terça-feira, 30 de julho de 2013

Mocajuba: E julho se vai...



A economia da cidade agradece o retorno de seus filhos e filhas.
A cidade não consegue manter a população que segue para outros lugares em busca de novas oportunidades de inserção.
Mas em julho, há uma revoada de mocajubenses que espalham-se por todas as comunidades, cantos, recantos, sítios, "centros" do município. 
Incrível.





Pertencimento à cidade.
Afetividade.
Um sopro que garante fôlego aos comerciantes.
E, como o comércio é maior forma de geração de renda da cidade...
Todos os segmentos percebem o impacto.



A maior concentração de pessoas por conta das férias escolares  alia-se a dinâmica  da colheita do produto mais valorizado da produção agrícola de terra-firme: a pimenta-do-reino.




Colheira de Pimenta do Reino e seus apetrechos: o bisaco, o cavalo...
Mocajuba (Pa)
Foto: Rocco


Meus vizinhos trazem pequenas quantidades e espalham à frente das casas em plásticos pretos
Quando a chuva arruma-se ao longe, ouço os gritos: 
tira meu dinheeeeeeeeeeeeiro da chuva.


E a "Naza" diz: "Carmelita, é o dinheiro para eu ir para festa." 


[...]
Uma graça.
Eu, estudiosa da cidade e de seus habitantes, guardo tudo como em um filme.
É sempre mais um retalho...



A pimenta-do-reino ainda é uma estratégia interessante de geração de renda para muitos, grandes, pequenos e médios e aquece a economia por estes tempos.
Contudo, a forma de gestão das propriedades, a dependência do mercado com a venda a atravessadores compromete o processo. 





Como diz meu amigo Nelson Meirelhes : a pimenta-do-reino, antes, era coisa de poucos e em grandes quantidades. Hoje, a pimenta-do-reino é coisa de todos, em poucas quantidades. Não é mais coisa de rico.




A meu ver, a grande diferença, em relação a outras possibilidades, (i.e. dendê) é o acúmulo de saber sobre todo o processo, o aprendizado, neste meio século de implantação da cultura. 
Com certeza algo, que qualquer Projeto Político precisa pensar seriamente.
A esperança é que tenhamos pela primeira tenhamos um Projeto Político que pense a cidade como um todo.


Bem.
Vida longa a pimenta-do-reino.

Nenhum comentário:

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar