sexta-feira, 6 de abril de 2012

A SEXTA-FEIRA SANTA: MAS A AGONIA AGORA É NOSSA ELE JÁ FEZ SUA PARTE


 

Hoje é um bom dia para reflexão. O dia que Cristo foi torturado, morto e sepultado. Chama-se Sexta-feira da Paixão - metaforicamente, um ato de amor e entrega. Um ato de crença em um mundo melhor, de pessoas melhores. 






*** 
Cristo,  para mim, era um cara revolucionário que cultivava a idéia de um mundo melhor, não apenas depois da morte. Ele lançou-se contra os poderes constituídos pregando a confiança (fé), o entusiamo (deus dentro de si) e o amor.



***


Confiança:  a idéia de que tem alguém zelando por nós e que tudo vai dar certo é um poderoso instrumento para qualquer um.




***
Entusiamo: mesmo diante das adversidade a fé inabalável assegura que você siga em frente. A origem da palavra entusiamo significa "Deus dentro de si". 






***
Amor: foi sua mensagem mais poderosa. Lembre que ele fez da sua vida um exemplo de perdão, solidariedade, união, as outras face do amor - o querer muito bem.




Mas quem era esse cara ? 



Jesus, era um cara de carne e osso vivendo  em uma época muito ruim. Nos primeiros anos após sua morte ele não tinha mais que mil seguidores. As pessoas reconheceram-no como filho de Deus nos tempos seguintes. Na realidade, existiam mais de 20 profetas que se auto-intitulavam "o Messias" da época. Mas foram as suas idéias que se perpetuaram.  



Você lembra da época em que ele viveu? 




Era a Era do Império Romano.  Ao que consta,  Jesus - era um cara de carne osso que vivia em um tempo muito ruim. Uma pessoa real, insatisfeita com a seu mundo. Um mundo de imperadores, de governantes ruins que subjugavam os povos, que se apoderavam das sociedades usurpando tudo que era possível.  


Maquete - Jerusalém na Época de Jesus




As circunstâncias em que Jesus Cristo, já adulto, teria surgido na cidade de Jerusalém eram altamente explosivas. Gente, era um vuco-vuco... Com uns caras esnobes e cheios dos trick-trick que se achavam donos do mundo.  Imperadores e seus cupinchas mais chegados na rebarba do poder.






Mas você sabe que o povo só é leso quando quer, né ?


A Palestina jamais se submeteu  totalmente ao domínio romano. 




Não. 



Gente, materializem, ele viveu em Jerusalém, antiga Judeia. 
Láááá, no Oriente Médio. Entre a África e a Europa. 





Mas o domínio sobre tudo e todos era de uns caras que vinham  de Roma associados a uns grupos locais também dominadores e os abusos de poder e corrupção eram coisas  muito fortes e denunciadas por outros profetas. 






Roma, o centro do poder, era longe, longe dali.  
Na realidade, onde Jesus vivia, era uma sociedade formada de uma pequena elite ligada ao império (uns pela-saco) e uma graaaande massa de miseráveis em muitos pequenos povoados. 







Mesmo com suas elites muito ruins, a Palestina não se submetia totalmente, não aceitava. 






Isso   levou  o Império a uma postura repressiva em relação à população local, que reagia inclusive por meio de movimentos armados contra a presença romana. 






O pau comia de verdade por lá!!!!






Mas era sempre uma guerra muito desigual quando o poder das armas estava com um grupelho que avançava sobre toda a gente. 
Era muito difícil enfrentar o império e aqueles que abusam do poder.










Em  meio a essa confusão ......




Em meio desse  clima politicamente tenso que Jesus procurou exprimir uma mensagem baseada no amor ao próximo, no perdão às ofensas e no desapego aos bens materiais. 










Tal mensagem em nada (em tese) ameaçava o domínio romano, mesmo porque, segundo os Evangelhos, Jesus sempre enfatizou que sua pregação nada tinha de política, que o reino a que se referia não era um reino terrestre.





Mãããs.....Por outro lado, o caráter explosivo da região, aliado à postura romana de combater sistematicamente o surgimento de lideranças que pudessem ofuscar o predomínio do Império, faziam de Jesus um inimigo potencial para Roma. 










Outro elemento a ser considerado é a atitude comum do Estado romano de procurar aliar-se às elites das áreas dominadas, utilizando-as como um elemento de controle sobre os setores populares. 








Dessa forma, a condenação a Jesus imposta pelos romanos seria um ato de simpatia para com as autoridades religiosas judaicas, que já o haviam repudiado como blasfemo.




Segundo os Evangelhos, Jesus foi preso pelos romanos, sob a acusação de conspirar contra o Império. Torturado, foi condenado à morte e crucificado no ano de 33, a mando do procurador romano Pôncio Pilatos. 










Depois que Jesus foi morto. Suas idéias ainda ficaram 300 anos sendo cultivadas por pessoas comuns e totalmente reprimidas pelo donos do poder. Trezentos anos, gente, que a elites perseguiram as idéias cristãs. Fato é que o Cristianismo era a única opção de consolo espiritual para a grande massa de miseráveis que o império produzia. 

****

E vocês acham que ele não sabia dos riscos que corria ? 
Sabia. 

Em Lucas 19, 41-44, ele chora sobre Jerusalém. 


Após caminhar cerca de cento e trinta quilômetros, vindo da Galileia e atravessando a Samaria, Jesus com seus discípulos aproximam-se de Jerusalém.  Jesus tentou esclarecê-los várias vezes, falando sobre as provações que o aguardavam nesta cidade. [...]



Jerusalém é uma cidade fundada por Davi, que aí centralizou seu poder. Este poder se assentava sobre três pilares: a burocracia, o exército e o culto religioso. 



[...] Porém já os profetas do Primeiro Testamento denunciavam o abuso de poder e a corrupção que aí reinavam. Com a invasão da Babilônia, cidade e templo tiveram sua primeira destruição. Os mitos não resistem para sempre, diante da realidade. 



Já perto da cidade de Jerusalém, Jesus chora sobre ela. A cidade está entregue nas mãos de ambiciosos e cegos de poder que rejeitam a paz e, ao pretenderem fazer a guerra, serão destruídos



Jesus visita Jerusalém, porém e o resultado vocês já conhecem.
 Ele é rejeitado e morto. 
A próxima visita a cidade será do imperador romano Tito com suas tropas, que incendiarão a cidade com o Templo.



*********************

Inspiremo-nos!!! 
Ele morre e suas idéias frutificam.

Jesus Chora Sobre Jerusalém
Amor, entusiamo e confiança !!!

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar