terça-feira, 3 de abril de 2012

MOCAJUBA: MUITAS MORTES NA CIDADE, MAS A CIDADE PODE SUPERAR ISSO

Este blog não preza muito sua "página policial". Mas na última semana várias mortes violentas ocorreram na cidade. (Veja Aqui) A falta de segurança, apesar do efetivo policial ter aumentado, dos altíssimos investimentos na Guarda Municipal, do investimento do governo do Pará  na melhoria dos equipamentos de combate (ex. Viatura) - a violência transforma a cidade e preocupa.



E os jovens são vítimas dele mesmos. Vítimas da história da cidade. E vítimam toda a sociedade. O problema avoluma-se e ganha ares incontornáveis.


Fato é que Mocajuba, diferente da Mocajuba da década de 80, torna-se uma cidade cada vez mais desigual, marcada pela ausência de políticas de desenvolvimento e inserção social. Quase três décadas de fracassos sucessivos no espaço agrário e nenhuma política de geração de emprego e renda. 

Produção de Cacau Ex. do Potencial Mocajubense
Difícil lidar com isso sem política de desenvolvimento.  

Semana que vem divulgo os dados da desigualdade mocajubense para vocês. 
Terrível.


A sociedade precisa construir novos pactos que possibilitem a construção de um projeto de futuro para cidade. Temos grandes potenciais, mas temos líderes terrivelmente ruins no que tange a construção de políticas de desenvolvimento que conduzam Mocajuba para um caminho socialmente justo e ambientalmente seguro. No entanto, a sociedade é dona de seu destino. É preciso apenas tomar consciência de seu poder e de seus potenciais para buscar a superação do quadro em que vivemos.

15 comentários:

Luis Alberto disse...

Tudo isso é bastante revoltante,a segurança sinceramente as vesses ta deixando a desejar em relação a tudo ... TRÁGICO

Luis Alberto disse...

Tudo isso é bastante revoltante,a segurança sinceramente as vesses ta deixando a desejar em relação a tudo ... TRÁGICO

Luis Alberto disse...

Tudo isso é bastante revoltante,a segurança sinceramente as vesses ta deixando a desejar em relação a tudo ... TRÁGICO

Anônimo disse...

Esqueceste do Grande Programa do Dendê Carmen. que já está gerando emprego e renda na cidade.

Carmen Américo disse...

Caro anônimo das 11:29.

Na verdade não computei como política de desenvolvimento local, posto que:

1.È um Programa Nacional, no qual Mocajuba insere-se por conta de sua localização;

2. A prefeitura local, faz mídia com o Programa que ela não tem mérito nenhum e por várias vezes já entrou em conflito direto com os representantes da Petrobrás em Mocajuba, por não cumprir quesitos básicos da parceria, como por exemplo, manter a Estrada de Acesso a Fazenda que abriga o viveiro. Ou seja, não o governo atual não faz, faz mídia com o que ele não construiu e não faz o que lhe caberia fazer.

É ainda um projeto exógeno que ainda não emplacou. Mas vai emplacar. Vai transformar a agricultura de terra-firme em Mocajuba. Mas a longo prazo e isso independe da Prefeitura.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Carmen Américo disse...

Anônimo, das 11:41,
Seu cometário foi excluído e parcialmente censurado. Não dá para vir aqui e acusar o secretário de segurança de "extermínio e pedofilia". Se você apresentar as provas ou depoimentos a gente publica.

Vamos entrevistar o secretário e saber o que ele acha do que você diz.


Nos últimos dias fomos bombardeados de informações provenientes de Mocajuba, através do programa jornalístico do SBT, nas reportagens tivemos de tudo. Mais o que nos impressiona é o Prefeito vir a TV e verbalizar que a segurança do município é coordenada por ele, agora vigie só, como pode entregar a segurança pública de uma cidade nas mãos de --------------, como é o caso de seu Secretário de segurança, JADIELSON MEIRELES, como pode um sujeito desses dizer que cuida da segurança, que preparo técnico tem um elemento desse, que moral um papa chibé desse tem para gerenciar alguma cois.Não é pra menos, é por isso que Mocajuba tá um caos.

Carmen Américo disse...

Anônimo, não querendo defender o Jadielson, mas ser papa-chibé não desmoraliza ninguém.

Ègua!!! O que vai ser de mim?

Carmen Américo disse...

Não adianta. Não vai sair.

Eu, não tenho nada contra Jadielson, acho inclusive que ele ficou um charme parecendo o "Rambo", andando para um lado e e para outro, todo emplumado de colete a prova de balas e com um monte de homemzões bonitões - coisa de cinema.

Mas como já disse para ele, não acho que o papel do Secretário de Segurança, que é um cargo de gestão, deva ficar fazendo o trabalho dos policiais, ainda mais, da polícia ostensiva. E quando terminar esta era negra, ele vai ter problemas graves na cidade por conta de seu contato direto com a questão da marginalidade.

Secretário de Segurança, a meu ver promove políticas de segurança. Ele já devia ter ido bater na porta da ONU atrás de ajuda para Mocajuba. E não ficar caçando bandido pelas ruas e festas da cidade. Mããs, cada cabeça é uma sentença.

Carmen Américo disse...

Não adianta Moça !!!

Só não deixa eu pegar teu radialista em Mocajuba, que ele vai ver com quantos paus se faz um jangada.

Anônimo disse...

kkkkkk Primeira-lama adorei


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Carme. Segura na mão de Deus e vai.vai com fé que teu caminho e longo e árduo.mas ele está contigo.

Anônimo disse...

Isso aí carminha. esseabuso vai acabar logo.

Anônimo disse...

os bares voltarão a fazer festa nas rua. e som muito alto. como o prefeito tá querendo agradar todo mundo não faz nadinha.tá virando maior confusão.porisso tanta morte.

Junior Coelho disse...

Parabéns penso da mesma forma sobre a secretária municipal de segurança, ao invés de esta buscando recursos para soluciona os problemas de segurança de nosso município esta buscando futuros problemas pra si mesmo, acho que a parte operacional deve ser feita pela policia e não diretamente pelo secretario de segurança de nosso município, devo ressalta que não tenho nada contra o secretario de segurança publica Sr. Jadielson, mas acho que essa realmente não é a função e o papel ideal para esse mocajubense papa chibé e estarei sempre torcendo para que nossa Mocajuba tenha dias melhores.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar