quinta-feira, 15 de março de 2012

Mocajuba: Não sei o que dizer
























Vou tentar responder aos emails, sem dar nome aos bois, e buscando ser objetiva e franca.

Muitos indagam sobre o que eu acho sobre os candidatos e candidatas a novo gestor (a) da cidade.

Bem.....

1º. Não sei se vocês lembram desde que criei este blog, qual é a linha que ele segue. Não faço propaganda político-eleitoral. Se eu tornar-me candidata a alguma coisa, a presidente da república, ou a prefeita de Mocajuba, crio outro espaço.. Hoje, eu sou essencialmente, estudante. Vou passar mais três anos com esta prioridade. Estudando. E construindo sonhos. O que eu vou dizer a vocês ? Eu sou assim. O blog é meu espaço de comunicação com o mundo. Minha janela. 

2º. Como estudante e cultivadora de sonhos de um mundo melhor, eu olho a política eleitoral como vocês. Cato uma coisa aqui outra ali. Leio um pouco. Entrevisto alguém....

3º. Mocajuba expulsou-me. E passei a última década de curso em curso da UFPA.  E maior parte dos membros da "velha política" de Mocajuba eu não conheço. Vejam bem, eu sou filha de pobre, lá da "boca da estrada". Na época de eleição eu via alguns políticos: pedindo voto.




Recentemente, eu conheci, "assim de perto", o velho Amadeu Braga, fui a um Seminário e ele estava lá, como ouvinte. Por acaso, ele é padrinho do meu marido, o que eu não sabia até então. É o único da "velha guarda" que conheço um pouco mais. Mas ele não deve ser o candidato do partido (PMDB). Não conheço Wilde Colares,  Zeca DO Bi, José Antônio Guimarães... com este último, eu falei com ele por causa do blog, o significa três ou quatro conversas; não conheço a vice-prefeita, até tentei entrevistá-la sobre temas relevantes para cidade, mas ainda não consegui de fato. Conheço o filho dela, com quem dialogo (ou brigo ??).  A Fátima Braga, também não conheço, até já conversamos umas duas ou três vezes por telefone e email por causa do blog e quando ela avaliava a possibilidade de ser candidata a prefeita em Mocajuba.  Agora ela é eleitora de Ananindeua (PA).


O Nelson Meireles (PT), eu conheço melhor. O tenho como um querido, mas de uns tempos para cá, ele ainda meio para lá para o lado "Délá". Mas sobre ele vou fazer uma postagem específica. Vocês sabem que o PT é muito diverso.



Se, eu não conheço, eu não vou ser leviana de fazer avaliação X ou Y.  O que posso dizer é que desconheço um projeto político para Mocajuba. Desconheço, que algum dos pretensos candidatos possua algo, que não seja um "projeto de tomada de poder", como definiu a mim o Jose Antônio Guimarães (PV) em uma entrevista que resolvi não publicar dado o caráter imaturo de sua pré-campanha. Não estou atestando que um projeto deste é bom ou ruim. Mas ele não pode ser vazio.



Existem perguntas a serem respondidas, a meu ver.

Quais são afinal as principais linhas de trabalho e ação a que se propõe ? 




Quem são os grupos ou agentes, ou setores econômico-sociais da cidade que pretendem apoiar ? Com quais estratégias ? E com quais parceiros nas diversas esferas de governo? 





Quais os segmentos em vulnerabilidade social que identificam na cidade de Mocajuba e como pretendem encaminhar soluções de apoio ? 



Quais os setores de governo (federal, estadual) que podem apoiar potenciais projetos latentes na cidade ou potenciais arranjos produtivos locais? 




Afinal: como avaliam o Município hoje em sua totalidade e com como resolver problemas e estimular potenciais ? 


Não estou dizendo que nenhum dos grupos tem algum projeto político consistente. O que estou lhes dizendo é que eu desconheço. Se possuem. 




É preciso compartilhar com a população, pois projetos de gabinete, servem mesmo para fazer fogueira e alimentar a reciclagem de papel.


Não há solução fácil e rápida. Não há milagre. Se a descrença é enorme, é mais difícil, mas existe espaço para construção. A descrença é tão grande, que  temos um prefeito fatídico, midiático com graves problemas de popularidade e graves problemas jurídicos colecionando processos por má gestão - e ainda assim, não temos ainda a possibilidade real de apresentação de um projeto alternativo.

Viável.
Sustentável.
Prudente. 


Não temos uma liderança que consiga canalizar os desejos da comunidade mocajubense. Ainda não temos. E negar é dificultar ainda mais a construção. E ainda assim, os grupos não conseguem forjar uma proposta de trabalho para fazer frente a situação terrível que temos. 


Parece coisa de louco.  A atual gestão é terrível. O grupo de situação é contestado. Mas a "oposição" não consegue apresentar -se minimamente a cidade como algo que arrebate as pessoas verdadeiramente. 


Afinal, qual é o problema ?


Eu não tenho respostas. Tenho alguns palpites, como você. 


Desculpem, mas não tenho as respostas aos comentários. Não sei dizer quem é "o" candidato (a) bom ou com "chances" como diz um indagador na caixa e comentários.



O que acho é que quem tem que ter chance é a cidade. A sociedade mocajubense. E tenho um palpite. A dificuldade de aliança e a dificuldade de projeção dos candidatos a oposição deriva da inversão da política eleitoral. O que deveria estar em jogo não o nome de fulano ou beltrano. E sim, as propostas de ação e, quem sabe de mudança. Se tudo passa a girar em torno das "pessoas" a população tem certa dificuldade de inserir-se e visualizar-se dentro das propostas. 


Éééée... tô te contando. 






Bem. É isso. Espero ter "não" respondido adequadamente. 

7 comentários:

Anônimo disse...

como falei no comentario do post abaixo.o unico canditado a prefeito de mocajuba,que tinha escrito num papel,reconhecido em cartorio suas propostas de governo se foi . sabininho.sei que muitos pensam que e gozação.mas sabininho era.no que muitos achavam loucura.um cara coerente.tinha um plano de governo.
agora me fala que oposição tem em mocajuba?
zeca bi.ze antonio,povo nao morde.apenas pede,não tenham medo nao.baixem o vidro do carro peliculado e venham pro corpo a corpo.povo quer olhar na cara do candidato.vcs se escondem dentro de um carrão com vidros escuros.ainda se conquista voto com tapinha na costa,simpatia, façam isso, nao tenha medo do povo não. o povo so pede as vezes,pq e a unica oportunidade de conseguir algo.pq depois,so com 4 anos.
saudade do sabininho.o louco coerente com plano de governo e sem vergonha de expor suas ideias em cada esquina

Anônimo disse...

Carmen,

você é muito fofa.

Diz que não tem oque falar e fala metro e meio. Concordo contigo em número e grau. trabalho a anos em Mocajuba e veja entrar e sair candidato para "pilar" a cidae, tu tu disse.
é verdade não há interesse em melhjora a cidade, há apenas o interesse em controlar o dinheiro do povo.

Anônimo disse...

carmen carmen

já que tu veio lá da boca da estrada devia fechar tuda boca porque este povo ainda vai mandar te matar. voc~e acaba falando tudo que todo mundo quer dizer e não pode ou não tem coragem.

herói morto não adianta nada

Anônimo disse...

carmem e mulher de culhão.forte.independente.sou admirador dela,hoje seu blog e uma otima fonte de informção do que ta acontecendo na politica local.carmem faz um post so com as ameças que você sofre por manter esse blog.
abraços
ps:concordo com o anonimo das 10:50.os dois principais candidatos a prefeito de mocajuba.zeca do bi e ze guimarães tem medo de gente.so andam de carrão com vidro peliculado e fechado.se agora candidatos ja são dificies de ver.imaginem depois das eleições uma vez eleitos.

Carmen Américo disse...

Caro Anônimo de "17 de março de 2012 08:37".

Obrigada por sua admiração. Eu não acho relevantes as ameaças. É típico de políticos muito ruins e com graves problemas com a justiça: tentam intimidar seus opositores com difamação pessoal e ataques a família. As ameaças são apenas a confirmação do caráter e da tipologia de gente que o faz. Isso é clássico.
Desculpe, não farei uma postagem sobre isso, porque pode ficar parecendo vitimação. E eu "não sou disso".
Abraços

Anônimo disse...

Carmen

Não duvide com este povo. Você já ouviu falar na morte encomendada de marginais na cidade ?

Carmen Américo disse...

Caro Anônimo de "15 de março de 2012 19:50",

Não conheci bem o já folclórico "Sabininho". Mas acredito que ter pelo menos uma noção de seu projeto de governo é uma boa forma de começar a construção das mudanças.

A grande questão de fundo é que as transformações não param por ai. Não restringem-se a dimensão eleitoral. É preciso construir o envolvimento da comunidade local objetivamente e realizar as pactuações necessárias.

Não acredito em "projeto de um homem só", como a atual e as últimas o fizeram. Deu no que deu. Entram pela prefeitura e saem pelo Ministério Público.


As mudanças invariavelmente são lentas, exigem paciência, conversa, ciência e paixão. Sei que nosso tempo é muito impróprio para construções duradoras. Mas quem disse que eu sou uma pessoa do meu tempo ? Não sou. Digam o que quiserem... Eu acredito que as transformações verdadeiras são possíveis, mesmo com concessões.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar