domingo, 19 de julho de 2015

Mocajuba: Uma Grande Cerca de Madeira Assemelhada a um Curral para animais foi implantado na frente da cidade causando indignação aos moradores



Desde ontem, o blog tem recebido uma série de denúncias a respeito da implantação de uma cerca na orla da cidade na Rua Getúlio Vargas entre Lauro Sodré e João Alfredo.



Um "equipamento" que estaria impedindo a passagem dos transeuntes a partir das 18:00,  que  no entanto, era permitida com pagamento  de R$ 5,00.



Um procedimento estrando especialmente por tratar-se de um evento relacionado a Prefeitura Municipal e com grande prejuízo cênico para a cidade que possui como um de seus maiores patrimônios a beleza de sua orla pitoresca. Um bem público que todo mocajubense presa. Além do grande desrespeito ao direito de ir e vir, ao direito de acesso livre a bens públicos.



Gisele Lopes marcou-me na rede social Facebook ontem em um nota de repúdio a tal famigerada cerca e outras tantas mandaram fotos e notas de indignação sobre a cerca e as ações que a cercam, especialmente por conta da cobrança do valor de 5,00 reais para acesso ao local. (Para quê? Para quem ? )






Eu tentei apurar sobre o "evento". Trata-se de uma estrutura de madeira improvisada, sem nenhum cuidado estético o que fez parecer que ali está instalado um curral de animais. Retirando-se o caráter estético, ( que é grave, visto que a cidade tem como um de seus grandes bens a beleza cênica de sua orla ) -  há a questão do acesso público que foi comprometido, impedido - mesmo que momentaneamente.




Infelizmente a despeito do nossos 120 anos de existência como unidade administrativa do Estado Brasileiro e, uns tantos parte da República,  não temos UM CÓDIGO DE POSTURA DO MUNICÍPIO que permitiria regular tais abusos.




Ações como esta deixam no ar perguntas como: quem autorizou? De quem foi a iniciativa do cercamento? Sob que tutela ? Os recursos cobrados foram destinados a quê? Sob responsabilidade de quem?




O blog apurou que se tratou de um evento promovido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Mocajuba (PA) sob o comando de Tadeu Costa. Falamos com o Secretário de Obras "Carlão" que informou não passar por sua competência. Já o Secretário de Segurança partiu para o local para encaminhar a questão. Acho que o bom senso deve prevalecer e  ter-se retirada a cerca do local com veemente proibição que tais atos venham reproduzir na cidade.



Além de quê urge que se pense o Código de Posturas do Município. Afinal, nossas autoridades tanto do executivo quanto do legislativo não custam muito barato aos cofres públicos.



Sim, Nós Podemos.



Atualização:

Por volta das 13:30 o Secretário de Segurança enviou essa foto ao blog. Depois da forte reação popular contra a famigerada cerca- ela foi retirada do local.

Imagem: JadielsonMeirelhes









Um comentário:

Johnatan disse...

Justo! Dê a César, o que é de César.

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar