terça-feira, 2 de junho de 2015

A promotoria de Mocajuba (PA) promove audiência pública com o tema Segurança

Reprodução Facebook Jadielson Meireles

Ocorre hoje em Mocajuba (PA) a segunda reunião pública com o tema Segurança Pública, que será realizada na sede do SINTEPP, localizado no Bairro da Cidade Nova, às 15:00 horas.  A promotoria pública através de seu titular o promotor de justiça Cláudio Bueno convida a sociedade mocajubense para o debate. 

promotor de justiça de Mocajuba





Os altos níveis de criminalidade, avanço do tráfico de drogas ilícitas com a multiplicação de casos de roubos, assaltos e mortes decorrentes destes fatores acendem um enorme botão vermelho.  A sensação de insegurança tornou-se um dos problemas mais correntes e democráticos da cidade. A violência atinge a todos indiscriminadamente - atinge menos, os que vivem mais tempo em Belém (PA) encarcerados em seus sistemas privados de segurança.




A atuação da polícia civil, militar e apoio da guarda-municipal, e do sistema de justiça são elementos centrais para repressão dos crimes, coibir e punir. 



Contudo, precisamos modernizar o poder público municipal e as condutas do executivo e do legislativo disseminando práticas mais republicanas e mais compromissadas com o processo de desenvolvimento, posto que os níveis de pobreza e exclusão assumiram tendência crescente na cidade.





O papel da política


E antes que você que não entende nada retruque -  ninguém é a favor de bandido. Mas é preciso enxergar um "palmo à frente do nariz" para perceber que não há essencialmente grande diferença essencial  entre quem forma uma grande quadrilha para roubar os cofres da cidade e um "ladrãozinho" (pequeno mesmo) que furta um celular na rua  com a ressalva  de que se o primeiro não dilapidasse o patrimônio da cidade, o segundo poderia ter outras oportunidades e outro destino. Mas não só ele, os demais que não seguem em tais caminhos, mas não encontram oportunidades.
E não adianta mais culpar a educação familiar e a conduta pessoal - a sociologia está cansada de dizer que são raras as oportunidades em que o talento compensa a falta de oportunidades.



***
As necessidades do sistema

Se todo o sistema de segurança está sempre necessitando de cuidados...
Se todas as polícias e a justiça precisam estreitar o diálogo...
Se a sociedade civil precisa participar ativamente do debate...




Parece legítimo apostar que é porque ainda necessitamos de muitos avanços no "sistema de segurança" como um todo  se é que existe um conceito definido para tanto.


***
Mas para além disso, em Mocajuba (PA) assim como em muitas cidades das milhares de cidades brasileiras - a política (Pare com essa bobagem que não gosta de política!)  de longo prazo, especialmente a política de desenvolvimento deve ser nossa pauta central.

Entretanto, como encontrar interlocutores para discutir a política de desenvolvimento dentro do caos administrativo que se instalou no município (PA)? 


É possível. 
Sim.



***

É responsabilidade da prefeitura ?

Nos parece legítimo indagar em que medida  as questões imediatas na segurança não são questões que passam pela pauta da prefeitura municipal?

Sim, mesmo que, na divisão de atribuições, essa seja uma questão que em lei é responsabilidade do governo do Estado através da Secretaria de Segurança.

O poder executivo local não pode construir canais e instrumentos de mobilização e integração de todos os segmentos da sociedade civil na discussão e encaminhamento de soluções?
Pode.
Deve.



Existem avanços... 


Reunião entre autoridades mocajubenses e baionenses
2015


Recentemente o Secretário de Segurança municipal Jadielson Meireles buscou parcerias no governo do Estado mobilizando inclusive os vereadores mocajubenses. Também busca integração das ações com outros municípios, como aconteceu recentemente com o município de Baião (PA).


reunião da secretaria de segurança de mocajuba, vereadores e o secretário estadual de segurança




Estamos avançando depois de longo período de profunda inércia e multiplicação de mortes com identificação, inclusive, pelo Ministério Público, de indivíduos que seriam membros de um grupo de extermínio tendo membros da guarda municipal como acusados.


***



A segurança é questão global

A segurança é questão para todas as esferas de poder e para todos os segmentos da sociedade civil.
Quando a Promotoria Pública busca promover o diálogo é oportunidade ímpar de se iniciar novas práticas. Tais audiências não apenas debate são instrumentos de construção de ações.

A promotoria pública é um dos instrumentos mais modernos do Estado brasileiro pois está ali para defender direitos. Mas sua atribuição não começa e termina em si mesma. As audiências - como o nome diz, é para ouvir... Ouvir a sociedade. 

O evento é aberto  e conta-se com a presença de todos.
Passa lá.
Leve seu frescor e sua boa vontade.


Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar