quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Mocajuba: Câmara Municipal de Mocajuba, segue sendo esvaziada pelos vereadores da situação... Enquanto a cidade é destruída e saqueada pelo governo acusado de abrigar o maior esquema de fraudes em licitações já encontrado pelo Ministério Público

A postagem está incompleta... 
Será revisada e acrescida de outros elementos  a tarde...


1ª Sessão da Câmara Municipal de Mocajuba no Segundo Semestre
Cadê os vereadores  da situação?



Vereador Daniel Cunha (PSD) ao lado das cadeiras vazias de seus pares
Primeira Sessão da Câmara Municipal de Mocajuba (PA)
Esvaziamento pela situação mostra o desrespeito com o povo e com o cargo


Desde que o Movimento Mocajuba é Nossa ocupou a Câmara Municipal de Mocajuba (PA) no final de junho questiono-me sobre o entendimento, da grande maioria, dos vereadores  de Mocajuba a cerca do que é relevante para o município. Uma vez que estivemos lá pedindo que julgassem o afastamento do prefeito até o término das investigações da Operação Mocajuba. Mas como a sessão já havia sido encerrada, alegaram que no recesso não seria possível tratar desse tema até o retorno dos trabalhos da casa em Agosto. 






Pois bem. 
Na ocasião o vereador Nil Vasconcelos (PSDC) argumentou que era possível fazer uma sessão desde houvesse relevância do tema. Contudo, como é uma questão de voto, e não era a hora de endurecer o movimento, os demais: Socorro Dutra (PMDB), Salomão Sacramento (PPS), Eder Baia (PSD), Ednilton Braga (PSD) e Jáder Cunha (PSD) fizeram aquela famosa cara de paisagem e julgando assim irrelevante esse tema. (MAISOLHE LÁHEIN!!).




E tudo ficou para Agosto...
Quando deveremos protocolar um pedido de realização de uma audiência pública para julgar e tratar as questões relevantes para o município.



A gosto de quem?


Nos dias 02/08/2013 e 09/08/2013 deveria haver sessões novamente. Na primeira, a "situação" esvaziou. Apenas Socorro Dutra, dos defensores fiéis do governo Rosiel Costa apareceu, e ainda perguntara aos presentes:
- Vamos abrir a sessão?







Vereadora, se não é para abrir a sessão da Câmara Municipal para o qual a senhora foi eleita, por que ir até lá? 
Ou melhor para que exercer o mandato?
Não há nenhum suplente que seja mais afeito ao cargo? 
Descanse. 






O vereador Eder Baia passou correndo por lá também. Vereador? Afinal, o senhor estava doente, talvez um problema familiar...?
Seja como for, cabia uma justificativa?
Ou era apenas para esvaziar a casa?

O fato é que isso  já virou rotina, um grande desrespeito com o povo que foi assistir a seção. 
Tem vereador que vai a seção e sai as presas sem qualquer explicação deixando sem coro para deliberação. 







Pensaram que estaríamos lá né?
Pois é.
Vocês não vão. 
Nós também não.







Estiveram na primeira sessão: os vereadores de oposição: Daniel Cunha, Nil Vasconcelos, Jorge do Janito e, a Vereadora Socorro Dutra (PMDB). 
Aos demais foram aplicadas  faltas. Em conversa do blog com o vereador Jorge do Janito, ele lembrara que faltou apenas uma vez, por motivo médico, apenas. Assim como orgulha-se de ser "vereador do povo" e viver com o povo na cidade - diferenciando-se daqueles que ausentam-se completamente, inclusive das sessões. 





Meus lindos e lindas...
Passou uma semana até a nova sessão.
Dia 09/08/2013, lá estava novamente a Casa Legislativa, esvaziada pelos defensores do governo Rosiel Costa (PR).
Aos que não imaginam, afinal, o que fazem os vereadores, há questões importantes e pendentes a serem tratadas na Casa. Por exemplo, a votação de questões Orçamentárias, centrais na gestão do município.











Lembrando que há questões que reclamam a presença dos vereadores na Câmara, como pode se notar pelos requerimentos pedentes, por exemplo.










Do vereador Jorge do Janito
Solicita recuperação do Ramal Nova Aliança que vai do Brasil até a Vila Elim e entrada do Ramal Nova Vida.

Daniel Cunha
Solicita que seja colocada cerca de isolamento nas Creches do Bairro Novo e Pranchinha.


Salomão Sacramento
Solicita reforma urgente da Guarda Municipal.

Nil Vasconcelos
Solicita envio urgente da prestação de contas do Legislativo Municipal exercício: 2009, 2010, 2011 e 2012 e do 1º quadrimestre de 2013.

Solicita envio da prestação de contas do Executivo Municipal exercício: 2009, 2010, 2011 e 2012 e do 1º quadrimestre de 2013.

Esses dois últimos estão desde da seção passada.

- Solicita urgente, a relação dos servidores desta Casa com suas devidas Funções e remunerações.
- Solicita urgente, Folha Mecanizada da Relação dos servidores do Executivo Municipal com suas devidas Funções e Remunerações.
- Solicita urgente, os Processos Licitatórios e Contratos desta Casa para prestação de serviços, de Assessoria Contábil e Jurídica.



Eder Melo
Solicita implantação de Câmaras filmadoras em locais estratégico da Cidade.

Importa notar que Eder Baia Melo e Salomão Sacramento colocaram requerimento e não apareceram na seção pra defender.



E ainda, teria que ser votado o parecer prévio da comissão processante do caso do vereador  Jorge do Janito  que já se encontra pronto pra votação (OBS. O blog havia informado que já havia sido arquivado pois recebeu essa informação do vereador. Mas de fato não foi. Ainda será julgado.





Quanto a prestação de contas, é algo muito desrespeitoso com a população visto que a prestação contas deveriam ficar 60 dias disponíveis para qualquer cidadão e cidadã consultar. Mas não-sei-porquecargasd´água isso é tratado como um SEGREDO DE ESTADO. A GENTE VAI PRECISAR PARAR A CIDADE PARA CONSEGUIR QUE VOCÊS PRESTEM CONTAS ?






Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar