terça-feira, 10 de setembro de 2013

Mocajuba: vereadores Jorge do Janito e Nil Vasconcelos com mandatos ainda ameaçados por denúncias de improbidade administrativa

Na última sexta-feira, 06/09/2013, a blogueira que vos fala esteve na Câmara Municipal para assistir aos trabalhos dos vereadores de Mocajuba (PARA).



Destaco três itens da sessão, aliás, quatro.
1. Que a plenária estava cheia. Muito bom ver que há participação da população nos atos do legislativo mocajubense.



2.Término das Investigações contra "Jorge do Janito" e a leitura do relator da comissão de investigação

O vereador "Jorge do Janito" (PSD), por muito pouco, não livrou-se do famigerado processo de casação que é movido contra ele dentro da Câmara Municipal por de falta de decoro e improbidade administrativa devido ao fato de  receber ao mesmo tempo parcelas do seguro-defeso (auxílio ao pescador) e o salário de vereador.



Porque ele ainda não está livre disso?
Ha!! Minha Gente!!


É um vuco-vuco grande visto que seu partido possui uma grande bancada - da qual apenas ele é oposição. E ao que nos consta ele denunciou dentro do PSD que era vítima de perseguição por seus colegas.  O fez junto a um deputado que esteve na cidade e que por sua vez reclamou firmemente da falta de companheirismo dos colegas do vereador. (Botouquente!!!).




Ih!! Foi um péga-pra-capar!!
Afinal, como um partido pode crescer com tantas disputas internas e até, supostamente, "tiro amigo".

Mas não só. Existem inconsistências jurídicas no processo. Ele devolveu os recursos deixando o julgamento sem objeto.... E ainda, o relator, o vereador Estélio Guimarães (PSDB) apresentou  parecer não favorável à cassação por razões jurídicas. Havia problemas na condução deixando brechas para que o vereador pudesse derrubar todo o processo.






Bem gente, para não estender demais...
Ao final, JorgedoJanito (PSD) ficaria livre do processo de cassação  com arquivamento pelo presidente da casa, Ednilton Braga. Contudo, isso não impediria que a qualquer tempo, os vereadores retomassem a questão contra ele e reabrissem o processo. Ou seja, desse modo, JorgedoJanito (PSD) ficaria vulnerável aos humores da Câmara Municipal de Mocajuba e as conveniências do poder executivo, certamente.




Diante disso, o vereador Estélio Guimarães sugeriu que o arquivamento fosse votado pelos vereadores eliminando a questão DEFINITIVAMENTE. Mas Ednilton Braga (PSD) resolveu consultar a assessoria jurídica – deixando a pauta para a próxima sexta-feita.




3.Denúncia contra o vereador Nil Vasconcelos

Foi encaminhada uma denúncia de improbidade e pedido de cassação do mandato do vereador Nil Vasconcelos, por acumular cargos e vencimentos de AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS NO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO (TCE) e de VEREADOR. A COMISSÃO PROCESSANTE, formada por vereadores exclusivamente da situação tem 90 dias para apurar o caso e encaminhar parecer a casa. Então, como frisou o vereador, ele possui assegurado 90 dias de mandato – além disso, depende da comissão e de seus pares.


4. HINO DE MOCAJUBA

4. O hino de Mocajuba (PARA) ainda não possui é “regularizado”, nem junto ao órgãos ligados aos direitos autorais, muito menos junto a Câmara. Por solicitação do músico “Tatuí” a questão foi encampada pelos vereadores e deverá, finalmente, passar pelos trâmites legais, impedindo que ocorram casos como os de plágio – já registrado em Breu Branco (PARÁ) segundo informaram os presentes.
Fiquei pasta com a notícia.




Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar