domingo, 19 de novembro de 2017

Mocajuba uma cidade curiosa: 300 mil reais para um médico em um sistema sem material básico para atendimento



O portal da transparência é uma exigência de lei que pode nos ajudar a fortalecer o processo democrático. 





Os dados estão no portal da transparência referem-se ao pagamento do médio Alexandre da Silva Neto que de janeiro a setembro de 2017 desse ano já recebeu mais de 300 mil reais por seus serviços. 




Um médico cirurgião que foi contratado para trabalhar por 20 dias durante o mês - folgando os demais. O que segundo relatam os funcionários do hospital era cumprido corretamente. No entanto, repentinamente Alexandre Silva deixou o posto de trabalho.


Entramos em contato com o médico para entender os motivos de sua saída. Mas ele reservou o direito de não falar nada e nos desejou "boa sorte". 


Contudo, são constantes as reclamações de ausência de médicos no Hospital da cidade assim como é frequente o não atendimento munícipes nos postos de saúde por falta de materiais básicos - como já publicamos aqui.


Olha a contradição em que estamos envolvidos. Mantemos médicos a preços estratosféricos. Mas não temos materiais para atendimento nos postos. 

A rigor, hoje estamos com ainda com dificuldade no atendimento médico e sob o risco de interrupção do serviço.



****



A prefeitura ainda na gestão de Rosiel Costa e Antônio Castro foi obrigada pela justiça a implementá-lo sob ameaça de cassação do mandato por descumprimento da Lei de Acesso a Informação. A Câmara Municipal também implementou. 


Todavia, a transparência pública não se faz apenas com a introdução dos dados no sistema - é preciso que a população participe, veja os dados, confira, dialogue com a gestão. Quando mais a gestão responde e apresenta os dados mais as pessoas sentem-se a vontade para participar e confiar na gestão pública.



Nele também é possível ver as contradições da gestão pública e os desafios que ela enfrenta. Vejamos o caso da contratação dos médicos e médicas para atendimento clínico e cirúrgico na cidade. 

É importante que todos participem e familiarizem-se com o portal. Clica aqui.




Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar