sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Mocajuba

Câmara de Mocajuba
Nesta sexta-feira serão definidos os novos rumos da Câmara Municipal de Mocajuba (PA). Serão eleitos seus dirigentes, e o ocupante do posto mais disputado da casa, o de presidente do legislativo mocajubense.

Hoje são 11 vereadores compondo o quadro.

Estélio Guimarães (PSDB);
Daniel Cunha (PSB);
Nil Vasconcelos (PSDC);
Carlos Alberto (Carlão) (PR);
Jader Cunha (PSD);
Jorge do Janito (Solidariedade);
Salomão Sacramento (PPS);
Socorro Dutra (PMDB);
Odiekon Luis (PSB);
Edinilton Braga (PSD);
Éder Baia (PSD);





Até o momento muitos acreditavam ou acreditam que:
Odiekon Luis (PSB);
Edinilton Braga (PSD);
Éder Baia (Prós);
Socorro Dutra (PMDB);




[...] Compunham a base governista. Contudo, há informações não confirmadas pelo blog, que pelo menos um nome desta lista mudou de posição. É o que espera um dos grupos que pretendem disputar a presidência da casa.



Apuramos que existem pelo menos duas chapas já compostas - n-o- l-a-d-o o-p-o-s-i-c-i-o-n-i-s-t-a. Uma liderada por Daniel Cunha (PSB) e outra por Estélio Guimarães (PSDB).



Mocajuba
Já existiram três iniciativas. Uma delas liderada pelos  vereador Carlão (PR) alinhando-se cada vez à oposição do grupo com o qual teve alianças históricas. Segundo Edgar Contente – já foi empregado, e sócio de Rosiel Costa (PR).  Contudo, vem compondo com o vereador tucano Estélio Guimarães, o opositor mais ferrenho de Rosiel Costa (PR). 


Mas surge Daniel Cunha (PSB) liderando um grupo dentro da oposição e fortalecendo suas intensões para almejar novos e mais altos voos. Jorge do Janito (Solidariedade) e Nil Vasconcelos já estão foram convencidos - mas não pretendem compor a chapa. 


O grupo da situação, aliado de Rosiel Costa parece não ter chances. A grande vitória seria eleger um presidente mais afeito ao diálogo - pelo menos em tese. Leia-se "diálogo" - como sinônimo de não tentativa de cassação do mandato do prefeito.


Antecedentes

Nos últimos períodos de gestão do legislativo, um grupo ligado a Rosiel Costa (PR) comandou a casa que teve como presidente Ednilton Braga (PSD), cunhado da primeira dama Gilcélia Costa.


A eleição de novos nomes como os vereadores Daniel Cunha (PSB), Jorge do Janito (Solidariedade), Nil Vasconcelos (PSDC) alteram o cenário ao trazer nomes de oposição dentro da Câmara. O que encerrou um período de alinhamento incondicional do legislativo mocajubense a política rosielsista. 



Os afastamentos constantes de Rosiel Costa (PR) acusado em processo de improbidade administrativa pelo MP-Mocajuba, junto com Ednilton Braga (PSD) -   o fez perder aliados como Salomão Sacramento (PPS) que hoje compõe a oposição depois de ter  firmado aliança com  José Antônio Castro (PSD) quando, na qualidade de vice-prefeito, assumiu a prefeitura e revelou-se adversário de prefeito.  O vereador Carlão (PR) também entrou em " desalinhamento" desde então. Contudo, muitos apostam que o vereador é contemporizador...








A renúncia de Júnior Sabbá (PSD) e entrada de Jáder Cunha (PSD) é elemento novo no cenário. Cenário de recomposições...



O blog torce apenas que seja feito o melhor pela casa legislativa mocajubense que é uma grande ferramenta de fiscalização do executivo e criação de leis - que deveria ser um instrumento de otimização dos serviços públicos e construção de novos projetos.



Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar