quinta-feira, 24 de maio de 2012

Baixo-Tocantins: Fórum de Educação Profissionalizante


Foto: Agencia Pará







Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 23/05/2012 às 14:23

Encerrou na tarde de ontem, 22, no município de Barcarena, região nordeste do Estado, o Fórum para a instalação das Escolas de Educação Profissional e Tecnológica. Os municípios de Breves, Tomé-Açu, Xinguara, Novo Progresso, Tucuruí, Santarém, Santana do Araguaia, Parauapebas e Barcarena foram visitados por técnicos da Coordenação de Educação Profissional (COEP), da Secretaria de Estado de Educação, no período de 07 a 22 de maio, para que juntamente com alunos, professores, gestores das Unidades Regionais de Educação (URE's) e representantes da sociedade civil, escolhessem os cursos que serão implantados nas escolas tecnológicas que atenderão os estudantes destas localidades.
Em Barcarena, a reunião garantiu apenas a definição dos eixos. Discussões posteriores apontarão quais os dois cursos que serão ofertados para a comunidade do município. Até o momento, no eixo Ambiente, Saúde e Segurança, os cursos mais cotados foram o de Agente Comunitário de Saúde e Química; e no eixo Controle e Processos Industriais, as discussões iniciais geram em torno dos cursos de Metalurgia e Eletromecânica, o que na opinião da comunidade, atenderá as necessidades do município que tem sua maior empregabilidade voltada para as grandes empresas ali instaladas: Albrás/Alunorte.
“Acho que os cursos propostos inicialmente são bons para o município, apesar de que eu gostaria que fossem ofertados os cursos de Segurança no Trabalho e Logística”, defendeu a estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Palmira Gabriel, Adrielli Barros, 18 anos. “Como temos duas grandes empresas instaladas e que possuem um trabalho difícil e até meio arriscado, acho que o curso de segurança é muito importante para elas. Então, é bom que tenham profissionais competentes e formados por aqui. Assim, eles não tem que buscar pessoas de fora, deixando os moradores desempregados”, diz a estudante.
Para o gestor da 3ª URE, Horácio Cardoso, a implantação de uma escola profissional na localidade representa muito mais do que crescimento e melhorias para o município. “Com a implantação dessa escola vamos, se não acabar, mas pelo menos diminuir os subempregos. Antes, os alunos concluíam o Ensino Médio e, caso as famílias não tivessem condições de mandá-los estudar em outro local, eram obrigados a arrumar qualquer tipo de emprego para sobreviver. Agora, a escola vai proporcionar qualificação e oportunidade de emprego sem que eles precisem deixar a cidade”.
A unidade atenderá estudantes dos municípios de Barcarena, Abaetetuba, Igarapé-Miri, Moju, Acará, Mocajuba e Limoeiro do Ajuru e é uma das 11 Escolas Tecnológicas em construção no Estado, a partir de um investimento de cerca de R$ 63 milhões do Programa Brasil Profissionalizado, do Governo Federal. Atualmente, o Pará possui 14 escolas em plena atividade, cinco na Região Metropolitana de Belém e nove no interior. Nas mais variadas regiões, os cursos escolhidos observam a necessidade da localidade e o atendimento às empresas e à comunidade, garantindo, desta forma, a utilização da mão-de-obra no próprio município.

Texto:
Fabiana Batista - Seduc
Fone:             (91) 3201-5181       /             (91) 8731-8201      
Email: inezfabianabatista@gmail.com

Secretaria de Estado de Educação
Rod. Augusto Montenegro Km 10, S/N. Icoaraci, Belém-PA. CEP: 66820-000
Fone:             (91) 3201-5205       / 5005 / 5180 / 5008
Site: www.seduc.pa.gov.br Email: gabinete@seduc.pa.gov.br

Um comentário:

Anônimo disse...

mas que coisa heinn.atentado a candidata alda e que bandido ruim de tiro deve ser preso por nao ter acertado o alvo

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar