sexta-feira, 17 de maio de 2013

Mocajuba - Brasil: Dia Mundial da Sociedade da Informação

reprodução
Hoje deveríamos estar debatendo a questão da Inclusão Social em Mocajuba, já que é  este o principal objetivo do dia: chamar a atenção de todo o mundo para as mudanças da sociedade proporcionada pela Internet e pelas novas tecnologias. 





É um dia para debater e construir formas de  redução da exclusão digital. Tivemos oportunidade de fazer isso no governo passado e não fizemos - porquê de fato aquilo que visa beneficiar verdadeiramente a população nunca foi prioridade no atual governo. 





Mas ainda há chance a prefeitura de Mocajuba - afinal de contas a prefeitura não é sinônimo de prefeito. O governo municipal possui muita gente boa e competente. 
Mesmo que muitas vezes constrangida pelo direcionamento privatista da gestão.
É possível construir caminhos para além dos vícios.



Vejamos que, por conta desse debate  está aberto um edital para desenvolvimento de projetos de inclusão social. Que é muito distante de assistencialismo - especialidade de alguns. 
Talvez a cidade não tenha estrutura para construir um projeto que se enquadre no edital em tela, visto que precisa além da questão física/técnica também de articulação com a universidade. 



Contudo, na ausência de infocentros na cidade e espaços que possibilitem o encaminhamento de tais projetos é preciso fortalecer esse debate sempre e vislumbrar que existem muitas possibilidades de construção do novo e do melhor - basta ter compromisso.







***************************************************

Edital Navega Saberes oferece bolsas para utilização em infocentros



Financiar, por meio de bolsas, programas e projetos de extensão que contribuam para a cidadania digital é o objetivo do Edital Navega Saberes/Infocentros, lançado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (Proex/UFPA). As inscrições estão abertas até o dia 2 de junho para docentes e técnico-administrativos da UFPA, cujos projetos, uma vez selecionados, utilizarão recursos e ferramentas dos infocentros do Programa Navegapará nas unidades acadêmicas da Universidade.
Com um investimento de R$ 400 mil, o edital busca estimular o uso de infocentros, como os do Navegapará, para a realização de atividades acadêmicas interdisciplinares, a fim de democratizar o conhecimento e o desenvolvimento de atividades sociais, tanto educacionais quanto culturais.
Os projetos inscritos devem envolver a participação de alunos para desenvolver treinamentos, cursos de pequena duração, performances e palestras dentro das 33 áreas especificadas no edital, entre as quais as de “Alfabetização, Leitura e Escrita”, “Fármacos e Medicamentos” e “Patrimônio Cultural, Histórico e Natural”.

Para participarem da seleção, os coordenadores dos projetos devem possuir, no mínimo, o título de mestre, ter produção científica e tecnológica relevante nos últimos cinco anos e apresentar experiência em programas de extensão universitária.
A inscrição das propostas deve ser feita de forma on line, por meio do Sistema de Gerenciamento de Ações de Extensão (Sisae), com atas de aprovação da subunidade acadêmica ou ad referendum, homologadas pela Unidade.
Serviço: Edital Navega Saberes/Infocentros. Inscrição até 2 de junho, por meio do Sistema de Gerenciamento de Ações de Extensão. Mais informações: (91) 3201-7260 ou pelo e-mail proex.dpp@gmail.com. O edital completo está no link: http://proex.ufpa.br/DIRETORIO/EDITAIS/DPP/DPP2013/EDITAL_N_11_20
                                   ****************************************
Com a palavra a Secretaria de Educação de Mocajuba e os diretores de Escola da cidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

é tudo muito bonito no papel mas na pratica nada funciona o governo federal gasta uma dinheirama com computadores e ficam todos amontoados nas escolas e quando funciona a mulecada só quer saber de paginas socias e baixar pornografia e musica

Anônimo disse...

conccordo basta ir nas escolas e ver que a coisa não é bem assim como querem as autoridades,além de que a empresa que fornece o computador só ela pode fazer a montagem e nunca vem tem escola em mocajuba que até hoje não tem laboratorio porque a empresa que ganhou a licitação não manda tecnicos para montar,uma pena e um baita disperdicio de dinheiro

"Veja bem, meu amigo, a consciência é um orgão vital e não um acessório, como as amígdalas e as adenóides."(Martin Amis)

Leitores do Amazônidas por ai...


localizar