quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mocajuba: Meus Parabéns a Todos Nós, parabéns de ressaca


Mocajuba
Elevada a categoria de cidade em 06/07/1895
Foto:CarmenAmérico


Esta bloguer, em especial, não é muito dada a “parabéns”, assim como não o é a “pêsames”.
Sou daqueles seres estranhos que fica acha tudo tão óbvio que não acha necessário registrar. Mas, tal como faço como os amigos e amigas, dando parabéns no dia que se segue ao aniversário, estou aqui assim como em um  sussurro tímido dizendo: Parabéns, Moca. Minha Linda.

Na realidade, uma cidade não tem o exato dia de nascimento, enquanto ocupação humana em um dia preciso. O dia de ontem, é apenas aquele em que legalmente passou a ser considerada uma CIDADE.

Mocajuba -Tauaré onde nasce a cidade
Foto:CarmenAmérico



Na realidade, os maxiensses, na região do chamosíssississimo Tauaré, já ocupavam a região há tempos, assim como os quilombolas da área do não menos charmoso segundo Distrito. Lá pelos lados do São Benedito. Eramos na verdade um pedaço de Cametá, antes de 1895. Mas já existiamos historicamente.

Parabéns a nós todos que construímos essa cidade e carregamos a identidade mocajubense no peito, na alma, na fala, no modo de ver o mundo. Um sentimento invasivo e acolhedor de saber onde é nosso lugar.

Mocajuba merece Parabéns, quando consideramos a cidade em sua totalidade. Um povo, uma determinada configuração espacial e um sentimento de identidade que nos une.

Somos uma sociedade de pouco mais de 26.000 habitantes, quase esquecida pelos grandes projetos de Estado para a região.  Mas o charme de nossas ruas largas e de nossa caboquice moderna, de nossas belezas cênicas faz da gente um canto muito especial do planeta.

Parabéns, gatinha linda.

2 comentários:

Anônimo disse...

Saiu uma notinha no Diário ontem, bem pequenininha sobre a cidade.

Valeu pela lembrança.

Saudosos mocajubanos.

Anônimo disse...

saudade mesmo,obrigado por nos dar esse presente carmem americo parabens pelo blog

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar