quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Parabéns Amiga, [A bonita do Mingau da Feira de Mocajuba]



A dona do melhor Mingau de Mocajuba
reprodução





                                                                        ***
Minha Amiga da Feira
Há quantos anos tomo mingau na barraca dela?
Não sei mais.
Mas lembro que ainda era no Mercado Antigo.
As lembranças são confusas para mim.
Sempre gostei de mingau.
[Até montei um barraca na frente casa]







***
Antes eu ia apenas tomar o mingau.
Timidamente.
Não tomava apenas na barraca dela.
Mas ela cativou-me e ganhou a freguesa.





***
E durante anos acompanho sua trajetória,
Sua história de luta.
Gosto de gente assim, 
do trabalho
da batalha
do valor a vida
E vendo sua filhona linda vestida em trajes de formatura
Percebo o quão é vitoriosa sua batalha diária.








***

Lembro dela e lembro de um episódio em que meu "padrinho" Amadeu viu-me  tomando mingau na feira.
[Na realidade, acho que falei com ele no telefone enquanto tomava mingau]
Mas lembro bem o que ele disse
Sabe como é...
Filho de pobre, não é visto pelos donos do poder ou pretendentes a donos do poder.







***
Pois bem,
Ele disse, 
Olha, estás fazendo política, estás atéééé tomando mingau na feira.
E eu respondi-lhe: 
- Não, não!!
Tomo mingau há uns 20 anos aqui [Sacanagem, fiquei véia]







***
É que naquele momento, ele estava a me ver; virei blogueira dizque. 
E também, por afinidades acadêmicas, amiga de Maria José Sanches, muito " chegada" dele.
Antes, claro, filha de Dona Alzira "da Boca Estrada".
Eu era invisível
Como a maioria de nossa gente igual a mim ainda é.
***









Então, ele passou a saber de mim.
Não sabia, que do povo, não preciso me aproximar para fazer média.
Eu sou do povo.
E continuo tomando mingau.
E tanto minha amiga quanto "seu pessoal" sabe que tipo e mistura tomo.







***
Meu irmão Maurício Américo, também tinha esse hábito,
No dia de sua morte [ainda inexplicada, mas sob investigação] mandou buscar mingau.
Por muitos anos ele manteve também esse hábito.
Quando ele não ia tomar o mingau, mandava buscar. 
Na mesma barraca.
Da mesma moça.
Seu amigo também.
Pelo mesmo motivo: não só o mingau. 
Mas a simpatia.






***
Ou seja,
Essa moça é uma querida.
Faz parte de mim.
Faz parte da minha história de vida e comilança.




***
Parabéns "bunita"
Tudo de bom para ti.
E que o Mercado seja melhor cuidado pelo atual prefeito e que esse negócio e tradição prosperem.








Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar