quarta-feira, 13 de julho de 2011

Mundo: O Índice Geral da Corrupção

Um mundo é sempre um campo aberto de possibilidades. Veja que ao mesmo passo que a corrupção se alastra pelo mundo existem forças sempre tentando estudá-la, diminuí-la, controlá-la. Você já ouviu falar da Transparência Internacional

È uma organização não governamental linda que luta contra corrupção. Muito legal a gente perceber que existem grandes forças tentando construir mecanismos de combate a esse mal que assola as sociedades. Eles produzem o Índice Geral de Corrupção que está representado no mapa abaixo, clique na imagem para ver melhor.
Fonte:Wikipedia
È gente !!!


Não estamos sós.


Índice de Percepção da Corrupção é hoje a mais conhecida e utilizada medição da corrupção em pesquisas científicas. Para formar o índice, empresários e analistas de diversos países são convidados a dar sua opinião sobre o grau de corrupção em cada país. Desta forma, o índice não mede objetivamente a corrupção, mas sim como o conjunto da sociedade percebe subjetivamente a corrupção em cada país. (Fonte: Wikipedia)


Mas o que é mesmo corrupção ?

Não vamos complicar. Vamos usar o Wikipedia mesmo - que é bem direto.


corrupção política é o uso das competências legisladas por funcionários do governo para fins privados ilegítimos. As formas de corrupção variam, mas incluem subornoextorsãofisiologismonepotismoclientelismo, corrupção e peculato. (Fonte: Wikipedia)

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar