domingo, 19 de abril de 2015

Uma mocajubana pelo mundo.... Márcia Barroso

Márcia Barroso
A mocajubana Márcia Barroso está em viagem pela Europa. Ela faz um trecho Portugal, Madri, Berlim e Amsterdã e posta as fotos na rede social Facebook. 


Gente, Márcia é daquelas amigas que a gente vê, uma vez por outra - mas mantém o respeito profundo e o carinho. Acompanhei sua trajetória, em grande medida, sou conhecedoras dos desafios que venceu e das humilhações que passou para quebrar o ciclo e fazer da educação sua arma de mudança do mundo, especialmente, do próprio mundo. E principalmente, de sua luta e persistência.  




Márcia é símbolo de uma geração de mocajubenses filhos de pais humildes que deram a vida para tirar seus rebentos de uma cidade que há décadas não oferece oportunidades, que não oferece oportunidades de desenvolvimento pleno aos jovens. Onde em grande medida, oferece chances apenas alguns, especialmente aqueles que se lambuzam com o poder e ou com o dinheiro público.  

Dona Antônia Barroso lutou com a filha todas as batalhas. E venceram.



Para sair do círculo vicioso da pobreza, sua mãe, fez muitos esforços para que Márcia Barroso, estudasse, formasse e trilhasse um novo caminho. Um caminho que rompe com as mazelas de uma cidade que há décadas é submetida ao deleite dos políticos e nega oportunidade a ampla maioria da população.

Ela conseguiu.

Berlim-Alemanha



Depois de formar e pós-graduar Márcia está apreciando o mundo, a vida e enriquecendo-se mais ainda como pessoa, como profissional...

Um exemplo para todos que não são protegidos pelas redomas do dinheiro e do poder. Sua trajetória mostra como é possível, apesar de tudo, assegurar conquistas e uma outra possibilidade - apesar deles. Infelizmente, isso não é possível para todo mundo, pois trata-se de uma luta hercúlea. Que não deveria, se tivéssemos políticas públicas locais interessantes para os milhares de jovens que entram na idade adulta todos os anos.

Curtam a viagem dela.
Madri-Espanha




Madri-Espanha
Madri-Espanha






Portugal-Lisboa
Alemanha-Berlim

Alemanha-Berlim


Alemanha-Berlim



Lisboa-Portugal
Lisboa-Portugal

Lisboa-Portugal













Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar