quinta-feira, 14 de julho de 2011

Mocajuba: História do PLANO POPULAR DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL A JUSANTE DA UHE TUCURUI (PPDJUS) e o Desrespeito de Quem não ajudou a construir

A gestão municipal atual, em especial o gestor municipal, precisa de uma aula de democracia básica e respeito as intituições que a compõem, principalmente, porque ele não só não conhece, como não respeita as insituições e os fóruns de decisão sobre a cidade o que pode comprometer toda a luta histórica regional para construir boa relação com a Eletronorte e os investimentos no município pela empresa.

Na última reunião NA SEDE DA ELETRONORTE NA CIDADE DE TUCURUÍ PELA MANHÃ DO DIA 12 DE JULHO DE 2011,  que foi publicada no blog de propaganda da prefeitura,  o prefeito de Mocajuba, só não fez anêmicos corarem porque todos os presentes estão com a sáude em dia. Contudo, desrespeitou profundamente o rito democrático e os movimentos sociais do baixo-tocatins e teve que ser lembrado do que foi acordado com os movimentos sociais. Ou seja, daquilo que os movimentos sociais decidiram sobre o uso dos recursos dos projetos sociais da empresa. Que, claro, ele não sabe, porque não esteve presente nos processos de conquista.

Mas antes de contar a proesa que ele cometeu na reunião vamos entender um pouco as coisas.

Você sabe a origem dos recursos que o prefeito de Mocajuba está tentando mobilizar junto a Eletronorte ?

Eles não são uma conquista das prefeituras, muito menos do cidadão Rosiel Costa.  Tais recursos são resultado que mais de um década de lutas dos movimentos sociais da região. Movimentos que ele, repito,  nunca participou. Na realidade, a participação das prefeituras, são apenas  uma colher de chá dada pelos movimentos sociais.

Tais recursos fazem parte do chamado PLANO POPULAR DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL A JUSANTE DA UHE TUCURUI - um pacto territorial que  apresenta pelo menos duas questões originais:

 1. Pela primeira vez uma empresa do setor elétrico nacional reconhece impactos sócio ambientais a jusante de uma UHE e define uma política clara e articulada decompensação e;

 2. O protagonismo dos movimentos sociais na construção do plano de desenvolvimento regional – PPDJUS – visto que em geral são setores empresariais ou governamentais que conduzem tais iniciativas.

Mas vocês acreditam que na última reunião em Tucuruí o prefeito de Mocajuba, em alto e bom tom, afirmou que não sabe porque os movimentos sociais precisam aprovar a demanda que é enviada à Eletronorte, e que ele é que devia encaminhá-las. Ele. Ele. Que é prefeito. Que foi eleito e etc tal. Mas-démais-uma-laquitage. Claro que ele não sabe. Ele não faz parte disso.


Uma situação  realmente deprimente.
 

Mas que vergonha prefeito !

O conselho municipal do PPDJUS está na cidade  para discutir e analisar as demandas. Só precisa conversar direito e explicar direito que se for legítimo o conselho aprova.

Um desrespeito e uma grande vergonha para o município (tsc, tsc,tsc)





12 comentários:

Anônimo disse...

Mas convenhamos se o cara for ouvir esse monte de entidade e cordenaçoes ele nao vai fazer nada pq eles mesmoo nao se entendem.So sabem discutir,discutir e discutir.Dessas reunioes nao saem nada pratico
Deixa o cara trabalhar.

Anônimo disse...

Essa verba tem muito pai kakakakakakakakakak todos querendo tirar proveito politico da coisa,mas so tem um prefeito e vai pra mao dele kakakakakakakak

Anônimo disse...

Só podemos lamentar!

Gente de luta.

eu trabalho com movimentos sociais , uma vida e sou conhecedor assim como qualquer cidadão que simplesmente, só pode ser social a partir do momento em que ela se generaliza para além de um individuo, tornando-se um ato coletivo.

O que ocorre com esse “individuo, não consigo nem identificá-lo como cidadão é um ato além de um desrespeito individual, é gerador de conflitos coletivos...

È fato que devemos incitar a manifestação de sentimentos coletivos de injustiça gerados por essa experiência imoral.

Todos merecemos respeito, e tomando seu texto como verdadeiro, o que merece a criatura em questão?

Anônimo disse...

hahahahahahahahaahahahhahahahahahhahaahahah
E alguém espera alguma coisa diferente vinod do ilustre.?


é, só gargalahando....

concita.oliveira disse...

Carmem, não se assuste com o prefeito Rosiel Costa, porque ele só entende e se interessa em promover festas, é o que divulga ele.

Carmen Américo disse...

Anônimo das 18:49.

A empresa Eletronorte não vai por um centavo na mão dele. A própria empresa vai cuidar da licitação e da construção das obras.

Carmen Américo disse...

Em tem só um detalhe: se o movimento social não aprovar a demanda: ELA NÃO SAI.

As vezes achamos que a democracia não vale a pena, mas muito mecanismos de fortalecimento popular e blindagem contra maus gestores estão construidos e funcionando.

Anônimo disse...

Que lanbança nao faz essa turma da PMM...hehehehe
truculência política ..., esses aprendizes de políticos, vem enriquecendo a olhos vistos, não dão a mínima pras reais necessidades , vevem de maracutais,

so tu pode .. tenho conhecimento que existe veículos sucateados da prefeitura com a documentação em dia para justificar aumento do consumo de combustível

temos que fazer uma passeata, precisa dar satisfação à sociedade...

q pensa em fazer?

Anônimo disse...

mas é muita cara de pau mesmo, a Sra está copiando todas as imagens do blog oficial e ainda por cima sem colocar os créditos. voce copiou a imagem do folder da semana. esse é o último aviso, caso contrário iremos tomar as devidas providencias na forma da lei.

Anônimo disse...

oi tudo bem, o assunto é o seguinte, observei que voce está plagiando as imagens do blog, e hoje notei que voce postou a imagem do folder da semana estudantil, não tem nem como voce afirmar que copiou de outro site ou escaneou, porque esse folder ainda está na gráfica so vai ficar pronto segunda feira, então Sra. lhe peço com toda educação, que a Sra. por favor coloque os créditos de todas as imagens e texto que a Sra. plagiou do blog oficial.

obrigada e tenha uma boa noite.

Carmen Américo disse...

Ora Anônimo,

Vamos parar com esta artíssima-dessa-bugage.

Mas se você faz tanta questão que divulgue mais do que já faço, que figurinhas são do BLOG DE PROPAGANDA DA PREFEITURA, VOU COLOCAR EM LEGENDA MAIOR.

Não esquenta. Vou Fazer até o PrintSc para que as pessoas identifiquem melhor.

0k?

Mas não precisa vir aqui como anônimo não. Pode falar e pedir a vontade que a gente atende.

abraços e volte sempre

Carmen Américo disse...

Anônimo (a) das 15 de julho de 2011 18:24.

Pode tomar suas providências na forma da lei que achar necessário.

Mas preste atenção que as imagens são públicas, produzidas com dinheiro público.

Ora bolas. O Folder da Semana Estudantil é importante. Vou continuar copiando as imagens e registrando os créditos.

Mas se você achar que está correto (a). Tome suas providências. Ora Bolas. Não precisava vir aqui tentar me intimidar.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar