quinta-feira, 28 de julho de 2011

Baixo-Tocantins: Piratas atacam B/M Jubileu II quando retornava a Cametá

Duas embarcações são atacadas em rios do Baixo Tocantins no Pará. Além de perder dinheiro, passageiros são agredidos


Duas embarcações foram atacadas por piratas na madrugada de ontem, nas águas dos rios do Baixo Tocantins. Passageiros tiveram objetos pessoais, dinheiro e joias roubadas pelos assaltantes. Até 21 horas de ontem nenhum suspeito havia sido preso, mas a Polícia Civil informou que o grupo já foi identificado e as buscas continuavam, também com apoio da Polícia Militar.

Os dois assaltos ocorreram nas primeiras horas do dia, nas imediações dos municípios de Igarapé-Miri e Cametá. A suspeita é que o mesmo grupo tenha sido responsável pelos dois ataques. Em ambos os casos, os piratas usavam capuz ou camisas para esconder o rosto, e se aproximaram das embarcações a bordo de uma lancha.

De acordo com as investigações, o bando de piratas era formado por seis homens, que estavam armados com espingardas e revólveres. Após entrarem nos barcos, os homens renderam tripulantes e passageiros e passaram a roubar dinheiro e objetos das vítimas. Ninguém ficou gravemente ferido, mas passageiros de uma das embarcações relataram que alguns chegaram a ser agredidos pelos assaltantes.
Um dos barcos atacados havia saído de Belém e tinha a cidade de Cametá como destino. Cerca de 65 pessoas estavam a bordo da embarcação Jubileu, entre passageiros e tripulantes, segundo a polícia. O assalto ocorreu no rio Maiuatá, perto do município de Igarapé-Miri.

O comandante da embarcação, de prenome Valdemir, relatou que o crime ocorreu por volta das 2 horas. Segundo ele, os seis homens estavam com rostos cobertos, sendo que um usava capuz e os outros tinham uma camisa em volta do rosto. “Eles levaram dinheiro, joias, celulares e fugiram sem ferir ninguém”, declarou.

Em entrevista à TV Liberal, por telefone, um outro tripulante relatou que os piratas quebraram as portas dos camarotes, abordaram os tripulantes e ameaçaram atirar caso a embarcação encalhasse. “Eles avisavam o tempo todo que queriam dinheiro e levaram todos os pertences da gente”, disse.

Além da embarcação Jubileu, uma outra também foi atacada, perto da cidade de Limoeiro do Ajuru. Como no primeiro caso, os assaltantes levaram objetos pessoais, dinheiros e joias. Neste barco, teriam ocorrido agressões aos passageiros, mas esta informação não foi confirmada pela polícia.

As buscas aos piratas estão sendo feitas por equipes policiais locais e equipes formadas por policiais civis da Delegacia Fluvial, que foram para a área reforçar o trabalho de investigação. Ontem à noite, o diretor de Polícia do Interior do Pará, delegado Sílvio Maués, informou que o grupo já foi identificado. “Estamos trabalhando para prender os envolvidos, por isso não podemos divulgar maiores detalhes por enquanto”, disse o delegado. Segundo a Polícia Civil do Pará, já foram registrados sete assaltos a embarcações desde o início do ano.

Fonte: orm.com e O Liberal, e CametáNotícias.

Um comentário:

Anônimo disse...

lindo hoje os barcos doados para o transporte escolar singrando as aguas do tocantins.cheio de puxa sacos.rosiel se superando a cada dia.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar