terça-feira, 16 de agosto de 2011

Brasil: Marcha das Margaridas


Igualdade de gêneros e acesso a terra são temas da abertura oficial
16/08/2011



A abertura oficial da Marcha das Margaridas, entre saudações e discursos, debateu a necessidade de igualdade e as dificuldades de acesso a terra. O evento aconteceu na tarde dessa terça-feira, 16, no Pavilhão de Exposições, no Parque da Cidade, em Brasília. Ministros, secretários de estado, e outras autoridades fizeram parte da mesa de abertura, além do presidente da Contag, Alberto Broch e da secretária de Mulheres da Contag, Carmen Foro, do Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz e do poeta e teólogo Leonardo Boff.



Alberto Broch ressaltou a importância da realização da Marcha das Margaridas que, segundo ele, é uma maneira descontraída e divertida, mas séria, de desenvolver soluções para as questões do campo voltadas para mulheres. “Precisamos fortalecer e aumentar o número de mulher. O Brasil de amanhã se constrói hoje, com as mulheres fortalecidas. Esse desenvolvimento só será possível com a reforma agrária, com o acesso à terra e com um fortalecimento da política de agricultura familiar”, afirmou Alberto.



A secretária de Mulheres, Carmen Foro, lembrou a luta de todas as trabalhadoras rurais presentes e comemorou a realização da marcha, que demonstra que as camponesas podem voar como águias. “Nós acreditamos que não é possível construirmos desenvolvimento nesse país sem debate, que é o que estamos tendo aqui na Marcha das Margaridas. Queremos também igualdade entre homens e mulheres”, afirmou a secretária.



Poeta e teólogo, Leonardo Boff garantiu que as mulheres representam mais da metade do Brasil e do mundo e isso necessita de maior representatividade na política, dominada pelo sexo masculino. Contudo, Leonardo citou a presidenta Dilma Rousseff como um primeiro, e grande, passo para aumentar a presença de mulheres no poder. “Vocês mulheres estão aparecendo como novas protagonistas. Agora vocês ganharam visibilidade. E a força de vocês foi tão significativa que conseguimos eleger para presidência da república uma mulher, que vem do lado de vocês”.



Fonte: Agência Contag de Notícias - João Paulo Biage; Site Oficial da Marcha



Nota:

Amanhã teremos fotos e registro exclusivos da bloguer sobre a marcha.

Aguardem !! Momento muito importante  no debate da igualdade de gênero e da participação das mulheres na política de forma séria e distanciada dos vícios clássicos. Concentração de renda, roubo, corrupção, propinagem, desvio de recursos públicos não são exclusividades dos homens. Uma gestão séria e transparente também é bandeira do movimento de mulheres.


Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar