terça-feira, 24 de abril de 2012

" Vida de mocajubano fora de casa"



  (Essa aki em cima sou eu)
Oi, meu nome é Camila tenho 18 anos e sou mocajubense.  Aos 17 passei por uma experiência incrível, fui aprovada no vestibular do IFPA (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará)- campus Tucuruí no Curso de Ciências Biológicas, o que consequentemente me obrigou a ir morar em outra cidade.
Tudo começa no ano de 2010, eu estava concluindo o 3º ano do ensino médio e ao mesmo tempo me preparando para uma maratona de provas de vestibulares as quais realizaria no mesmo ano. O ensino médio foi e sempre será a fase mais incrível de todas, como não se lembrar do 1º ano (2008), a euforia do primeiro dia de aula no CIM, a escola nova os colegas novos, enfim tudo é novo e ao mesmo tão complicado, no meu caso bem triste uma vez que eu fui separa dos meus três melhores amigos no mundo todo: Yana (a vaquinha rsrsrsrs), Jessé (o poeta, o meu grande amor) e Fátima (minha doce irmã), esses momentos difíceis foram importante para o meu crescimento e amadurecimento.
No ano de 2009 eu estava cursando o 2º ano do ensino médio na Escola Isaura Baia, voltei para perto dos meus amigos, então as coisas tornaram-se fáceis ao lado deles. Tudo correu normalmente naquele ano, estudei muito, como sempre é claro rsrsrsrsr..., contudo também me divertir ao lado de pessoas maravilhosas. 
Agora caro leitor voltemos ao ano de 2010 o ano mais legal e complicado, estava com 16 anos começando o 3º ano, mais conhecido como ano do desespero porque eu tive que estudar muito, mais do que já estudava, escola pela manhã, revisão a tarde cursinho a noite e aula de redação nas quintas-feiras com minha querida professora Socorro Campos (A tia Help) e quando chegava em casa ainda tinha muita leitura até umas 2h da manhã que era quando a minha vovó percebia que estava acordada e me colocava para dormir.
Os dias corriam, e a cada dia que passava mais ansiosa e morrendo de medo ficava da tão temida prova do vestibular. Preparei-me o ano todo para isso, porém “nem só de estudo vive o homem”, também me diverti muito ao lado dos meus amigos, choramos nos momentos difíceis, sorrimos nos momentos de alegria. E superamos todas as dificuldades juntos.
Eis que chega o grande dia, o desespero já começa na inscrição é uma decisão muito difícil! É o seu futuro que esta em jogo! É hora de crescer! Se tornar responsável. Então, qual curso escolher? Aquele que eu me identifico? Aquele que a minha família quer que eu faça? Ou o que dá mais dinheiro? NUNCA esquecerei as sabias palavras da Profª Socorro Campos em uma das suas aulas magistrais: “não é você que escolhe o curso, é o curso que te escolhe”, parece um papo meio filosófico, mas hoje eu acredito cegamente nessa hipótese, sou a prova viva de que realmente acontece assim.
Meu sonho sempre foi cursar Direito, queria ser juíza, e foi a minha primeira opção na UFPA, contudo a UEPA não ofertava o curso que eu queria logo tive que selecionar  outra área do conhecimento então a minha paixão pela química falou mais alto e deu certo fui aprovada em Química mais não em Direto, só que não desistir muito facilmente do Direto ainda me restava o ENEM, minha nota foi muito boa o que me permitiu a realização da minha inscrição no PROUNI, Direito novamente e Administração e no SISU com Ciências Biológicas no IFPA, para minha surpresa não consegui minha aprovação em Direito, contudo em Administração e Ciências Biológicas, mais uma decisão complicada o qual eu deveria escolher, optei pelo último.
Morar fora de casa é um sonho para qualquer jovem ou adolescente, principalmente se for em outra cidade, que é o meu caso, imagina só você com 17 anos no auge da sua juventude morando longe de casa, sem os seus pais por perto para te dizer o que fazer como fazer. Realmente a primeira impressão é essa. Porém, não é bem assim, por mais que a nossa família seja um pouco rabugenta, chata, problemática eles fazem muita falta, os amigos então nem se fala, eu os via todos os dias, hoje só nos falamos por telefone e nas férias e por incrível que pareça a nossa amizade “continuou a crescer mesmo com a longa distância”.
Quando cheguei a Tucuruí tudo era diferente, a faculdade, as festas, a diversão, as viagens com os colegas de turma, os congressos, as pessoas, tudo novo, parecia simples no começo mais não foi e não tem sido, são inúmeras as responsabilidades, você se torna dono do “próprio nariz”, se torna responsável por cada um de seus atos e o pior encontra-se sozinho, uma vez que todos aqueles que ama vão estar longe de você, nessas situações amadurecer torna-se inevitável. 
Já faz um ano e meio que moro em Tucuruí, e confesso que ainda estou me adaptando a tantas novidades, como morar “sozinha”, ter o meu próprio dinheiro e o pior saber administrá-lo, além de valorizar mais cada coisinha, por menor que seja da minha casa em Mocajuba e da minha cidade querida. 
A Faculdade é um sonho para mim, tudo o que eu faço é em função do meu curso de Ciências Biológicas ou simplesmente Biologia, ele me escolheu e hoje sou completamente apaixonada por essa ciência. Minha vida aqui em Tucuruí tem sido muito corrida, estágio aula, tem dias que eu pareço um zumbi rrsrsrsr... O cansaço, na maioria das vezes toma conta do seu ser e o estudo acaba tornando-se um fardo pesado demais, da vontade de desistir, ai você pensa: Será que vale a pena mesmo jogar fora tudo o que eu conquistei com tanto sacrifício? Parafraseando o Seu Everaldo pai de uma grande colega de turma, sempre que ele me dava carona até em casa e eu começava a reclamar da vida ele me dizia “o que você prefere estudar ou vender banana na feira?” depois de rir bastante respondia que preferia estudar claro, até porque querendo ou não nós universitários somos a massa crítica desta sociedade, pelo menos era para ser rsrsrsrsrsrs.
Em suma é muito bom morar sozinho nos tornamos independentes, maduros e responsáveis, ou seja, nós crescemos e aprendemos a agir como adultos. Contudo os problemas são inevitáveis e fundamentais ao nosso crescimento, nunca estaremos preparados de fato para a vida para lidar com determinadas situações, o importante é nunca desistir, eu tenho persistido todos os dias em busca dos meus objetivos e por mais longe que eu esteja, a minha família e os meus amigos sempre estão ao meu lado.
A você que irá prestar vestibular esse ano meu conselho é: Estude! Porque quando você estiver formado, fora ou dentro da Universidade poderá se divertir o quanto quiser conhecer lugares maravilhosos e pessoas inteligentíssimas. É um investimento que vale a pena. Eu apostei e deu muito certo, não me arrependo de nem uma noite que perdi de sono, para ficar estudando (continuo fazendo isso até hoje rsrsrsrsr) e se você for morar em outra cidade, como eu, esteja preparado serão inúmeras as vitórias, as derrotas e as lágrimas... E lembre-se! Quanto mais difícil for o caminho a ser percorrido o gostinho do sucesso é sempre melhor!

Camila Miranda Pereira 

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar