que a população possa se posicionar diante de algo possível e renovador.
Já imaginaram termos apenas um candidato para votar? 
Ou não termos uma escolha plausível?!!










6 comentários:

Anônimo disse...

se fosse QI quem indica o zeca do bi seria prefeito.sempre foi costumaz nessa pratica,nunca consegui algo por merito.sempre ta na aba de alguem.agora como eleição é luta pelo voto.coisa que ele não está acostumado.vai desistir sim.fraquissimo.tem que desistir mesmo prá não passar vergonha

Anônimo disse...

aeleiçao começa dia 15 de julho e ai se depender da vontade de Deus Nossa Mocajuba vai ter o Candidato a Prefeito do Povo com sete Proposta de Governo Phs Seja mais um na Familia 31(só se falao de Rosiel alda zeca do bi jose guimaraes mais não perguntão para o Povo do Pre Candidato a Prefeito Lindon wander ainda nao Terminou o segundo Tempo.....

Anônimo disse...

Vergonha na cara eles não tem mesmo Zeca do bi e Alda tem a cara de pau de se lançar a candidatos já Basta o Rosiel Socorro meu Povo kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

mas cara de pau mesmo e do marido da alda pregando lição de moral kkkkkkkkkkkk é piada isso.cara deveria ter vergonha na cara e ficar quieto

Anônimo disse...

Se ue fosse você, não falava em vergonha na cara porquepor você tambem não tem, já quer voltar para o poder denovo, pensa que já esqueceram de como tu humilhava os outros quando ocupou cargo no governo.

Unknown disse...

A decisão é muito difícil, olhando pela ótica do poder, pelo poder. Entretanto Mocajuba tem agora uma oportunidade do povo eleger alguém do meio. Chega de enrraizar no poder esse pessoal que só pensa em sí.
Agora a oposição deve parar de tanto frik frik e se unirem todos contra esse governo que não foi eleito pelo povo, pois o eleito com os votos dele foi Wilde colares.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar