sábado, 16 de julho de 2011

Cametá-Mocajuba: A festa de Nossa Senhora do Carmo

Vila Do Carmo (Cametá)
Do link do Orkut


Hoje é último dia das Festividades de Nossa Senhora do Carmo, na Vila do Carmo em Cametá - uma localidade tão próxima de Mocajuba que, a uma hora dessas, a charmosa vila deve estar lotada de Mocajubense.


Muitos mocajubanos e mocajubanas, da minha época (ô, coisa de velho), chamam-me de Carmelita. Porque como Maria do Carmo, fui ainda apelidada de Carmelita - muitos me chamam assim, ainda hoje. È minha madrinha, nasci e recebi sobre mim o seu escapulário. 






A escapulário, gente,  vem  do latim scápula, que significa escápula. Trata-se de um pedaço de pano que envolve integralmente os ombros de quem o veste.


O tecido varia em forma, cor, tamanho e estilo, dependendo do uso para o qual foi produzido, nomeadamente para atividades monásticas ou de devoção.

A foto mostra a sua original forma.
Anthony_Abbot_by_Zurbaran

Atualmente o escapulário é um sacramental e um artigo de moda. Como um sacramental  é  usado,  principalmente pelos católicos possuindo  na parte de trás uma foto do Sagrado Coração de Jesus e na frente uma foto de Nossa Senhora do Carmo. Em versão  metálica é usado também como item de moda. 

reprodução

Dia dia 16 de julho,  é a data em que, segundo a tradição carmelita, Nossa Senhora apareceu a S. Simão Stock e lhe entregou o escapulário. Além de que foi a data escolhida para celebrar a aprovação pelo papa de festa especial em honra de Nossa Senhora e que fora de  Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria. 

Ih, gente.  Isso vai a meados de 1226, lá pelos lados da Inglaterra na Europa da Idade Média.

Com informações do site da Basílica do Carmo de Campinas e da Wikipedia 


Um comentário:

Anônimo disse...

NOSSA SENHORA DO CARMO PROTEJA O ROSIEL DO ODIO DESSA MULHER RECALCADA

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar