sexta-feira, 15 de abril de 2016

Corte do Bolsa família atinge aqueles que recebem o Bolsa Família! Em Mocajuba (PA) muitos saíram da Casa Lotérica em Prantos!




Mocajuba (PA) e toda a região do Baixo-Tocantins, têm atividade pesqueira, e milhares de pescadores estão registrados para receber o seguro de um salário-mínimo mensal nos quatro meses do período de defeso - quando a atividade é proibida. 

Desde dezembro de 2015 vêm sendo anunciadas, pelo governo federal, as novas regras do Bolsa Família e sua relação com o Seguro Defeso.  

Tais regras referem-se a suspensão do pagamento da Bolsa Família nos meses de recebimento do seguro defeso (de 1º de dezembro a 31 de março). Contudo, muitos receberam os dois benefícios regularmente. Porém, a suspensão chegou e ao tentar sacar o recursos há a seguinte mensagem no extrato:


"Benefício suspenso. Alguém de sua família recebeu o Seguro Defeso para Pescadores Artesanais. Pela lei Benefício da Bolsa Família ficará suspenso por igual período".


Importante: mesmo que o beneficiado não seja o responsável familiar, o benefício será suspenso.
Importante: Durante a suspensão as famílias devem cumprir normalmente as condições do Programa Bolsa família. Caso contrário terão o benefício suspenso.


Pois bem. Mocajuba (PA) recebe milhões todos os anos através das transferências de renda do Governo Federal. As famílias sentiram. O comércio ressentirá, afinal esse recurso circula no baixo circuito da economia: mercadinhos, lojas, feiras, armarinhos.


Urge que se pense formas de geração de emprego e geração de renda para a cidade. Seja para substituir, seja para complementar tais programas. Temos potenciais. E podemos trazer novas possibilidades para quem vive no campo e na sede municipal. Basta cessar um pouco a briga pura e simples pelo poder e repactuar o cuidado com a cidade.



Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar