segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Segunda-Feira, Eu continuo míope e o Afonso Júnior, "mundiando as meninas" com suas macumbas.


Bom Dia !! E mais uma vez é segunda-feira.
E quem organizou o tempo e criou calendários, sabia.
Sabia que a alma precisa de rotinas.
É hora de começar de novo, mais uma vez, e quem sabe , de forma totalmente nova.






***
Queria começar tentando corrigir um erro grave que venho cometendo,  involuntariamente, ao ignorar as pessoas na rua. Quem me conhece sabe que sou incapaz de fazer isso. A depender de mim, ando parecendo uma miss:  fazendo tchau e jogando beijo. E ainda abraço, daqueles abraços que você se joga em cima da pessoa. Converso. Faço  um plano de dominação do mundo...
***





***
É verdade.
Eu sou míope.
Muita gente (mas do que se possa imaginar) reclama veementemente que eu não responda as chamadas na rua.
Dessas coisas que  não só apenas um perfil com atenção difusa como meu pode ajudar a explicar.
Uso óculos há anos. Além de míope, há o vício de enxergar com as lentes. 
São quase 4 graus de miopia. Acredito que depois de 3 metros nenhum rosto é identificável para mim.
***


***
Gritar não adianta. Por timidez (acreditem) se ouvir algo parecido com meu nome, não vou olhar.  Ora, e se não for comigo?
***






***
A troca de meus óculos tornou-se uma saga, e agora quase uma novela, já que resolvi buscá-los no sul do país. Tenho um amigo que possui óticas no sul e que me mandou modelos.
Bem, até agora não tinha conseguido, ao menos, escolher o modelo.
Imaginem a dificuldade à distancia e todos os acontecimentos.
E essa vida corrida e tudo mais.





Poxa, perdão !!!
















Eu não percebo as pessoas porque  sou míope, é verdade. Mas Afonso Júnior é Dj-Macumbeiro porque é "namorista".

Anselmo, Eu, Afonso Júnior



Ontem quando meu amigo Afonso Júnior – o Dj Macumbeiro interceptou-me à frente do Bar Calçadinha Pop. Mandou o mototáxi ir embora para cobrar minha negligência e desatenção. Quase que apanho. Anselmo Maia ainda tentou defender já que ele sabe disso. Amigo de longa data.



Ao final Afonso Júnior entendeu. Mas já tinha me xingado um tanto.
Ainda lá, Rigo, meu amigo do Bairro Novo, filhão lindo, de meu parceiro Nelson Meireles, cobrava que tinha fica como um “João Bobo” gritando meu nome em uma das ruas da cidade.






É verdade. 
Sou míope.
Se não falo ou não faço qualquer sinal – é por não enxergar mesmo. Em Belém (PA) isso não faz tanta muito diferença. A questão é ler e ficar o dia inteiro com dor de cabeça. Contudo, em Mocajuba (PA) onde as relações são mais intensas e pautadas no contato direto, faz.









Perdão!!
Vou me corrigir em pelo menos duas semanas.
Não trata apenas de comprar os óculos, a pessoa tem certa fobia a luz solar (por isso meu cabelo está sempre muito próximo do meu rosto) – e aquelas lentes cheias “dos trick trick” demoram para confeccionar.
Jr, meu lindo, meu amigo querido, você sabe que mora no meu coração.


***

|Todavia, vou aproveitar para contar para vocês uma das facetas de  Afonso Júnior - o  DJ - Macumbeiro.


Esse sacana enganou-me sobre a origem desse nome.
Contudo, como "mentira tem perna curta"....

Eu sempre quis saber de onde derivava o nome que escolheu para atuar como Dj.
Há quatro anos, Afonso Júnior passou a comandar as carrapetas e é sucesso na cidade. 
Eu certa vez, inclusive, achei que era por conta do instrumento de percussão que se chama “macumba” – quase um flauta. É algo que produz som.
Então fazia sentido.
Perguntei para esse laquito, “de marca maior” se era essa a origem e ele confirmou. 
Bem, deu uma resposta vaga que parecia um sim.







Todavia, eis que fontes muito confiáveis informaram a verdadeira origem do nome escolhido por ele.
Acreditem é porque o rapaz "faz  verdadeiro feitiço com meninas".
Ele sempre foi "namorista". De modo que membros da família dele certa vez questionaram que, não sendo ele o mais bonito dos meninos, o mais endinheirado, não sendo filho dos donos do poder, ainda assim estava sempre com as mais belas moças. Então perguntavam a ele se ele sabia fazer macumba e qual era a macumba que ele fazia. Então muitos o apelidavam de macumbeiro.
Quando ele resolveu atuar como Dj - escolheu o nome  – e continua assim. Sempre.






Pois é.
Afonso Júnior, é Macumbeiro, porque é labioso. 
Altamente labioso. 
Charmoso. 
Carrega consigo o encanto do sorriso fácil e do cérebro ágil para construir os argumentos que nenhuma "zinha" – uma vez “mundiada”, escapa.  








Eu lembro bem quando me aproximei dele há uns seis anos atrás em um festa na Vila de Santana. Eu estava dançando com meu irmão Maurício Américo, em uma de suas fugidas para a vida. Se eu fechar os olhos consigo sentir a mão de Maurício em minha cintura e o sorriso aberto me olhando nos olhos. Ele quase me exibia aos presentes. Ele tinha um orgulho especial das irmãs, para ele sempre fomos lindas. (Ele sempre me dizia, “boooa” – uma espécie de gostosa).  
Ele quase nunca podia dançar comigo. Mas as vezes, meio as escondidas saímos por ai... 
Ele gostava de dançar e rodar muito. 
Eu sorria com medo de cair. Lembro da roupa desse dia. Era essa blusa/vestido (clica aqui) colorido e esvoaçante.
Lembro do colorido da minha blusa e do braço dele apertando-me para não deixar sair voando pelo “terreiro”. 
Não era salão.
Era terreiro.
Se lembro bem, fomos com “o Cica” – e encontramos Alquindar Barbosa e a família por lá. Relacionávamos-nos de forma especial e mesmo com as dificuldades que ele tinha para dar atenção a família – sempre havia uma forma de fuga. Um jeito de escapar para o amor afetuoso que nos une eternamente.






***
Pois bem. 
Desculpem a longa pausa. 
Faz-me bem.
***







***
Onde é que o Júnior Macumbeiro entra nessa história ? Eu dançava.
E Júnior olhava.  
Quando parei de dançar com meu irmão já era hora de irmos. Passei pelo Afonso Júnior e ele disse algo como:
 - Você já vai?Agora que eu ia te chamar para dançar... 
***



***
Não sei não.
Mas acho ele estava “me mundiando”.
Jogando feitiço em cima de mim.
Ainda bem que Maurício saiu arrastando-me em direção a ponte.
Mas desde então somos amigos. 
Daqueles amigos que não precisam se bajular e muito menos concordar um com o outro.
***



E assim segue esta pessoa.
Jogando feitiço em forma de charme.
Labioso. 
Sempre bem acompanhado.
Feiticeiro.
Macumbeiro.
Dj-Macumbeiro.


Achei fantástica a descoberta!! ...




Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar