quinta-feira, 22 de outubro de 2015

PF combate fraude contra benefício defeso ao pescador artesanal em Cametá, Belém, Ananindeua, Soure, Santa Isabel e Altamira

Cametá-Pa
Reprodução Internet
Na ribalta da comunicação da Polícia Federal, o texto é da ASCOM do órgão. Achei relevante.

Belém/PA - A Polícia Federal deflagrou hoje (22) a Operação Arapaima* com o objetivo de desarticular organização criminosa suspeita de cometer fraudes na concessão do benefício social de seguro defeso ao pescador artesanal, envolvendo servidores e intermediários ligados aos órgãos públicos responsáveis por essa concessão, no estado do Pará.




Cerca de 70 policiais federais cumpriram 17 Mandados de Prisão temporária e 17 Mandados de busca e apreensão, a grande maioria nas cidades de Belém e Ananindeua, mas também em Soure, Cametá, Santa Isabel e Altamira.

As investigações foram conduzidas através de inquérito policial, com o objetivo de apurar a materialidade e identificar os membro da organização criminosa que atuariam nas fraudes contra o seguro defeso nesta capital, perante à Superintendência Federal da Pesca no Pará – SFPA e Postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE/MTE), bem como às agências da Caixa Econômica Federal nesta capital.

As atividades ilícitas estariam voltadas notadamente para a concessão fraudulenta do benefício de seguro defeso do pescador artesanal a membros de colônias e outras entidades de pescadores no Estado do Pará, mediante a inserção de dados falsos no sistema de registro geral da pesca (RGP), possibilitando o cadastramento de pessoas que não apresentavam a qualidade de pescador artesanal, sendo identificados fortes indícios da prática dos crimes de estelionato majorado, corrupção passiva e ativa e inserção de dados falsos em sistemas de informação, além do crime de Associação Criminosa.

Os presos serão conduzidos a Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado do Pará, onde serão interrogados e indiciados pelos crimes de estelionato, corrupção passiva e ativa, inserção de dados falsos em sistemas de informação, além do crime de Associação Criminosa. Em seguida serão conduzidos ao Sistema Penal.

* ARAPIMA GIGAS é o nome científico do PIRARUCU, peixe símbolo do Rio Amazonas e de toda região norte, conhecido por ser o maior peixe de escamas que habita  águas doces do planeta.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar