domingo, 12 de junho de 2011

Mocajuba-Pará-Amazônia: a revolução silenciosa

Lembram que contamos a vocês sobre o novo barco que a CEPLAC adquiriu para prestar assistência técnica ao cacau regional e que ficará sob a gererência da unidade da CEPLAC de Cametá ?

Pois é. Mesmo sem barco eles já estão na cidade em parceria com o Intituto de Pesquisa Socio Ambiental da Amazônia (IPSAA). O insituto mocajubense liderado por Maria Trindade Sanches, a filha do velho Chico Sanches, comerciante antigo da cidade que migrou para Belém.


Esta é uma questão de grande relevência. O cacau regional passa por um processo de revalorização para resgatar a produtividade e o valor. Mocajuba, assim como toda a região do baixo tocantins possui um cacau exclusivíssimo, altamente valorizado no mercado internacional, mas que está saindo da cidade como refugo, como cacau destinada a produção de manteiga e não para chocolate que é o seguimento que remunera melhor. Além disso carrega o peso da origem histórica, da produção sem adição de elementos químicos, e da marca AMAZONIA, o que lhe agrega melhor preço também.
Muitas propriedades estão sendo visitadas na cidade.


A grande missão é aumentar a produtividade do cacau com cuidados simples que vão da plantação ao transporte.


Uma revolução silenciosa que se faz na economia da cidade.


Com poucas ações podemos triplicar a produção do cacau e seu preço.


Um novo tempo para a sustentabilidade.


A economia agro-extrativa em novas bases.



4 comentários:

Anônimo disse...

O chocolate, o doce mais gostoso do mundo feito feito a partir da amêndoa torrada do cacau e também da ajuda de um mosquito microscópico (Cocoa midge), do tamanho de uma cabeça de alfinete, que poliniza as flores de cacau . As flores possuem ambos os sexos masculino e femininos, mas não usam a auto-fertilização. Elas contam com o mosquito para o transporte do pólen.

Outro polinizador são as pequenas moscas da família Diptera, gênero Forcipomyia. Os locais naturais dessas mosquinhas são as bromeliáceas, os pseudo-caules de bananeiras, os detritos orgânicos e a cobertura morta. Devem-se então preservar esses locais, e não matar as mosquinhas com agrotóxicos, pois sem elas o cacaueiro não produz. Só elas conseguem depositar de 35 a 40 grãos de pólen viáveis, quantidade mínima para a formação de um fruto desenvolvido. A caçarema, uma pequena formiga, também contribui para aumentar a produção, porque expele uma substância que atrai os insetos polinizadores. Outros insetos úteis para o cacaueiro são alguns parasitas e predadores, inimigos naturais das pragas.

Logo depois o resultado são frutos de tamanho grande, em seguida, se desenvolvem, cheios de sementes, que são colhidos e transformados em chocolate.

Se teu cacaueiro florece mas não dão frutos, pode ser que seja pela falta do polinizador.

Descubra estes insetos.

Anônimo disse...

piada contada outro dia;
o ex vereador piquia,andando na praça ouviu de alguem que o atual gestor ta fazendo um bom trabalho , como nao gosta do gestor , piquia passou a falar que nao via nada demais na administraçao atual,que o rosiel tava igual o pai, nao tava fazendo nada. nisso ouviu uma voz grave atras dele , quando se virou deu com o velho joao costa que falou
piquia tu nao ve nada pq tu olha com teu olho esquerdo, olha com o direito que tu ve trabalho hauahauahuahaua

Anônimo disse...

iniciativa boa do deputado, tomara que este transporte não fique que nem os veiculos da ceplac que estão parados nos seus pátios sem manutanção e nem combustivel, nem se fala em técnicos que a mesma não realiza concurso a mais de 20 anos.

Anônimo disse...

iniciativa boa do deputado, tomara que este transporte não fique que nem os veiculos da ceplac que estão parados nos seus pátios sem manutanção e nem combustivel, nem se fala em técnicos que a mesma não realiza concurso a mais de 20 anos.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar