segunda-feira, 10 de março de 2014

Afinal, O que esperar de mim ? O que esperar de "Novo" Prefeito ?

Imagem: DimerMiranda

Boa Tarde !!!
Bom recomeço pós carnaval, meus caros.






Há dias venho tentando publicar uma nova postagem.
[Como sabem estou produzindo tese, e tenho prazos a cumprir com a qualificação do doutorado.]










Mas diante de tantos cometários e depois de esquentar o telefone tentando explicar, resolvi explicar por aqui.
Não vou autorizar os comentários, salvo de quem assine.
Não vou citar os nomes da polêmica.







Mas cobram-me se estou a favor ou contra o novo governo, que lembrem não é novo.
Então vamos combinar.
O único lado que estou é O LADO DO POVO DE MOCAJUBA.





José Antônio Castro (PSD) vem da mesma matriz de governo de Rosiel Costa, considerando que os dois ficaram juntos por cinco anos e planejaram o governo juntos.

Imagem: Colaborador do Malvadão
Rosiel Costa (PR) e José Antônio Castro (PSD)
aliados de outrora, inimigos de agora.



Depois, por motivos deles, nunca vindos a público, separaram-se.






Lembram que o prefeito afastado sob acusação de formar uma quadrilha,  prometeu afastar-se e deixar José Antônio Castro, no ano passado, depois, "rezaalenda", disse que não confiava nele, e desistiu,  Deixando José Antônio Castro furioso?
Dizem que o rompimento verificado hoje, deriva daí.






Pois bem,
A grande diferença entre os dois, seria:
1. Ele estaria pagando os funcionários;
2.Ele estaria cumprindo a lei quanto aos gastos públicos;
3.Está sendo transparente;







Discordo veementemente dos dois últimos pontos, em certa medida.





Quanto a questão do pagamento de funcionários, acho que procede.
[Mas tem pessoas que foram demitidas e não receberam os atrasados corretamente]
Quanto a transparência e a legalidade dos gastos, ele ainda tem que mostrar que isso é verdade.
Afirmar isso, antes de vermos a prestação de contas, é no mínimo alesamento.
Ou falta de seriedade mesmo.
Para dizer o mínimo.







Ainda falta uma questão: afinal ele está sendo democrático?
Está ouvindo de fato a população para o governo?
Qual é o projeto de desenvolvimento apresentando para a cidade?







Um prefeito não pode restringir-se a receber e pagar contas.
Isso é o procedimento ordinário.
Isso é o trabalho de um bom secretário de finanças e de um contador.










Certo?
Sei que concordam comigo.








Pois bem.
O problema é que em terra de cego, quem tem um olho é um rei.
Em terra de Rosiel Costa e Gil Costa - prefeito e primeira-dama e sócia natural, pagar funcionário corretamente parece um valor.
Algo extraordinário.







MAS NÃO É.
É A MAIS PRIMÁRIA DAS OBRIGAÇÕES.
Ora-vigiem-só!!









SER TRANSPARENTE?
Isso já é uma outra questão.
O prefeito, mesmo tendo prestado contas ao Tribunal de Contas dos Municípios, ainda não passou a ninguém quem eu conheça.
Ninguém que tenha feito o debate de tais gastos com a população.












Perguntei a vereadores governistas, mas a eles  prefeito também não forneceu a prestação de contas.
Estou tentando falar com o presidente da Câmara Municipal para verificar em que prazo ele precisa fornecer essa prestação.
Ainda não consegui retorno.
Bem, eu concordo com o adágio popular, que quem não deve não teme.
Se o prefeito José Antônio Castro seguiu realmente a lei no controle de gastos.
Não há nada que ele deva temer.











Estou no aguardo prefeito José Antônio Castro, porque realmente acredito que como você disse, você é do bem (até que se prove o contrário) e vai materializar tal transparência.








Também acredito que vai atender minha solicitação e abrir um bom fórum de discussão com o povo para traçar um Projeto de Desenvolvimento.
Claro, se o processo em que és acusado de compra de votos não o tirar da prefeitura repentinamente.
Se o senhor for caçado por compra de votos, pelo menos deixará esse legado.
Se não.
Fará história, como o primeiro governo democrático de Mocajuba.
Democrático, em sentido pelo de garantir voz aqueles que sempre estão fora do governo.
Garantir o participação na discussão dos rumos da cidade.








Se eu estou do lado do prefeito ou não?
Minha gente.
Parem com essa bubage!!!
Antes de ser prefeito, eu tinha falado uma única vez com José Antônio Castro, por intermédio de Aldo Serrão (PPS) que tentava me convencer a ser candidata a vereadora - naquela época, uns três anos atrás eu era menina.










Na ocasião, José Antônio Castro, atual prefeito e então vereador, eu disse que não.
Não.
Disse ele.
Venha para o nosso lado.
Não há mais vagas (para vereadores)
Lá só vai ter mais uma vaga.
Acho que ele se referia a vaga de Andréa Baia, que tinha sido caçada por eles.
Venha que você terá vantagens e inclusive vantagens pessoais.
Lembro bem.










Depois disso, falei com ele por acaso em Belém em Café Chique lá pelos lados da Doca.
Poucas palavras.
Quase como na música de Chico.
Ele lembrou que o pai dele tinha morrido.
[...]









Algumas pessoas da velha política realmente não gostam de mim.
Mas por conta do balanço dos meus cabelos.
Me aceitam, por questões meramente politicas.
Quem quer do lado uma Matinta Cabeluda assobiando noite e dia por transparência e legalidade nos gastos?
Quando tivemos um governo que discutiu os gastos com povo?
Quando tivemos um governo que preocupou-se verdadeiramente em traçar um projeto de desenvolvimento que ao menos tente criar possibilidades para os que nada têm?
E muito menos ainda que fortaleça os setor produtivo (agricultura e agroextrativismo) e o comércio da cidade?
Wilde Colares? Amadeu Braga? Rosiel Costa?
Nenhum.







Muitos já disseram em cochichos que eu "me acho" acima do bem e do mal.
E que isso dificulta "negociações".










Mas os amigos dizem, e eu assino eu baixo.
Que em mim há um desprendimento pouco observado em outras lideranças populares.
Ao lado desse desprendimento, muita coragem e preparo.
Isso assusta a velha política.
Assusta a política do conchavo.
A essa é que assusta mesmo.











Eu não estou acima do bem e do mal.
Sim, já roubei doce de criancinha.
Mas no campo da política mocajubense, ou você mantém-se com a independência de consciência ou tudo está perdido.








Ou troca os favores do poder pelo sonhos coletivos.
Ou fica com os sonhos coletivos e segue firme em direção a uma proposta nova.
No campo da construção de uma cidade realmente melhor, você tem duas opções ou fica na defesa do correto ou faz mais do mesmo, reproduz o que outros já fizeram.









Todas as lideranças populares de Mocajuba, como já tratei aqui, foram atraídas pelo poder e depois perderam a confiança das camadas populares que as elegeram.
A aproximação com poder tem suas conveniências.
Atrai gente querendo dividir os privilégios,
Mas, a depender da forma de aliança, significa apenas ficar com pequenas possibilidades de ação a favor dos que mais precisam.










Os prefeitos são mestres em ceder pequenos espaços e calar lideranças.
Assim como são mestres EM ALIJAR TOTALMENTE, TAIS LIDERANÇAS DO COMANDO DO PODER. NÃO DIRIA NEM DA CONDUÇÃO DOS PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DA CIDADE, PORQUE ISSO A CIDADE NUNCA TEVE.









Assim foi com Amadeu Braga e Edno
Assim foi na sequência de Wilde Colares e o PT, ele ajudou a aprofundar diferenças internas e prejudicou a emergência de um projeto em torno de um nome só.
Wilde Colares com Albertino Martins, Prof. Albertino ficou do lado de Wilde Colares e desgastou-se com seus pares.






Nesse vuco-vuco, ainda colocou para escanteio Aldo Serrão, que elegeu-se pensando que seria o homem forte do governo. E viu Wilde Colares organizar um jogo de disputas entre seus seguidores que "bandalhou" com o PPS.
Isso mesmo.
Até hoje o PPS luta para promover a reorganização interna.
Wilde Colares foi para o PMDB e voltou a nicho das oligarquias.










Orá vá.
Não tenho a experiência das demais lideranças mais velhas do que eu.
Mas sei ouvir.
E quero aprender com os erros que os outros cometeram para não cometê-los.
Sei perguntar, sei ouvir, e também juntar as peças.
Eu aprendi a aprender.










Eu nunca tive nenhuma relação pessoal ou política com José Antônio Castro.
Quando assumiu o poder, por força de uma liminar, ele fez como todos fazem, chamam suas pessoas mais próximas para o comando do governo.
Seguiu a mesma fórmula de Rosiel Costa: chamou a irmã, uns amigos da capital, pessoas sobre as quais têm influência como a filha de um de seus sócios e fiéis escudeiros.
Chamou sua amiga Fátima Braga pra assumir a Assistência Social, que declinou da idéia - e assim por diante.








Eu continuo a mesma.
Sou Carmen Américo.
Para muitos, Carmelita.
Filha da dona Alzira Américo e do Seu Zé lá da Pranchinha.








Eu sou como a maioria.
Não tenho vínculos com o poder.
Poderia tê-los se aceitasse trocar o sonho de construção de uma sociedade melhor para todos em Mocajuba por privilégios pessoais.
Ofertas não faltaram.









E não pensem que o prefeito José Antônio Castro (PSD) concedeu  muito espaço para os vereadores que causaram a saída de Rosiel Costa, sob iniciativa do Daniel Cunha, como ele mesmo me informou.






Nada disso.
Isso tudo foi um retroblex (rs) da política.





Certo dia, encontrei Jorge Marques, o vereador Jorge do Janito, furioso.
Não tinha gostado da forma como o prefeito referiu-se a sua emergência ao poder.
José Antônio Castro disse que o cargo de prefeito teria sido dado a ele por Deus.
[Ele disse isso a mim também]
Para os presentes foi visto inicialmente como: aqui quem manda sou eu.








Contudo, a pressão dos outros vereadores ligados a Rosiel Costa aumentou.
Logo, o prefeito foi cedendo espaço para os vereadores de oposição (oposição a Rosiel Costa) e garantindo a governabilidade.
O que há?
Com o quê vocês se assustam?
Não era assim no governo de Rosiel Costa?
Os vereadores da situação tinham privilégios, como indicação de cargos e etc tal.






A grande questão é se isso afeta ou não a capacidade de manter o papel de fiscalização dos vereadores que antes eram de oposição e hoje são governistas.
Mas isso depende de cada vereador.
No caso dos atuais vereadores da situação Jorge Marques, Nil Vasconcelos e Daniel Cunha - eles asseguram que estão atentos ao governo e alertas. Mas já temos também "Carlão", Socorro Dutra e Estélio Guimarães atuando na base do novo governo.








E nós esperando que sim.
Que não ocorra como no governo de Rosiel Costa que os governistas, inclusive o atual prefeito, fechavam os olhos as atrocidades do prefeito em troca das conveniências do poder.







Mas ainda precisamos de ações concretas de transparência da gestão.
E neste grupo de vereadores, há três lideranças com três grupos próprios e diferentes.
E os três são pré-candidatos a prefeito.
Ora todos nós podemos apresentar nossos nomes.
Daí vocês imaginem que as coisas não são simples.







Pois bem.
Eu fui até o prefeito  solicitar uma entrevista para o blog e saber sobre os mecanismos para garantir a transparência e a participação popular.
Ele foi super simpático.
E garantiu tanto acesso a informação quanto a crianção de mecanismos para ouvir o povo.






Maaaaaaaaas, não tivemos nem a entrevista, nem acesso a prestação de contas, muitos menos o planejamento do seminário para trazer o povo para participar do governo.









Na ocasião ele me chamou para compor o partido dele e etc tal.
E me deu um monte de santinho de um deputado.
Uns 100 eu acho.
Alguém de nome Ferrari, eu acho.








Depois ponho o santinho aqui para vocês.







Então para mim seria fácil.
Não?
Ficar quietinha.
Boazinha.
Não cobrar mais nada.
E fazer parte do grupo que manda na cidade e quem sabe até tirar sarro dos que ainda seguem Rosiel Costa.







Mas essa não sou eu.
Esse, não é o meu propósito.









Também não estou contra o governo.
Por que isso é estar contra a cidade.
Eu nunca fui contra o governo de Rosiel Costa.
Era sou radicalmente contra AS ATROCIDADES QUE ELE COMETEU NA GESTÃO DA CIDADE.
SOU CONTRA AS MALDADES QUE ELE FEZ COM O POVO.
José Antônio Castro (PSD) está em inicio de um governo.
E talvez dependa de nós os rumos que esse governo vai tomar.












Ele para mim como pessoa, é apenas mais um mocajubano.
Com a diferença de que ele e dona Gil Costa me odeiam.
Então fico esperta;








Eu acredito que as lideranças populares não podem relacionar-se com os prefeitos com o pires na mão.
Trocando favores por subserviência.
Trocando benefícios imediatos pelo comprometimento de toda uma sociedade.











José Antônio Castro fez isso.
Ele mesmo disse-me que a posição dele no antigo governo de Rosiel Costa era de blindar o governo.
Ele era vereador e fechou os olhos para as atrocidades que o prefeito afastado fazia.
Foi preciso Daniel Cunha brigar com prefeito afastado sob acusação de formar uma organização criminosa para roubar o município, e eleger vereador para que as denúncias sobre a fraude viessem a tona.












"Bunito para a cara do nosso atual prefeito!!!
Agora tem que sair tentando concertar as merdas (ops, desculpem) que o prefeito que ele apoiava fez.
E vamos lembrar.
Estamos em um governo sob uma liminar.
Estamos em um governo acusado de compra de votos e que por isso gera sempre uma instabilidade e insegurança no Planejamento.








E lembremos...
As pessoas podem ser as mesmas.
Mas a práticas poderiam ser alteradas.
A cidade merece.
DimerMiranda



A cidade ressente-se do saída de parte das atividades do PROJETO DE BIOCOMBUSTÍVEIS DA CIDADE. Em grande medida devido o caráter mercenário de Rosiel Costa e sua total incompetência para a gestão pública.





O comércio, que concentra maior parte do dinamismo econômico da cidade - está morno.
Na agricultura e no agroextrativismo o que está sendo feito?
E qual é o problema se o próprio PREFEITO JOSÉ ANTONIO CASTRO disse a mim que ELE NÃO TEM PROBLEMAS COM RECURSOS FINANCEIROS NA CIDADE?
O que é verdadeiro, basta ver o volume de recursos repassados pelo governo federal para a cidade.
A Tia Dilma Roussef (PT), presidenta até tenta, dinheiro o governo federal petista manda.
E não é pouco.





Um comentário:

Anônimo disse...

bela postagem. Parabéns

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar