terça-feira, 7 de junho de 2011

Baixo:Tocantins: barco da CEPLAC irá atender aos cacauicultores da região do Baixo Tocantins/Pa


Fotos:Trindade, MJS


O barco da CEPLAC que irá atender aos cacauicultores da região do Baixo Tocantins/Pa, está na fase final de construção, com 17 metros de extensão o Mapará, como está sendo chamado, foi adquirido mediante emenda parlamentar do então Deputado Federal na época, Sr Nilson Pinto, tem capacidade de aproximadamente 60 a 80 pessoas e passará a servir aos extensionistas que atendem às propriedades ao longo do Rio Tocantins.


O Barco ficará no Escritório da CEPLAC de Cametá.

A região se constitui em uma das mais tradicionais zonas produtoras de cacau (Theobroma cacao L.) da Amazônia, com maior destaque para os Municípios de Baião, Mocajuba e Cametá.

O cultivo do cacau é feito às margens do Rio Tocantins, nas ilhas de várzea, onde o solo tem fertilidade natural o que dispensa o uso de adubos químicos, gerando um cacau natural, 100% orgânico.

O barco, é uma aquisição importante que irá incentivar o aumento da produção sustentável dessa cultura, através da introdução de tecnologias apropriadas as características da região.

Previsão de entrega junho ou julho/2011.

Fotos:Trindade, MJS

publicado no FloradadosMucajás 


********************

Comentário do Blog: Isso representa uma grande conquista regional. A possibilidade de prestação de assistência técnica específica para a região, respeitando suas peculiaridades.

Amazônia do século XXI e suas possibilidades de desenvolvimento sustentado.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar