segunda-feira, 22 de junho de 2015

Amazônia Tocatina: Limoeiro do Ajuru ganha destaque na imprensa por abandono do poder público


Limoeiro do Ajuru
Imagem: Prefeitura de Limoeiro do Ajuru

A cidade de Limoeiro do Ajuru ganhou destaque na imprensa estadual devido ao abandono do poder público em várias escalas desde as estradas federais até a merenda das escolas.  Os problemas são variados,complexos e colocam especialmente, como sempre, os que mais precisam em situação de grande vulnerabilidade.



Acesso

A BR-422, sem asfalto, carece de manutenção urgente  e os alagamentos tornam-a intrafegável. Atoleiros e buracos dominam o trecho de entrada na cidade. Isso dificulta o acesso, o turismo, o escoamento da produção.




Resíduos sólidos

A falta de cuidado com os resíduos sólidos são destaque ainda na entrada da cidade com um grande lixão a céu aberto onde é o depositado o lixo da cidade, sem nenhum tratamento.  Destaque-se, passaram todos os prazos dados pelo governo federal para que os municípios implementem planos de resíduos sólidos; O cheiro e a proliferação de insetos indicam poluição grave.


Escolas


A escola estadual João Ludovico teria graves problemas gerais de infra-estrutura e segurança que levou o Corpo de Bombeiros a recomendar melhorias urgentes e interditar a quadra poliesportiva;


Na Escola Municipal Aberlardo Leão os problemas destacados foram a intermitência do fornecimento da merenda escolar destacado pelos alunos. Mas também,  o transporte escolar, visto que, enquanto os alunos deslocam-se em "rabetas", as lanchas oficiais para o serviço estão paradas; Além disso, prestadores de serviços do transporte escolar reclamam de falta de pagamento;


Obras

A obra da sede da prefeitura realizada através do convênio 175\2014-SEPOF, orçada em 775.00 mil reais e com prazo de entrega para novembro de 2014, está ainda inacabada. Enquanto isso, a administração de Limoeiro do Ajuru realiza-se no térreo uma residência privada.  



Outra Obra prevista em placas locais como resultado de um convênio do Programa Turismo no Brasil a um custo de mais de 600 mil reais. A reportagem identificou elementos muito iniciais e materiais no local. Mas não haviam funcionários na área. Mas segundo a reportagem, não apresenta nada muito além da própria placa.



Finalmente, uma grande obra de uma creche com 12 salas, construída com recursos oriundos de convênio com o Governo Federal somando mais de quatro milhões de reais. No lugar, a reportagem mostra que há apenas a fundação. Contudo, a placa mostra que a obra deveria se finalizada em março de 2015.



A reação do poder público

O governo estadual foi contactado sobre as questões de sua responsabilidade deu uma posição apontado prazos e a necessidade de um planejamento. Já o governo local não se manisfestou diante dos fatos mostrados. 


A reação nas redes sociais.

Logo nas redes sociais, limoeirenses da oposição lançaram críticas e comentários ácidos e desafiaram o poder público local a manifestar-se diante da situação.




[...]

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar