sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cametá: Combate a Violência contra Crianças e Adolescentes

Cametá abre inscrições para oficinas sobre combate à violência sexual contra menores



ilustraçãointernet

Somente no mês de abril deste ano, o Conselho Tutelar de Cametá registrou 41 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes e 23 casos de violência escolar. Segundo o Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (Disque 100), a região Norte ocupa o terceiro lugar com 89,39 denúncias por grupos de 100 mil habitantes registrados no período de maio de 2003 a junho de 2010.


Para tentar amenizar a situação, o Programa Infância Adolescência e Juventude (PIAJ) abriu pré-inscrições para oficinas e palestras sobre o combate à violência contra crianças e adolescentes no município. As inscrições para as palestras e oficinas começaram dia 1º e terminam no dia 13 de agosto. O programa atenderá 180 crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, familiares dos mesmos e a comunidade, preferencialmente, os bairros da Primavera, Cidade Nova e Nova Cametá (bairros com alto índice de violência contra crianças e adolescentes).



Após a pré-inscrição será realizado uma triagem com os candidatos com visitas domiciliares, entre os dias 15 a 26 do mês corrente. O objetivo é identificar se os candidatos encontram-se dentro dos critérios do programa. A visita será realizada por assistentes sociais, pedagogos e educadores sociais, com aplicação de questionários, além de traçar um diagnóstico social e, consequentemente, definir os participantes do programa.


Os interessados podem ligar para o número (91) 3781-1157 e falar com a Maria Raquel para realizar a pré-inscrição ou se dirigir até a Cúria Prelazia de Cametá, localizada na Estrada Cônego Siqueira, 1.653, bairro Brasília.

O trabalho do PIAJ, que atua na defesa dos direitos humanos, no fortalecimento do vínculo familiar e comunitário para a inclusão social, desenvolvimento sustentável e solidário, visa à prevenção e o combate da exploração sexual de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na localidade. O programa terá duração de três anos (maio de 2011 a maio de 2013) e tem o apoio da Cáritas Brasileira e da Cáritas Suíça.

Redação Portal ORM

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar