terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia dos Professores e Professoras - Entrevista com a professora Judith Carvalho



Neste dia dos professores e professoras, representando a categoria o blog fez uma micro-entrevista com a professora Judith Carvalho.




Professora Judith

Perfil.
Sou Maria Judith C. Carvalho, filha de Suzana Carvalho, tenho duas filhas, moro em Mocajuba Pará, no bairro da Fazenda e sou PROFESSORA.


Blog
Há quanto tempo exerce o magistério? E como escolheu a profissão?


Professora Judith
Estou atuando a mais ou menos 14 anos. Escolhi essa profissão porque sempre me identifiquei com crianças, então achei que poderia me identificar com a profissão, graças a Deus estava certa.

Blog
Fale sobre mocajuba nesse período...


Professora Judith
Bem, nessa época, não tínhamos muitas opções, Mocajuba tinha dois cursos que se não estou enganada era educação geral e Magistério. Então, a maioria de nós optou por magistério, que nos dava acesso mais rápido a uma profissão, no caso a de professor! A maioria dos estudantes tinha como objetivo formar- se para ser educador, com exceção daqueles que tinham recurso financeiro que depois de cursar o ensino fundamental aqui sempre se mudavam para a capital para estudar um curso que fosse "melhor" almejando ser bem remunerado ou fazer o curso que desejava.

....
Blog: Conte-nos uma passagem marcante na profissão, ou duas...


Professora Judith
Uma coisa que foi muito marcante na minha profissão foi poder trabalhar em uma escola pública, à um ano atrás. Sempre trabalhei em escola particular, a realidade é bem diferente. Então quando fui trabalhar na escola pública encontrei outra realidade: crianças muito humildes. Percebi o quanto minha profissão era importante pra vida daquelas crianças e como somos alheios a determinada situações, aceitando o pouquinho que nos é oferecido para trabalhar quando poderíamos ter muito mais estrutura.

...

Blog: como avalias hoje a relação entre os professores e o poder público na cidade ? Entre o poder público e a educação em sentido amplo?





Professora Judith
Bom, como o Gestor mesmo falou em uma de nossas reuniões, “não morremos de amores um pelo outro”, mas nós, digo o SINTEPP, está sempre buscando o diálogo, pois sabemos que a melhorias da qualidade do ensino não depende só de nós professores, mas de uma série de situações da qual o poder público deveria ser a peça principal.

.

Blog: Hoje há alguma negociação em curso da categoria? O que há na mesa de debates entre o poder público e a categoria? E na mesa interna da categoria quais as reivindicações em pauta, para o poder público e para a sociedade?


Professora Judith
Sim, conseguimos negociar o salário de 2008. Contudo, não foi mérito do gestor. Mas uma conquista nossa, onde quase todos já receberam, estamos na lutando para resolver a questão das gratificações de graduação e pós de alguns professores, também pela implementação da hora atividade, que já é contemplada pelo PCCR, pela melhoria da merenda escolar, transporte escolar, sobre as questões pedagógicas, melhorias nas estruturas das escolas e implantação total do PCCR etc.

Blog: *PCCR é...

Professora Judith
PLANO DE CARREIRA CARGOS E REMUNERÃO


Blog: sua esperança quanto à educação e a valorização dos mestres em Mocajuba (PA) ou seu desejo.


Professora Judith

A qualidade da educação passa pela valorização do professor, priorizando-se sua formação inicial e continuada e também pelo estabelecimento de planos de carreira e salários dignos. Com o objetivo de se garantir que os professores se apropriem de novas bases curriculares e das tecnologias digitais, é importante a realização de um pacto educacional para o estabelecimento de parcerias com todos os segmentos sociais e especialmente com as universidades públicas e privadas para que o redirecionamento da formação dos professores responda aos novos desafios da sociedade.



[...]
Sabemos que qualidade da educação também passa pela valorização do professor, priorizando-se sua formação inicial e continuada e também pelo estabelecimento de planos de carreira e salários dignos. Com isso almejo que seja garantido que os professores se apropriem de novas bases curriculares e das tecnologias digitais, também espero que se estabeleça parcerias com todos os segmentos sociais, pois acredito que para termos um futuro promissor é imprescindível uma educação de qualidade, formadora de cidadãos comprometidos com uma vida social e preparados para os desafios de uma sociedade cada vez mais demandante de informação e conhecimento.



 *****


O respeito do blog a todos os nossos mestres e mestras mocajubenses.


Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar