domingo, 10 de novembro de 2013

Execução de irmãos em Mocajuba (PA)

reprodução
Lêndea & Piolho


Dois irmãos, conhecidos como "Lêndea" ("lenja") e Piolho, foram encontrados mortos a golpes de "terçado" na entrada da Estrada do Guariba - saindo do ramal Xipucú. Em um período recente essas execuções foram comuns.
Voltaram ?
Ou trata-se de caso isolado?
Percebe-se, no detalhe da foto, uma corda que amarra as mãos de um deles...






As mortes ainda estão envoltas em mistério.
Contudo, não vamos deixar de lembrar que nossa cidade carrega uma mazela gravíssima que é causa maior de todos os seus males.
As causas reais e estruturais.
Não adianta tentar explicações que obscurecem a realidade e as causas dos males sociais da cidade.





Isso é se idiotizar e cair na esparrela que os donos do poder querem.
A juventude de Mocajuba (PA) é a principal vítima de uma história de comando da cidade que orienta-se por uma visão patrimonialista e voltada única e exclusivamente para si mesma - dando migalhas a população como forma de garantir sua manutenção no poder e sua legitimação.





Uma cidade que não oferece oportunidades a seus jovens e orienta-se pela lógica do enriquecimento dos agentes públicos não pode esperar outro destino para sua juventude.



Cada centavo público gasto e não explicado é mais um chance de um jovem partir para o desespero. É mais um pai e mãe de família jogado a própria sorte para cuidar de seus filhos.


11 comentários:

Anônimo disse...

Deixa um desses entrar na tua casa que eu queroo ver se tu ainda vai defender bandido. Um cara desse entra na tua casa ele não quer saber de papo furado não. Te rouba, te estupra e depois te mata.

Anônimo disse...

A MANEIRA COMO ELES FORAM AMARRADOS, NÃO DANDO POSSIBILIDADE DE REAÇÃO PARA CORRER OU REAÇÃO DE DEFESA, AMARRANDO BRAÇO DIREITO COM BRAÇO DIREITO, INDICA QUE SE TRATA DE PROFISSIONAIS QUE ENTENDEM DE SISTEMA DE SEGURANÇA. POLÍCIA OU OPERADORES DE SEGURANÇA EM AÇÃO USAM ESSA FORMA DE ALGEMAR QUANDO EXISTEM POUCAS ALGEMAS

Carmen Américo disse...

Caro Anônimo (a)
Quando a violência apontar para mim, como já apontou, falando bem ou mal de "bandido" - serei vitimada.


A despeito disso, prefiro pensar os problemas em suas causas amplas do que aclamar a barbárie.


As escolhas pessoais e a direção que toma uma pessoa na condução de sua vida é sempre polêmica - mas é fato e consenso que sociedades com amplo processo de empobrecimento e marginalização são atingidas de de forma mais incisiva.
Eu posso considerar-me um exemplo de que pobreza não é fatalidade para a "bandidagem". Que sou produto desse sistema excludente que é nossa cidade e nossa cidade. Mas é válido lembrar que tem muito bandido entre os que tem posses, educação e oportunidades e é de conhecimento estão operando livremente a margem da legalidade roubando não um, dois, três, quatro, trinta pessoas que seja - estão roubando cidades inteiras. Uns roubam e rezam em seguida, quase como os que matam e choram em cima.

Entendo que essa questão não seja superficial.


E entendo que um certo senso comum diga que "bandido bom é bandido morto" - mas na sequência quando esse mesmo bandido enfrentar um cidadão violento que acha que pode defender a violência contra violência - dirá simplesmente "PERDEU PLAYBOY".



Eu prefiro problematizar as causas estruturais da violência - que já são bem conhecidas, dentre elas está, SIM, E INDISCUTIVELMENTE UMA CERTA FORMA DE CONDUZIR AS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS DE FORMA A BENEFICIAR, SIM, UNS POUCOS. SOBRE ISSO NÃO EXISTE POLÊMICA.

Anônimo disse...

Pelo jeito,o que se vê é que tem gente tentando limar a criminalidade do município do jeito mais fácil...Ferindo regras e não respeitando o que diz os direitos humanos....Alguem deveria denunciar isso....Tirar bandido de circulação é bom,mas não precisa ser desse jeito...

Robison Menezes disse...

É amigos:cidade limpa é o tema, mas nesta limpeza, fica um mar de lagrimas e angustias de mães e pais que sofrem suas perdas, ou seus roubos: porque estas vitimas são tiradas de suas famílias sem a consciência que são seres humanos e de forma tão violenta que ate os mais cruéis carrascos se sentem mal. A pergunta é :QUEM FAZ ISSO NÃO SENTE NADA AO SE DEITAR?, NÃO PENSA NAS POBRES MÃES QUE CHORAM LAGRIMAS DE DOR NESTE MOMENTO? Eu sinto muito.

Anônimo disse...

anônimo das 13:07 a nobre blogueira fala da falta de oportunidades que muitos jovens como ele sofrem.pois vem em forma de repasses ao município mas não são aplicados ou quando são é mal aplicado.nunca chega a quem é destinado.simplesmente pessoas como eles não recebem os benefícios.pois os mesmo são usados em outras coisas que eu e você sabemos onde estão sendo usados.enriquecimento ilícito de poderosos do município.hoje foi eles amanhã pode ser um teu filho ou parente.enquanto houver essa má aplicação de dinheiro publico jovens como eles vão está morrendo
parabéns carmem suas palavras são sempre um tapa na cara desses mal feitores engravatados e seus puxa sacos

Anônimo disse...

o anonimo - 10 de novembro de 2013 22:01 disse que é coisa de profissional! para mim vc não passa de um playboyzinho de nada que quer se aparecer escrevendo bonito e querendo achar culpados para esse favor que fizeram a sociedade Mocajubense que se ferre os direitos humanos, porque ele serve apenas para proteger bandidos ou vc já esqueceu do caso do garotinho que foi arrastado pelos vagabundos em um carro pegaram uns diazinho de cana e já estão soltos? ou vc já esqueceu dos policiais mortos em serviço que estavam ali para proteger sua bunda branca e gorda/ vc já esqueceu que esse lendia participou do assassinato de um mototaxi deixando sua familia seu ninguem para cuidar! para mim vc não passa de um babaca que come as custas do governo! que se ferre vc tambem e adote um desses delinquentes e leve para sua casa quem sabe assim o motoqueiro fantasma vá buscar ele e te leve junto!!!!!!!!!!!!

Carmen Américo disse...

Leia de Barros:


O blog exclui a maioria absoluta dos comentários anônimos, quase sempre pela forma com se expressão ou por atacarem alguém. Nesse processo de exclusão culminamos excluindo o seu. Mas resgatei o conteúdo para fazer justiça aos comentários assinados.

Segue:

Vale apena comentar!só mais 2 os nossos governantes não criam vergonha na cara para mudar as leis desse país, fazer o que só lamentar, e vamos aprender a (votar).

motoqueiro fantasma disse...

a maioria das pessoas comentan que foi um horror que foi uma crueldade, bem...nobre blogueira peço que poste meu comentário, um anônimo diz que foi coisa de profissional pelo modo operantis que foram amarrados , quero lhe dizer uma coisa vc quer culpar autoridades da segurança pública e não tem coragem de falar abertamente vou lhe dizer que as operaçoes estao por toda a internet e ensinam como fazer qualquer tipo de coisa! ou vc nunca viu um assalto a banco arquitetado com uma inteligencia incrivel que nao dá chance das autoridades reagirem por conta do alto risco de ferirem reféns ou leva-los até a morte! entao esses dois delinquentes que é assim q devem ser chamados tinham uma extensa ficha criminal e até homicidos nas suas fichas eles tinha e agora que morreram ,que por sinal foi um favor que fizeram, lamentam a morte deles como se fossem dois inocentes mortos! é por isso que mocajuba está atolada na violencia por causa da sociedade hipócrita que tem!

luciane rocha disse...

matar é uma coisa. torturar é outra .quem matou não quis fazer justiça isso ta mais do que claro!

luciane rocha disse...

matar é uma coisa. torturar é outra .quem matou não quis fazer justiça isso ta mais do que claro!

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar